Meio tigre, meio iguana

Clique para ampliar a imagem

Imponente no estilo, ágil no comportamento, o Tiguan chega
equipado, mas caro, para representar a Volkswagen na classe

Texto: Ricardo Panessa - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As linhas agradáveis e com ar robusto são um atrativo do Tiguan, que vem em versão única com farto equipamento de série por R$ 124.190

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O interior é mais espaçoso do que se espera e traz ajustes do banco traseiro em distância e reclinação; o revestimento de couro é opcional

Primeiro foi o Touareg, um utilitário esporte de alto luxo, desempenho e preço. Agora chegou a vez do Tiguan, um SUV compacto com preço, digamos, mais acessível: a partir de R$ 124.190. Trata-se do primeiro modelo dessa categoria produzido pela Volkswagen — em Wolfsburg, Alemanha — e marca em definitivo a entrada da marca alemã no disputadíssimo segmento. Pelo preço, os principais concorrentes são Chevrolet Captiva V6, Honda CR-V, Land Rover Freelander, Mitsubishi Outlander, Toyota RAV4 e Volvo XC 60, além do Hyundai Tucson V6, mais barato, e do Santa Fe, que é maior.

O nome, derivado da associação de tigre e iguana, caiu bem para o Tiguan. De dimensões compactas (4,42 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura) e visual elegante e imponente, o modelo realmente transmite sensação de força (seu lado "tigre") ao primeiro olhar. Ao rodar, mesmo que em trecho bem asfaltado durante a maior parte da avaliação de 160 quilômetros da imprensa, faz-se notar a agilidade (seu lado "iguana") proporcionada pelo motor de 2,0 litros com turbocompressor, injeção direta e potência de 200 cv, o mesmo já conhecido no Passat, associado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

O Tiguan é dotado de tração integral batizada 4Motion de série, que aciona as rodas traseiras apenas quando há perda de aderência das dianteiras, mediante uma embreagem multidisco Haldex, como em todo modelo do grupo Volkswagen com motor transversal. Não foi prevista redução, já que a proposta não é de fora-de-estrada sério. Na Europa existem versões menos potentes com tração apenas dianteira. O modelo incorpora também farta tecnologia de segurança, como controle eletrônico de tração e de estabilidade e monitor de pressão dos pneus, além do sistema antitravamento (ABS) nos freios.

Incorpora ainda o sistema HBA (Hydraulic Brake Assist) de assistência adicional em frenagens de emergência, que reconhece a rapidez do acionamento dos freios e amplia a pressão de frenagem. Um assistente de saída em aclives, que deve ser acionado — não é automático como em outras marcas —, mantém o carro freado sem a necessidade de pisar no freio até que o motorista acelere, impedindo seu recuo. O freio de estacionamento tem comando elétrico (por botão) e automático, tanto para acionar quanto para liberar.

O Tiguan agrada em cheio aos olhos. Seu desenho impõe respeito com um visual limpo, mas de muita personalidade. Ganha destaque o capô formando uma linha reta sobre os faróis, que por sua vez, inclinados levemente para baixo, passam a impressão de uma cara de bravo. Já a traseira, mais discreta, possui conjunto de lanternas bem parecidas com as da SpaceFox. O charme mesmo fica por conta do teto solar panorâmico, opcional, que toma praticamente todo o teto do veículo e tem a seção dianteira móvel e a traseira fixa.

Compacto, mas confortável   Quem vê o Tiguan do lado de fora pode imaginar que ele nem seja tão confortável por dentro, sobretudo para os ocupantes do banco traseiro. A aparência engana: com 2,60 m de distância entre eixos, o utilitário tem espaço de sobra para quatro ocupantes, embora possa levar cinco em relativo conforto. O banco traseiro, com encostos rebatíveis e divididos na proporção 60/40, pode ainda ter a posição ajustada em 16 cm no sentido longitudinal. Por conta dessa característica, fica fácil aumentar o espaço para as pernas na parte de trás ou a capacidade do compartimento de carga, que é modesta, 360 litros. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Bem identificado em estilo com outros modelos Volkswagen, o utilitário pode receber amplo teto solar, com parte dianteira móvel e traseira fixa

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 4/5/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados