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Com novas rodas e friso lateral na linha 2013, o CrossFox afinal recebe opção de câmbio manual automatizado, ao custo adicional de R$ 3.350

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Trocas manuais podem ser feitas pela alavanca ou pelos comandos no volante; a versão mantém desempenho e consumo do modelo original

 
CrossFox, enfim automatizado
Há algo de incompatível entre uma versão "aventureira" e um câmbio manual automatizado? Acreditamos que não, mas por alguma razão a Volkswagen manteve o CrossFox de fora, até hoje, da gama de modelos que oferecem a caixa ASG por meio das versões I-Motion. Agora isso, afinal, muda.

O câmbio não difere do avaliado em outros modelos. Ele mantém as cinco marchas e permite operação automática ou manual, neste caso por meio da alavanca no console ou pelos comandos atrás do volante. Um programa esportivo pode ser acionado em ambos os casos: em modo manual, faz as mudanças em menor tempo; em automático, mantém marchas mais baixas para que o motor permaneça com maior rotação, seja para ganho em agilidade ou para produzir freio-motor nas desacelerações, como as descer serras.

Sua operação é das mais suaves entre os automatizados (de embreagem única) oferecidos nos carros nacionais, o que não impede certo desconforto pela interrupção de potência durante as trocas. Esse inconveniente talvez se faça notar ainda mais no CrossFox por causa da elevada posição dos ocupantes, já que acentua o efeito de pêndulo sentido por eles. Mas é um preço razoável a pagar pela comodidade de contar com a operação automática quando desejado.

Por falar em preço, o CrossFox I-Motion custa a partir de R$ 53.800, aumento de R$ 3.350 sobre a versão com câmbio manual comum.

Como se sabe, o consumo no mundo real costuma ser maior que o obtido nas medições de laboratório, sendo razoável se falar em números 30% mais baixos. Supondo a média cidade/estrada de 11,3 km/l para o BlueMotion e 10 km/l para o Fox comum, ambos com gasolina, o proprietário que rodar 12.000 km por ano (média nacional aproximada) ao custo de R$ 2,70 por litro terá uma redução de R$ 375 na despesa anual com combustível caso escolha a nova versão. Assim, a diferença de R$ 1.240 no valor de compra (com cinco portas) levará mais de três anos para ser amortizada.

Ao volante   O Best Cars dirigiu o Fox BlueMotion por pouco mais de 50 quilômetros entre São Bernardo do Campo e Embu das Artes, ambas na Grande São Paulo, em um trajeto pelo Rodoanel que a VW usou para medir o consumo de cada carro. A primeira sensação é de bom desempenho, com potência disponível logo em baixa rotação. Pelo câmbio mais longo, em subidas de estrada e ultrapassagens se precisa recorrer a marchas mais baixas sob pena de obter retomadas insatisfatórias. Por outro lado, em uso urbano usa-se menos o câmbio, pois cada troca para cima ou para baixo traz maior variação de rotação — assim, leva mais tempo até que uma nova mudança seja necessária.

O indicador de troca de marcha é um grande aliado do motorista, sobretudo aquele sem conhecimento de direção econômica — não o caso do leitor habitual do Best Cars, que sabe há tempos que combinar baixa rotação com grande abertura de acelerador resulta em baixo consumo. Se o condutor "esquecer" uma marcha baixa enquanto a rotação subir com o acelerador pouco aberto, o mostrador logo sugere a mudança de uma ou duas marchas para cima. Ajudado pelo câmbio longo, consegue-se usar a forma eficiente de dirigir por todo o tempo, até mesmo em velocidades de viagem.

Sobre os pneus, apesar da boa condição de piso do teste, nota-se algum desconforto adicional. De qualquer forma, além da alteração dos amortecedores, o perfil bem mais alto em relação ao do Fox conhecido ajuda muito a absorver irregularidades. Em nossa opinião, a VW jamais deveria ter adotado as rodas de 15 pol como padrão no Fox, pois os pneus 195/55 o deixam um tanto desconfortável e não são necessários para seu patamar de desempenho. O BlueMotion retoma a medida básica usada anos atrás, bem mais adequada. Alguma perda, contudo, é esperada em estabilidade e frenagem, até pela largura 20 mm menor.

E quanto ao consumo no teste? Nosso BlueMotion registrou a média de consumo de 24,2 km/l de gasolina no trajeto de avaliação. Impressiona, mas a baixa velocidade e o ritmo tranquilo de direção explicam muito dessa economia. Tanto que o CrossFox com câmbio automatizado (leia boxe abaixo) fez no mesmo percurso 18,8 km/l, marca que também não se consegue todo dia.

Em uma análise final, o Fox BlueMotion é uma proposta tímida. Não poderia a VW ter substituído a assistência hidráulica de direção por uma mais eficiente eletroidráulica (já usada no Polo, que tem a mesma plataforma) ou elétrica, que existe em modelos da categoria há uma década? E por que não ser o primeiro carro nacional com parada e partida automáticas do motor, recurso que está demorando a chegar à produção local?

Como estandarte da atenção da empresa à preservação ambiental, o novo Fox é válido. Como opção de economia de combustível, só em termos — aguardar três anos para "entrar no azul", tendo retorno do que foi pago a mais na compra, não é muito atraente. A opção pela versão ecológica recai mesmo na consciência de cada um em preservar os recursos naturais, o que pelo menos já não dói tanto no bolso quanto no caso do Polo BlueMotion.

Ficha técnica
Fox BlueMotion
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 104 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,823 m; largura, 1,657 m; altura, 1,545 m; entre-eixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 260 l; peso, 1.009 kg.
CrossFox I-Motion
Igual ao Fox BlueMotion, exceto:
CÂMBIO - manual automatizado.
FREIOS - antitravamento (ABS) de série.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 205/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,034 m; largura, 1,677 m; altura, 1,60 m; peso, 1.158 kg.
 
Desempenho
  BlueMotion CrossFox
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 183 185 171 173
Aceler. 0 a 100 km/h (s) 10,6 10,3 12,0 11,7
Dados do fabricante; consumo não disponível
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