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Linha 2000 vem aí

Ainda não disponível no Brasil, o Legacy reestilizado foi lançado em março no Japão e Estados Unidos. Os faróis ficaram mais altos, tendência atual, e o vidro traseiro da perua ganhou forma de "V" na parte inferior. As lanternas deixam de envolver toda a largura da traseira. Painel de instrumentos e rodas são novos. O motor 2,5 de comando de válvulas simples passou a 165 cv, mais que o anterior de duplo comando, além de oferecer mais torque em baixa rotação; a suspensão traseira agora é multibraço. Quem quiser aguardar até fevereiro, mês previsto para o lançamento, pode preparar o bolso: as unidades '98 em estoque estão com desconto substancial sobre a tabela, de US$ 46.944.

Comentário técnico
A Outback incorpora boa parte das soluções pouco comuns adotadas pela Subaru:

· Motor boxer - traz os cilindros horizontalmente opostos, como num "V" de 180 graus. Além do funcionamento suave e baixo centro de gravidade, permite expor melhor os componentes agregados, facilitando a manutenção.

· Tração integral - incorpora divisão eletrônica de torque entre os eixos, de modo a manter com mais força as rodas que tiverem maior tração. A operação é feita pelo próprio câmbio automático, se assim equipado, ou por um diferencial central de acoplamento viscoso, se o câmbio for manual. O diferencial traseiro é de escorregamento limitado.

· Hill Holder - sistema adotado na embreagem dos modelos de câmbio manual que impede o retorno do veículo em subidas, uma vez acionados embreagem e freio. Não se precisa, dessa forma, recorrer ao freio de estacionamento ou dosar o freio de serviço para a saída: basta soltar a embreagem e acelerar, como no plano.

· Portas, capô, pára-lamas dianteiros e tampa do porta-malas em aço zincado, mais resistente à corrosão.

Suavidade de funcionamento é um dos destaques do boxer, configuração de cilindros igual à do Fusca e Porsche 911/Boxster
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros horizontais opostos; comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 99,5 x 79 mm. Cilindrada: 2.457 cm3. Taxa de compressão: 9,7:1. Potência máxima: 150 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 22,6 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração integral.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,2 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, braços transversais duplos, com estabilizador.

RODAS - 6,5 x 15 pol.; pneus, 205/70 R 15 H.

DIMENSÕES - comprimento, 4,72 m; largura, 1,715 m; altura, 1,555 m; entre-eixos, 2,63 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 488 a 1.710 l; peso, 1.425 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 201,5 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
CONSUMO - em cidade, 10,2 km/l; em estrada, 13,5 km/l.
Fora-de-estrada
Ângulo de entrada, 20°; de saída, 19°; de rampa, 18°; altura livre do solo, 200 mm.
Dados da ficha técnica, desempenho e consumo fornecidos pelo importador.
Garantia e assistência
Garantia, 5 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 20; informações de fábrica, 0800-55-7555.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 1998; pneus, Bridgestone Dueler H/T; quilometragem inicial, 4.600 km.

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