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O interior foi revisto, com acabamento em prata acetinado no console, manoplas da alavanca seletora de câmbio e freio de estacionamento, difusores de ar e raios do volante de direção, tudo de bom gosto e conferindo-lhe atmosfera interior do nosso tempo. O sistema de áudio foi aprimorado pela inclusão de disqueteira para seis CDs no conjunto integrado ao painel. Deixa de existir a unidade para 10 discos no porta-malas de 475 litros (igual a antes), menos conveniente no uso e que roubava espaço.

Ainda não foi desta vez que a localização da alavanca do freio de estacionamento foi corrigida. Continua dedicada ao banco do passageiro dianteiro (onde estaria o motorista no projeto original, com a direção no lado direito), apesar de a Holden ter informado que melhorou a atuação da alavanca. Consegue-se usá-la sem problema, mas é estranha. É o caso também do interruptor do rádio à direita, mais à disposição do passageiro do que do motorista. Alguém precisa dizer aos australianos que o mundo globalizou geral...

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Bob Sharp dirige o novo Omega na pista de testes da GM, em Indaiatuba, SP:
bom desempenho e comportamento dinâmico notável, apesar da maior altura do solo

Estranha-se a ausência de teto solar num carro desse nível. No começo a GM do Brasil alegou, com razão, que o equipamento era aplicado fora da linha de produção pela divisão HSV, Holden Special Vehicles, e que sua qualidade era insatisfatória. Agora o teto solar, que é de vidro como os demais da GM, é instalado na linha normal, mas continua a não ser trazido. Motivo: 90% dos Omegas CD são blindados, segundo a GM.

Inexplicável é ainda não dispor de luz traseira de neblina, apesar de equipado com faróis auxiliares para esse fim. Será que na Austrália nevoeiro só existe na frente do veículo? Outra falta é o acionamento de uma varrida para o limpador de pára-brisa, que até o Celta tem. Em compensação, o carro traz agora os úteis sensores de distância traseira que avisam sobre a proximidade de qualquer coisa atrás do veículo ao dar ré -- inclusive uma criança.

Suspensão recalibrada   O Omega CD foi apresentado à imprensa no campo de provas da GM do Brasil, em Indaiatuba, SP. Embora sempre seja preferível primeiras impressões nas ruas e estradas, pela variedade de situações encontradas, foi possível avaliar o comportamento do veículo com as modificações introduzidas.

No interior, novos recursos como porta-copos escamoteáveis e sistema de áudio com
disqueteira no painel; a alavanca do freio de estacionamento continua à direita do console

Entre elas, a altura de rodagem 10 mm maior, destinada a melhorar a desenvoltura em nosso tradicional piso de lombadas & valetas. Mas a distância mínima do solo informada é de 150 mm, 38 mm mais que antes. De qualquer maneira a diferença é importante e pode ser notada visualmente.

Os amortecedores foram recalibrados para maior controle das oscilações e as buchas da suspensão dianteira ganharam em dureza, para maior precisão da direção. Esta, com assistência variável, também passou por recalibração, resultando em sensação de maior firmeza com volante a centro. Os resultados foram bons e, mesmo mais alto, o veículo mostra um comportamento seguro e previsível.

No asfalto bem ondulado (de propósito) de uma pista do campo de provas, percebe-se o bom trabalho da suspensão independente na frente e atrás. Em momento algum o veículo demonstra querer fugir do controle, mesmo se atirado para uma curva. Pode ser dirigido com extremo vigor apesar dos 1.637 kg de peso (3 kg menos que antes). Até com o controle de tração desligado o chassi absorve bem o excesso de potência e não produzem-se saídas de traseira, ficando o controle mais para piso molhado. O comportamento é praticamente neutro, com leve saída de frente próximo do limite.
Continua

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