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O Amarok no percurso fora-de-estrada: bom acerto de suspensão, dois bloqueios de diferencial e controle para conter a velocidade em descida

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Com estilo bem inserido na categoria, o picape VW oferece a maior das caçambas e tem grandes atributos mecânicos; resta esperar pelo preço

Dotado de quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica de duto único, o VW TDI fornece 163 cv (ante 172 do Frontier, 165 do Triton, 163 de Hilux e Ranger e 140 cv do S10) e 40,7 m.kgf a apenas 1.500 rpm (contra 41,1 a 2.000 do Nissan, 38,7 a 1.600 do Ford, 38,1 a 2.000 do Mitsubishi, 35 a 1.400 do Toyota e 34,7 a 1.800 do Chevrolet). São dois turbos para que o primário, pequeno, entre rápido e não haja retardo de atuação (lag), enquanto o secundário, grande, cria sobrepressão mais forte. Assim o motor tem muito torque desde 1.200 rpm e acelera como se fosse aspirado.

A maioria dos Amaroks para avaliação estava lastreada com 200 kg na caçamba, mas mesmo sem o lastro o picape se comporta bem, já que os feixes de molas traseiros são de dois estágios, com três folhas no estágio inicial e duas no secundário — macios o suficiente quando descarregados, mas segurando bem a carga máxima permitida. Pode-se afirmar que essa suspensão é a melhor de todos os picapes à venda no Brasil: nada é tão equilibrado quanto ele, nada faz curvas tão seguras, estáveis e sem oscilações parasitas, tal qual um automóvel comum. Aquele diferencial revoltoso e pulador que outros picapes têm nem é sentido no Amarok. Muito desse bom comportamento é resultado da escolha dos bons pneus Continental de aro 18 pol e medida 255/60 (há opção ainda mais esportiva pelos de 19 pol), com perfil bem de asfalto, mas há uma alternativa de uso misto que atende bem na terra. A assistência de direção, elétrica, também está muito bem calibrada.

O motor merece um capítulo à parte, pois é difícil acreditar que ele tenha só 2,0 litros. Suave e silencioso, não parece ser a diesel, mas sim um motor de grande cilindrada a gasolina
— tanto que é usado em automóveis do grupo na Europa, como o Golf GTD. Só conseguimos pegá-lo de surpresa em um breve momento em que a pressão dos turbos ainda não tinha subido, mas no resto do tempo o TDI empurra bem, chegando a 181 km/h de velocidade máxima e indo de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, conforme a VW. Não há razão para duvidar desses números, pois o veículo anda bem com sua caixa de seis marchas que ajuda a chaleira a ferver sempre, enquanto a sexta bem longa faz relaxar na estrada. Retoma bem em quinta e acelera forte em quarta, facilitando uma ultrapassagem mais apertada, e freia reto e relativamente rápido como poucos picapes fazem. O som do motor está presente sem ser intruso; já a vibração é inexistente graças ao bom isolamento.

Resta esperar para conferir qual será sua vida útil debaixo de tanta pressão de turbo, com trocas de óleo negligenciadas por um consumidor menos avisado e com o combustível que somos forçados a usar fora de cinco ou seis grandes centros, repleto de enxofre altamente corrosivo. Na Argentina é recomendado o diesel premium, que é de nível europeu. Mas o Amarok chega como um veículo diferente em sua classe, de última geração sob qualquer aspecto e muito bem desenvolvido.

 
Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 95,5 mm. Cilindrada: 1.968 cm3. Taxa de compressão: 16,5:1. Injeção eletrônica de duto único, dois turbocompressores. Potência máxima: 163 cv a 4.000 rpm. Torque máximo: 40,7 m.kgf de 1.500 a 2.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 6 marchas; tração traseira (temporária nas quatro rodas).
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido.
RODAS - 18 ou 19 pol; pneus, 255/60 R 18 ou 255/55 R 19.
DIMENSÕES - comprimento, 5,254 m; largura, 1,954 m; altura, 1,834 m; entre-eixos, 3,095 m; capacidade do tanque, 80 l; caçamba, ND; capacidade de carga, 1.047 kg; peso, 1.993 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 181 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,1 s.
CONSUMO - em cidade, ND; em estrada, 13,1 km/l.
Dados do fabricante; ND = não disponível

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