CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Gol turbo anda pouco: pode ser falta de ajuste da injeção


Possuo um Gol CL 1.8 gasolina 1998, com rodas aro 16 e pneus 205/45. Instalei um kit turbo Larus com turbina Garret a 0,5 kg/cm2 e foi feito o remapeamento do chip da injeção. Com exceção do escapamento, velas e óleo do motor, tudo foi mantido original. Porém, o aumento na performance não me agradou. O ponto de ignição está regulado em 9 graus. 1) Que modificações adicionais seriam necessarias para um aumento na performance sem muitos gastos, utilizando aquilo que já tenho? 2) Poderia aumentar a pressão apenas regulando a válvula de alívio? Até que pressão poderia ser sem mexer em mais nada? 3) Alongar o câmbio seria uma boa opção? 4) Qualquer outro ajuste que eu não saiba seria útil, pois a oficina diz que está bom!

Cleiton da Costa Holanda
cch@uol.com.br
São Paulo, SP


Considerando as características de comportamento obtidas por seu carro preparado, e levando em conta a pressão utilizada e o conjunto de rodas e pneus instalado, o desempenho aquém do esperado só pode ser explicado por dois possíveis motivos: ou a embreagem está desgastada e patinando, ou a regulagem da injeção não foi feita empregando técnica adequada. Como você, Cleiton, já afirma ter retornado à preparadora buscando solucionar o problema, acreditamos que o sistema de embreagem esteja bom, pois este problema é fácil de diagnosticar e solucionar e a preparadora não se recusaria a fazê-lo. Já a regulagem da injeção é outro caso.

A preparadora citada (aqui omitida por questões éticas) é conhecida por instalar turbo usando aumento de pressão de injeção de combustível como técnica de reajuste da injeção às novas condições de funcionamento impostas pelo turbo. Essa técnica é condenável e vem sendo abandonada pelos preparadores. Os motivos são muitos e vão desde funcionamento irregular, passando por redução da vida útil dos componentes da injeção, até o pior deles -- o risco de incêndio causado por um vazamento de combustível da linha excessivamente pressurizada.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 1,8 Mi original (em azul); com turbo a 0,5 kg/cm2 e intercooler (em verde) e com turbo a 0,7 kg/cm2 e intercooler (em vermelho)

Veja as curvas ampliadas


A preparadora evoluiu muito com essa técnica e consegue instalar turbos com 0,5 e até 0,6 kg/cm², mas isso não elimina os problemas citados. Considerando o histórico de filosofia de instalação da preparadora, acreditamos não ter sido efetuado remapeamento em seu carro, e se este foi feito, não foi corretamente aplicado. O que mais nos leva a crer nisso foi a afirmação de que o ponto de ignição (provavelmente o inicial) está regulado em 9 graus, ponto original utilizado neste motor, indicando que nenhuma mudança foi feita.

Se o remapeamento fosse feito, o preparador teria citado o ponto de ignição em uma rotação mais elevada, como 5.000 ou 6.000 rpm, que pode chegar no carro original a 30 graus e num motor turbo ficaria em torno de 13 graus, indicando atraso de 17 graus em relação ao ponto original. No mínimo citariam o atraso no ponto que é efetuado quando o turbo entra em operação. O ponto de ignição em rotações mais elevadas, acima de 2.000 rpm, nunca chega a 9 graus usando esta pressão de sobrealimentação e em condições normais, pois causaria mal funcionamento do motor e excessivo consumo.

Feitas as considerações, aconselhamos procurar esclarecer se as mudanças -- leia-se reajuste da injeção e ignição através de remapeamento -- foram mesmo efetuadas. Caso não tenham sido, troque de preparadora, faça uma correta instalação e reclame seus direitos de consumidor junto aos órgãos responsáveis.

Conforme se pode observar na simulação, seu carro deveria estar rendendo 147 cv a 5.500 rpm, resultando em desempenho que não passaria despercebido. Caso seu carro esteja realmente mal regulado, basta corrigir o problema de regulagem para o potencial de desempenho de seu carro vir à tona, correção que pode ser feita tanto por um bom remapeamento como pela adição de caixas de gerenciamento extras. O remapeamento já foi abordado em outras consultas (
clique para ler), bastando efetuar as perguntas corretas ao preparador escolhido para saber se o mesmo é capaz de fazer um bom remapeamento.

As caixas de gerenciamento extras têm se mostrado a grande vertente atual para ajuste das injeções ao turbo, pela simplicidade de montagem e regulagem, e também pela eficiência apresentada nos modelos atuais. Já se subdividem em dois tipos: as que aumentam o tempo de abertura dos bicos injetores originais e as que adicionam bicos ao sistema. Podem vir já com um circuito para atraso do ponto de ignição ou este pode ser comprado separado; o preço varia entre R$ 150 e R$ 300 para sistemas básicos, que podem ser aplicados a seu carro com bons resultados.

Confira o desempenho esperado de seu carro, com o devido ajuste de injeção, ao lado do Gol original. Simulamos ainda uma elevação da pressão para 0,7 kg/cm² com o devido reajuste na ignição e injeção.

  Original Turbo a 0,5 kg/cm² Turbo a 0,7 kg/cm²
Potência máxima 98 cv 147 cv 174 cv
Rotação de potência máxima 5500 rpm 5500 rpm 5500 rpm
Velocidade máxima 178 km/h 204 km/h 216 km/h
Rotação à velocidade máxima 5255 rpm 6015 rpm 6365 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s 9,2 s 8,1 s
Torque máximo 15,0 mkgf 22,5 mkgf 26,7 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3000 rpm 3000 rpm
Alongamento recomendado
na relação de transmissão
- 9,4 % 15,8 %
Aumento recomendado na
injeção de combustível
- 41,7 % 58,3 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,50 g 0,68 g 0,76 g
 
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Nem pense em aumentar a pressão do turbo com a atual instalação e regulagem, pois com a experiência que a preparadora tem neste tipo de instalação, acreditamos que esteja realmente no limite da regulagem que se pode obter. Qualquer elevação na pressão resultaria em detonação e consequente quebra do motor. Já com a adição de caixas de gerenciamento extras, ou com a realização de um bom remapeamento, pode-se chegar a 0,8 kg/cm² caso o preparador seja experiente neste tipo de regulagem.

Quanto ao câmbio, a quinta marcha deve ser alongada em 9,4 % para equilibrar as rotações de potência e velocidade máximas com a pressão atual e regulagem correta. Isso é exatamente o que se obtém com a substituição do diferencial original (4,11:1) pelo da versão 1,6-litro (3,89:1), com a vantagem de não ser preciso alterar engrenagens internas do câmbio ou o escalonamento das relações de marcha.


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