A extravagância britânica

O vidro traseiro inclinado "ao contrário" era o aspecto mais
peculiar do Anglia, o Ford inglês que precedeu ao Escort

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

A poderosa americana Ford fundou sua filial na Inglaterra, em Dagenham, em 1931 para a montagem do famoso Modelo T. O objetivo era distribuí-lo na Europa. Também nesse ano era fundada, em Colônia, na Alemanha, outra filial da empresa. Passados alguns anos, ambas começaram a fabricar automóveis mais adequados ao mercado europeu, de porte pequeno.

Um Anglia de 1940: pouco depois da montagem do Modelo T, a Ford começou a produzir na Inglaterra modelos mais adequados às condições européias

Na década de 1950, a Ford inglesa produzia uma linha de automóveis bem completa, composta por Anglia, Prefect e os pequenos furgões Thames. Não demorou muito e o modelo Anglia passou a se chamar Popular. Usava um motor pouco potente, que já estava em produção havia cerca de 30 anos. Em 1959 era lançado um novo Anglia. Seu estilo ganhava 10 no quesito originalidade. Não havia absolutamente nada parecido.

O carrinho tinha 3,9 metros de comprimento e duas portas. Visto de lado, o que mais se estranhava era a coluna traseira com inclinação inversa do normal: fazia um ângulo obtuso com a linha do porta-malas, que tinha discretas aletas ("rabos de peixe"). O vidro traseiro acompanhava a inclinação. O mesmo exotismo era visto do outro lado do Atlântico, no Lincoln Continental Mk V. Sua grade dianteira, abaixo dos faróis circulares, tinha nas extremidades as luzes de direção. Mais parecia a arcada de um peixe pronto para atacar. Ou um largo sorriso.

Em 1959 surgia uma nova geração do pequeno carro, com o estranho vidro traseiro inclinado ao inverso do usual. O anúncio diz "um carro de verdade pelo seu dinheiro"

Seu motor dianteiro longitudinal, de quatro cilindros em linha e refrigerado a água, tinha 997 cm³ e potência de 37,5 cv a 4.800 rpm. Com comando no bloco e um carburador Solex em posição invertida, sua velocidade máxima era de 120 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 28 segundos. Em tempos difíceis dos pós-guerra, agradou, pois este modelo que substituía o Prefect, de estilo bem mais convencional, fazia até 17 km/l. O tanque de combustível para 32 litros rendia bastante. Continua

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Data de publicação: 27/7/04

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