Muito estável — como era tradição da marca e característica muito apreciada pelos franceses —, o 104 tinha suspensão independente nas quatro rodas, com molas helicoidais e sistema McPherson na frente. Os pneus usavam a medida 135-13 e os freios eram muito eficientes, com discos dianteiros. Em sua faixa de preço concorria com modelos de projeto recente na época, como Fiat 127, Renault 5, Autobianchi A112 e o japonês Datsun Chery 1000. |
Pacato na aparência, o 104 ZS andava bem com o motor de 1,1 litro e 66 cv, mais tarde substituído pelo de 1,4 litro e 80 cv |
Em
1973 era lançada a versão de duas portas. Ainda menor, tinha 3,36 m
de comprimento. Dois anos depois, os acabamentos GL e GR contavam
com um motor de 1.124 cm³ e 50 cv. Ambas tinham interior mais
refinado, assim como painel bem-equipado. Em 1976 recebia uma modificação bem-vinda: passava a dispor de ampla
porta traseira com o vidro integrado. O
volume do porta-malas era bom, ajudado pelo fato de que o estepe
estava alojado junto ao motor, mas o acesso à bagagem na versão
antiga não agradava, o que justificou a mudança. Na opção mais
esportiva, a ZS, o mesmo motor desenvolvia 66 cv. |
O vão de acesso à bagagem
melhorou com o vidro integrado à tampa traseira; o Talbot Samba
Seus concorrentes eram o Renault 5 TS, o Fiat 127 Sport e o
Ford Fiesta SuperSport. O
painel vinha com conta-giros, velocímetro graduado até 200 km/h,
voltímetro e termômetro de óleo. Como parte do pacote esportivo
vinham volante de três raios e bancos especiais com encosto de
cabeça. Uma versão destinada às pistas, a 104 ZS Rallye com 100 cv,
foi lançada no Salão de Genebra. Tinha carroceria em plástico
reforçado com fibra-de-vidro, pára-lamas alargados e defletores. Fez
sucesso colocando muito carro famoso para trás e teve bela
participação nos Grupos 2 e 4 da Federação Internacional do
Automóvel (FIA), nos ralis de Monte Carlo e Mil Lagos. |
Proposta interessante de Pininfarina: o Peugette, um targa com portas iguais e capô e tampa traseira intercambiáveis |
Em
1979 chegava a versão mais interessante para os amantes dos
"foguetes de bolso": a 104 ZS2, limitada a 1.000 exemplares. Pesava
770 kg e seu motor de 1,4 litro, ajustado para 93 cv, levava-o a 175
km/h e de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos. |
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