Outra reformulação em 1978 deixava o El Camino mais atraente, sobretudo na versão Super Sport das fotos (ao lado e abaixo); o motor V8 de 5,0 litros era uma opção frequente

O Royal Knight de 1983, com capô decorado, mostra os quatro faróis; embaixo o SS Choo-Choo, que usava a frente inclinada do Monte Carlo

Até o modelo 1987 das fotos, o último da linha, pouco mais foi alterado

Em 1974 a Pontiac, outro braço da GM, criava uma proposta de variante do El Camino com uma frente típica da marca emprestada pelo Trans Am, além de rodas esportivas batizadas de Rally II. Por dentro o carro recebia novo painel e bancos reclináveis com ajuste lombar. Se o conceito jamais se tornou uma versão Pontiac, ao menos o conjunto estético esteve disponível nas concessionárias GMC para o Sprint. Um ano depois, o V8 Turbo Jet de bloco grande saía de linha e o catalisador chegava ao escapamento de todos os modelos, para conter a poluição, minando ainda mais a potência.

O aumento de peso por conta de reforços na estrutura, como barras de proteção nas portas, também servia para dilapidar o desempenho. Além de dois faróis retangulares de cada lado que destoavam de seu estilo, o carro não recebeu grandes modificações até mudar novamente em 1978. A nova geração, agora baseada no Chevrolet Malibu, encarnava o estilo de traços retos que vigoraria na década seguinte. Um pouco maior no comprimento, o El Camino recebia um farol retangular de cada lado com discretas luzes de direção na lateral. A grade era discreta, quadriculada, e o pronunciado para-choque — necessário para suportar impactos leves sem se deformar, exigência federal desde 1974 — vinha cromado.

O capô era longo, o para-brisa inclinado e as laterais bastante limpas, com discretos aros cromados nas caixas de roda. Após a porta do motorista havia um discreto vigia. A caçamba tinha linhas suaves e podia receber ganchos laterais para amarração da carga. Na traseira as lanternas horizontais vinham em posição baixa, logo depois da porta da caçamba. Já o interior era básico, mas bem-acabado, com painel de formas retilíneas e um módulo voltado ao motorista. Vinha nas versões básica, Super Sport e Conquista. A GM oferecia confortos como ar-condicionado, vidros e travas elétricos, retrovisores em forma cônica e rádio AM ou AM/FM da Delco com toca-fitas, entre outros opcionais.

Testado pela revista Car and Driver naquele mesmo ano, o El Camino surpreendeu. Foi elogiado pela facilidade de uso e pela estabilidade em relação a picapes maiores. "Ele é tão bom como automóvel que, depois de deixar espantado o motorista de um [Nissan] Z numa arrancada, você nunca mais pensará nele de novo como um transportador de fertilizantes nas tardes de sábado. O redesenho e a redução de tamanho que vieram a toda a linha de carroceria A (intermediária) da GM este ano também beneficiaram o El Camino, talvez em grau ainda mais que nos carros de passeio", explicava a publicação.

Até o fim da produção, o El Camino teve poucas modificações estéticas. As mais notáveis foram a adoção de dois faróis retangulares de cada lado, em 1983, seguida por uma frente mais inclinada para o SS dois anos mais tarde. Era oferecido em quatro pacotes de acabamento: básico, Royal Knight, Conquista e Super Sport. Pensando nos amantes de potência e estilo diferenciado, a Chevrolet lançava a versão especial Choo-Choo do SS. O estranho nome fazia referência a uma empresa de personalização que realizava trabalhos em Chevrolets. Este trazia a frente do Monte Carlo SS e o pacote mecânico L69 com motor V8 350 de 182 cv. Contudo, a escolha mais popular recaía sobre o bloco pequeno 350 que entregava entre 152 e 167 cv. Outras opções foram os V6 de 3,8 (um da Chevrolet e outro de origem Buick) e 4,3 litros. Em 1985 a produção foi transferida para o México.

O fim da estrada chegou para o El Camino em 1987. O sucesso do picape médio S10, lançado três anos antes, já não justificava a manutenção do "sedã picape" na linha Chevrolet. O fim discreto não combina com o sucesso do carro frente aos admiradores. Ainda hoje é possível ver El Caminos sendo usados no dia-a-dia, não raro com motores bem mais potentes que os originais e estilo personalizado. Os modelos dos anos 60 são os mais valorizados. No esporte, a equipe Bubba Drift possui o único picape da competição de drift, um El Camino 1986. Uma boa homenagem pra quem frequentava os mundos do trabalho e do lazer com a mesma desenvoltura.

Para ler
Chevrolet El Camino: Photo History - Including GMC Sprint & Caballero - por Monty Montgomery, editora Iconografix. Em 120 páginas em inglês, explora o impacto do El Camino no mercado de veículos comerciais dos Estados Unidos durante toda a produção do modelo. O livro traz fotografias e ilustrações dos estilos de carroceria, motores e interior do El Camino e de seus primos Sprint e Caballero.

Chevrolet El Camino, 1959-82 Photofacts - por Donald Wood, editora Motorbooks.
Com 80 páginas, mostra pelas imagens o caminho percorrido pelo El Camino de 1959 até 1982. Opções de acabamento, especificações técnicas, mudanças de estilo, preços originais: tudo foi pensado para quem gosta do modelo, seja proprietário, restaurador ou entusiasta.

El Camino by Chevrolet -
por Mike Mueller, editora Iconografix. Outro livro que mostra a carreira do El Camino, seu estilo revolucionário e tudo aquilo que representou ao segmento e à própria GM. São 112 páginas e mais de 125 fotos que esmiúçam os modelos, seus motores e muito mais.
Ficha técnica
_ El Camino 1959 El Camino 1966 El Camino 1985
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 104,8 x 82,5 mm 103,9 x 95,5 mm 95 x 88,4 mm
Cilindrada 5.697 cm3 6.478 cm3 5.013 cm3
Taxa de compressão 9,5:1 10,25:1 9,5:1
Potência máxima 352 cv a 4.400 rpm 365 cv a 5.200 rpm 152 cv a 4.000 rpm
Torque máximo 49 m.kgf a 2.800 rpm 58 m.kgf a 3.600 rpm 33 m.kgf a 2.000 rpm
Método de medição bruto líquido
Alimentação 3 carburadores
de corpo duplo
carburador de
corpo quádruplo
carburador
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 ou 4 automático, 3
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 8,00-14 7,35-14 205/75 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 5,30 m ND 5,12 m
Entreeixos 3,02 m ND 2,97 m
Peso ND 1.470 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 209 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,0 s ND
ND = não disponível

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