Best Cars Web Site

Nova traseira marca
o Marea 2002

Clique para ampliar a imagem

Sedã ganha polêmica reestilização, mas melhora conteúdo
de série. E o Brava tem novo motor com mais torque

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Que uma reestilização traseira faria bem ao Marea, não havia dúvida. O sedã médio da Fiat, que chegou ao Brasil em abril de 1998 com o intuito de concorrer com o elegante -- e então bem jovem -- Vectra, nunca emplacou bem como o modelo da GM, em grande parte por não cativar o comprador brasileiro com seu estilo discreto, apesar da frente agressiva e de personalidade.

Três anos depois, a Fiat apresenta, já como modelo 2002, o resultado de um trabalho que pode erguer o Marea no mercado: uma traseira mais ousada, com lanternas de forma cônica e um perfil mais retilíneo, com aparência de maior largura. A tampa do porta-malas tem recorte em "V", como no novo Siena, e um vinco dá continuidade à moldura superior da placa, agora cromada também na versão SX. A meta de acrescentar imponência e caráter fica bem evidente.

Clique para ampliar a imagem Na frente do Marea, apenas o novo emblema redondo da Fiat. A traseira é que traz uma reestilização brasileira, de resultado discutível, mas que pode acertar com compradores de gosto mais sóbrio

Clique nas imagens para obter uma versão ampliada

Agradou? Em nossa opinião, não muito -- mas o leitor pode fazer seu julgamento pelas fotos e, a partir do início de junho, pelo carro nas concessionárias. O novo formato poderia se harmonizar melhor com as linhas arredondadas do restante, vidro traseiro inclusive, e as lanternas são algo estranhas. A inspiração desse desenho brasileiro vem da Itália -- o Lancia Lybra, modelo correspondente ao Marea nessa divisão de luxo da Fiat --, mas é possível lembrar-se do Ford Mondeo e de alguns modelos coreanos.

A perua Weekend mantém o estilo conhecido, pois ao contrário do sedã sempre agradou à maioria. De resto é o mesmo carro, exceto pela substituição do emblema de cinco barras inclinadas, na grade, pelo redondo que a Fiat lançou em 2000 no Palio. Mas há algumas novidades internas: bancos redesenhados para ganho em espaço para pernas no banco traseiro (lembre-se, o Marea é um carro médio-pequeno que aqui tenta concorrer com médio-grandes) e um conjunto de itens de conveniência.

Novos bancos ampliam o espaço para pernas. Painel ganhou alarme para velocidade

Os controles elétricos dos vidros ganharam função um-toque, sensor antiesmagamento e sistema de alívio da pressão interna (as janelas baixam alguns centímetros para facilitar o fechamento das portas, como no Astra, Zafira e no antigo Tempra). Há um alarme programável, que avisa quando a velocidade determinada pelo motorista for excedida, e o temporizador de faróis já adotado no Palio, com ajuste entre 30 segundos e 5 minutos.

As portas se travam ao atingir 30 km/h, destravando-se ao retirar a chave da ignição ou em um acidente. A chave é nova e traz um controle remoto separado para travamento e alarme, com a novidade de um localizador (aciona sirene e lanternas por alguns segundos) e de travar novamente as portas caso não tenham sido abertas. A combinação de cores azul, vermelha e cinza é que atenta contra o bom gosto. Todos esses itens são opcionais no pacote Comfort do Brava.

Fortemente inspirada no Lancia Lybra italiano, a nova traseira é a tentativa da Fiat de erguer as vendas do sedã. Mas há novos itens de série sem aumento de preço
Clique para ampliar a imagem

Alguns equipamentos antes opcionais agora vêm de série: bolsa inflável do passageiro (versão HLX), controles elétricos dos vidros traseiros e dos retrovisores (ELX), banco do motorista com ajuste de altura (SX e ELX) e iluminação no porta-malas (todas as versões da Weekend). E os alto-falantes ficaram mais potentes.

Os motores de 1,75 e 2,45 litros e toda a mecânica permanecem os mesmos. Neste setor, a novidade será a opção de câmbio automático em setembro, item desejado por muitos e existente em outros médios, como Civic e Corolla.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados