A suspensão explicada

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Entenda como funciona cada tipo, suas vantagens,
desvantagens e as principais aplicações no Brasil

Texto: Bob Sharp e Fabrício Samahá - Ilustrações: divulgação

Eixo rígido, de torção, braço arrastado, semi-arrastado, suspensão McPherson, multibraço: por mais que o leitor do BCWS esteja familiarizado a esses termos, não são todos os que compreendem claramente como é e como funciona cada um desses tipos de suspensão. Foi para esclarecer isso que esta explanação foi preparada.

A função mais óbvia da suspensão é evitar que as irregularidades do piso sejam transmitidas para o veículo, numa primeira fase, e para os ocupantes numa segunda, providência tomada antes mesmo de o automóvel existir. Mas há outra tarefa não menos importante: conservar as rodas em posição favorável nas curvas e em contato com o solo diante de toda espécie de oscilação causada por irregularidade, por menor que seja.

São essas duas finalidades que justificam todo o desenvolvimento ocorrido na suspensão, desde que o homem começou a substituir os cavalos por motores e os veículos passaram a andar bem mas rápido.

A suspensão tem esse nome porque nas carruagens a cavalo mais luxuosas a carroceria ficava literalmente suspensa entre os eixos. Era a maneira de conseguir o máximo conforto. Não ficava portanto sobre os eixos, como nas carroças de carga e nos automóveis. Toda suspensão possui elementos de ligação e elementos elásticos, nesse caso as molas.

Elas funcionam no princípio de deformação elástica dos materiais, isto é: quando submetidas a uma força se deformam e, cessada a força, retornam ao tamanho inicial. Nisso diferem da deformação plástica, em que o material não volta às dimensões originais.

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No Polo (no alto) e na Zafira, os conceitos mais comuns no Brasil: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira

Existe uma variedade enorme de sistemas que reúnem os elementos de ligação. Estes elementos têm a finalidade de ligar cada uma das rodas a um ponto da estrutura — comumente chamado de chassi, mesmo que ele faça corpo único com a carroceria. Chassi é um dado virtual, portanto, e assim será chamado nesse texto, ainda que um exemplo citado de carro, ou a maioria deles, tenha carroceria monobloco. Continua

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Data de publicação: 10/5/04

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