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Comparativo Completo

Os motores da Meriva (no alto) e da Idea têm a mesma origem e levam boa vantagem em baixa rotação; o do Fit, embaixo, recorre a moderna tecnologia e obtém potência próxima, embora com menor torque

Os 105 cv do Honda não fazem feio diante dos 114 cv (com álcool) ou 112 (gasolina) das oponentes, mas potência é só parte da história: há o torque máximo, que nele é bem menor e atingido a rotações bem mais altas. São 14,2 m.kgf a 4.800 rpm, ante 18,5 m.kgf a 2.800 rpm da Fiat e 17,7 m.kgf a 2.800 rpm da Chevrolet (com álcool nos dois casos). Por outro lado, o Fit pesa 180 kg menos que a Idea e 230 kg menos que a Meriva. É como se as minivans rodassem sempre com quatro a cinco pessoas, e o Honda, só com o motorista.

A variação de válvulas é percebida no comportamento do Fit: pacato até cerca de 4.500 rpm, ele então ganha ímpeto e até encorpa seu ruído, em uma rápida progressão até o limite de 6.800 rpm (500 acima do início da faixa vermelha no conta-giros), com poucas vibrações. É bem o oposto das concorrentes, cujo motor entrega torque em baixas rotações, mas gera uma aspereza que não convida a usar as altas. Justiça seja feita, porém: a Meriva até o modelo 2005 era um tanto pior nesse aspecto.

A simulação de desempenho (veja os resultados) apontou relativo equilíbrio. O Fit teve a maior velocidade máxima, e a Idea, tempos melhores em retomada e na maior parte das acelerações, mas com diferenças sempre pequenas. Já em consumo o Honda leva vantagem perceptível. Um ponto que precisa ser revisto pelos três fabricantes é a capacidade do tanque, sobretudo nas minivans, que podem rodar com álcool.

O câmbio do Honda tem engates muito leves e precisos, dos melhores entre os carros nacionais, e marcha à ré fácil de usar. O das minivans é satisfatório, mas na Meriva há o problema da alavanca muito baixa. A Idea, mesmo tendo perdido aqui a montagem no painel, não incomoda nesse ponto. Vale notar que a Fiat usa um anel-trava redundante para a ré (há trava interna no câmbio que impede o engate involuntário), enquanto a GM a coloca em posição que requer o anel, pois está no mesmo canal da primeira. Continua

Comentário técnico
> O motor 1,5-litro do Fit, da mesma família do 1,35 das versões LX e LXL, deixa de trazer a dupla ignição i-DSI, com duas velas por cilindro de disparo seqüencial, mas ganha o comando variável i-VTEC, que atua apenas no tempo de abertura das válvulas de admissão (não abrange as de escapamento, como no VTEC mais refinado de outros motores da marca). Até médias rotações, uma válvula de admissão abre-se por completo e a outra levanta-se pouco, só para dar vazão à mistura ar-combustível que ficaria acumulada no duto.

A segunda válvula passa a se abrir totalmente em alta rotação, para maior enchimento dos cilindros. A variação ocorre por meio de um pino de atuação hidráulica, comandado pela central eletrônica, que atua sobre os ressaltos do comando. Embora com quatro válvulas por cilindro, o motor possui só um comando, para menor custo. E o acionamento de válvulas é feito por alavanca roletada.

> A Honda encurtou terceira, quarta e quinta marchas do câmbio manual do Fit EX, e alongou
o diferencial em relação às demais versões. O resultado é uma quinta 4% mais curta.

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No motor da General Motors, usado em Idea e Meriva, a linha 2006 trouxe modificações internas para maior eficiência: coletor de admissão em plástico no lugar de alumínio (mais leve e com melhor fluxo de gases), cabeçote e comando de válvulas com novo desenho, tuchos mais leves, hastes de válvulas com menor diâmetro e molas menores e seu acionamento por alavanca roletada. A linha Chevrolet também ganhou acelerador eletrônico, que a Fiat já usava em seus modelos com esse motor. O virabrequim recebeu mais quatro contrapesos, passando a oito, com o objetivo de diminuir vibrações, e o coletor de escapamento passou a ser tubular.

> Uma receita em comum nos três é a suspensão: McPherson à frente e eixo de torção atrás, com molas helicoidais. São sistemas simples e de bons resultados, por isso muito comuns na produção nacional. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

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