Volvo V70 XC, feita para durar |
Buracos, estradas de terra, barro,
areia: 10 mil quilômetros de duras provas superados pela
perua sueca
Inicialmente deve-se dar uma volta em torno
da Volvo V70 XC 4WD, versão fora-de-estrada da perua média-grande
sueca. Observar suas linhas, dimensões e acabamento.
Logo amá-la ou não, dada principalmente sua forte
personalidade. A robustez do conjunto é notável e esta
sensação se reforça ao rodar. O volante, de dimensão
generosa, é algo pesado em baixas velocidades, o que não
chega a causar transtornos. A posição ideal de dirigir
é rapidamente encontrada. A coloração bege do interior,
que mescla tecido e couro com um feliz resultado final,
amplia a sensação de espaço do habitáculo, mas um
motorista de 1,87 metro posicionou o banco mais para trás
e comprometeu o conforto do passageiro traseiro. As linhas retas, típicas da marca,
contrastam com a
O PROJETO Analisando a
concepção da V70 XC (sigla que significa Cross Country)
como um todo, o primeiro item bem-vindo para o consumidor
brasileiro é o vão livre do solo, três centímetros
maior que nos demais modelos da marca. Com auxílio dos
grandes pneus 205/65 R 15, supera lombadas e buracos com
grande eficiência. Contando com um motor de cinco
cilindros e 2,5 litros turboalimentado, que gera bons 193
cv, a V70 acelera bem apesar dos 1.700 kg. O consumo não
trouxe surpresas, oscilando entre 7 km/l em uso urbano e
11 km/l a 100 km/h constantes.
A V70 num belo entardecer de Florianópolis,
SC PROTEÇÃO EVIDENTE A preocupação
da Volvo com a segurança é quase obsessiva, aspecto que
certamente ampliou sua fama mundial. A V70 traz cintos de
segurança com pretensionamento, bolsas infláveis
dianteiras e laterais e SIPS (sistema de absorção e
redirecionamento de energia em colisões laterais,
patenteado pela Volvo). A suspensão dianteira conta com
molas montadas assimetricamente e o diferencial é
incorporado a um subchassi totalmente construído em alumínio.
O eixo traseiro multibraço traz molas integradas e
amortecedores de nivelamento automático. Esta configuração
torna o conjunto leve e resistente. Some-se a isto o
eficiente 4x4 e o resultado é um automóvel de grande
confiabilidade. |
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