CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO
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por Iran Cartaxo
Gol turbo anda pouco: pode ser falta
de ajuste da injeção
Possuo
um Gol CL 1.8 gasolina 1998, com rodas aro 16 e pneus 205/45.
Instalei um kit turbo Larus com turbina Garret a 0,5 kg/cm2
e foi feito o remapeamento do chip da injeção. Com exceção
do escapamento, velas e óleo do motor, tudo foi mantido
original. Porém, o aumento na performance não me
agradou. O ponto de ignição está regulado em 9 graus.
1) Que modificações adicionais seriam necessarias para
um aumento na performance sem muitos gastos, utilizando
aquilo que já tenho? 2) Poderia aumentar a pressão
apenas regulando a válvula de alívio? Até que pressão
poderia ser sem mexer em mais nada? 3) Alongar o câmbio
seria uma boa opção? 4) Qualquer outro ajuste que eu não
saiba seria útil, pois a oficina diz que está bom!
Cleiton da Costa Holanda
cch@uol.com.br
São Paulo, SP
Considerando as características de comportamento obtidas
por seu carro preparado, e levando em conta a pressão
utilizada e o conjunto de rodas e pneus instalado, o
desempenho aquém do esperado só pode ser explicado por
dois possíveis motivos: ou a embreagem está desgastada
e patinando, ou a regulagem da injeção não foi feita
empregando técnica adequada. Como você, Cleiton, já
afirma ter retornado à preparadora buscando solucionar o
problema, acreditamos que o sistema de embreagem esteja
bom, pois este problema é fácil de diagnosticar e
solucionar e a preparadora não se recusaria a fazê-lo.
Já a regulagem da injeção é outro caso.
A preparadora citada (aqui omitida por questões éticas)
é conhecida por instalar turbo usando aumento de pressão
de injeção de combustível como técnica de reajuste da
injeção às novas condições de funcionamento impostas
pelo turbo. Essa técnica é condenável e vem sendo
abandonada pelos preparadores. Os motivos são muitos e vão
desde funcionamento irregular, passando por redução da
vida útil dos componentes da injeção, até o pior
deles -- o risco de incêndio causado por um vazamento de
combustível da linha excessivamente pressurizada.
As curvas de
potência (as mais altas) e de torque estimadas
para o Gol 1,8 Mi original (em azul); com turbo a
0,5 kg/cm2 e intercooler (em verde) e com turbo a
0,7 kg/cm2 e intercooler (em vermelho)
Veja as curvas
ampliadas
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A preparadora evoluiu muito com essa técnica e consegue
instalar turbos com 0,5 e até 0,6 kg/cm², mas isso não
elimina os problemas citados. Considerando o histórico
de filosofia de instalação da preparadora, acreditamos
não ter sido efetuado remapeamento em seu carro, e se
este foi feito, não foi corretamente aplicado. O que
mais nos leva a crer nisso foi a afirmação de que o
ponto de ignição (provavelmente o inicial) está
regulado em 9 graus, ponto original utilizado neste motor,
indicando que nenhuma mudança foi feita.
Se o remapeamento fosse feito, o preparador teria citado
o ponto de ignição em uma rotação mais elevada, como
5.000 ou 6.000 rpm, que pode chegar no carro original a
30 graus e num motor turbo ficaria em torno de 13 graus,
indicando atraso de 17 graus em relação ao ponto
original. No mínimo citariam o atraso no ponto que é
efetuado quando o turbo entra em operação. O ponto de
ignição em rotações mais elevadas, acima de 2.000 rpm,
nunca chega a 9 graus usando esta pressão de
sobrealimentação e em condições normais, pois
causaria mal funcionamento do motor e excessivo consumo.
Feitas as considerações, aconselhamos procurar
esclarecer se as mudanças -- leia-se reajuste da injeção
e ignição através de remapeamento -- foram mesmo
efetuadas. Caso não tenham sido, troque de preparadora,
faça uma correta instalação e reclame seus direitos de
consumidor junto aos órgãos responsáveis.
Conforme se pode observar na simulação, seu carro
deveria estar rendendo 147 cv a 5.500 rpm, resultando em
desempenho que não passaria despercebido. Caso seu carro
esteja realmente mal regulado, basta corrigir o problema
de regulagem para o potencial de desempenho de seu carro
vir à tona, correção que pode ser feita tanto por um
bom remapeamento como pela adição de caixas de
gerenciamento extras. O remapeamento já foi abordado em
outras consultas (clique para ler), bastando efetuar as perguntas
corretas ao preparador escolhido para saber se o mesmo é
capaz de fazer um bom remapeamento.
As caixas de gerenciamento extras têm se mostrado a
grande vertente atual para ajuste das injeções ao turbo,
pela simplicidade de montagem e regulagem, e também pela
eficiência apresentada nos modelos atuais. Já se
subdividem em dois tipos: as que aumentam o tempo de
abertura dos bicos injetores originais e as que adicionam
bicos ao sistema. Podem vir já com um circuito para
atraso do ponto de ignição ou este pode ser comprado
separado; o preço varia entre R$ 150 e R$ 300 para
sistemas básicos, que podem ser aplicados a seu carro
com bons resultados.
Confira o desempenho esperado de seu carro, com o devido
ajuste de injeção, ao lado do Gol original. Simulamos
ainda uma elevação da pressão para 0,7 kg/cm² com o
devido reajuste na ignição e injeção.
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