O interior do XC60 mostra ótimo
acabamento e bom espaço; notem-se o console vazado por trás e a clareza
de informações dos instrumentos
O City Safety monitora a
distância até o veículo à frente; se esta for muito pequena,
alerta o motorista e aciona os freios caso necessário
O teto solar tem duas partes,
dianteira corrediça e traseira fixa; o alerta de ponto cego avisa se
houver veículo em área que o motorista não vê |
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MOTOR
- transversal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82 x 93,2 mm.
Cilindrada: 2.953 cm3. Taxa de compressão: 9,3:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 286 cv a 5.600 rpm. Torque máximo:
40,8
m.kgf de 1.500 a 4.800 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente
multibraço. |
RODAS
- 7,5 x 18 pol; pneus, 235/60 R 18. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,628 m; largura, 1,891 m; altura, 1,672 m;
entre-eixos, 2,774 m; capacidade do tanque, 70 l; portamalas, 495
l; peso, 1.825 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 210 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 7,5 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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Frenagem
automática
De série em todas as versões, o City Safety (segurança em cidade, em
inglês) aciona automaticamente os freios na iminência de uma colisão.
Esse sistema, único em toda a indústria, teve origem em pesquisas que
demonstraram que 75% dos acidentes de trânsito acontecem com velocidades
de até 30 km/h e, em 50% das colisões traseiras, o motorista não freou
completamente antes do impacto. Ao frear, ou mesmo parar o carro, de
forma automática se estiver na iminência de atingir um obstáculo à
frente, a Volvo propõe um meio de evitar ou, ao menos, atenuar o
impacto.
O sistema é composto de um sensor a laser, instalado na parte superior
do parabrisa, que faz uma varredura da frente do veículo em distância de
até seis metros (a Volvo daqui diz 10 m, mas ficamos com o valor
divulgado pelos suecos) e num ângulo de 27°. Tendo por base a diferença
de velocidade entre os carros, o sistema realiza 50 cálculos por segundo
para determinar a força de frenagem necessária para evitar uma colisão.
Se a força calculada ultrapassa determinado limite, o sistema hidráulico
dos freios é preparado e o motorista alertado; caso não haja reação
dele, o dispositivo freia o veículo, chegando a imobilizá-lo se preciso.
O City Safety atua apenas a até 30 km/h de velocidade absoluta ou 15
km/h de velocidade relativa (diferença entre a do Volvo e a do carro à
frente). O sistema é interessante, mas não há a garantia de que a
colisão seja evitada. Na experimentação que fizemos o asfalto estava
seco e as condições controladas, ou seja, o carro bem alinhado ao objeto
que simulava um veículo parado. Ficou a dúvida sobre a eficiência do
sistema em situações não ideais, como asfalto molhado e o carro
descentralizado ao obstáculo a frente. A Volvo admite que o sistema pode
funcionar de maneira precária em situações de chuva, neblina ou neve,
pois essas condições atrapalhariam o desempenho dos sensores de
varredura da frente.
Prazeroso de
dirigir
Entretanto, a nosso ver, a estrela do carro não é o City Safety, mas sim
seu motor e o acerto do conjunto. O XC60 é muito prazeroso de dirigir.
Equipado com motor de seis cilindros em linha — o que tira da BMW a
exclusividade de oferecer no segmento essa configuração —, o Volvo fica
com o bastão de algo exclusivo por ter essa unidade instalada em posição
transversal, assim como nos automóveis da linha
S80/V70 e no utilitário esporte
XC90, de maior porte.
A unidade de 3,0 litros com turbocompressor,
que atua bem
cedo, produz potência de 285 cv e torque de 40,8 m.kgf na ampla faixa de
1.500 a 4.800 rpm. Trata-se do único motor a gasolina do XC60 no exterior:
os demais são
a diesel com 163 e 185 cv. Acoplado a um câmbio automático de seis
marchas, que permite trocas manuais pela alavanca (não conta com
"borboletas" no volante), o seis-em-linha movimenta o carro com
brilhantismo raro de se ver. O motor tem subida de giros rápida e
eficiente, além de produzir um ronco dos mais belos e estimulantes. A
tração integral baseia-se em embreagem do tipo Haldex, que transmite
torque às rodas traseiras apenas quando há perda de aderência das
dianteiras.
Isso tudo faz conjunto a um acerto de suspensão muito preciso e a uma
resposta de volante voltada para a condução esportiva. No todo, o XC 60
tem mais jeito de automóvel com características esportivas que de
utilitário. É possível trafegar em alta velocidade sem tomar
conhecimento, da mesma forma que o contorno de curvas com vigor é algo
que o carro aceita com tranquilidade. Seu comportamento dinâmico foi,
sem dúvida, alvo de especial preocupação dos engenheiros suecos
—
e, pelo o que pudemos analisar, eles acertaram. É um carro que, em
termos de acerto, se aproxima de um BMW, habitual referência de
compromisso entre conforto e esportividade.
Além disso, o XC60 conquista antes mesmo que se ande com ele. Seu
desenho é feliz e bem acertado, com linhas proporcionais e elegantes. A
dianteira tem as laterais aparadas, efeito que conferem especial fluidez no desenho frontal. A lateral tem formato de gota, com
as linhas da porção traseira fazendo uma curva que traz um aspecto de
muita personalidade. Na traseira o destaque são as lanternas de
leds com um contorno sinuoso,
acompanhando as colunas. O
Cx 0,35 é bom para um veículo com amplo
vão livre do solo de 230 mm.
O interior é muito agradável. Com bancos revestidos em couro (escuro nas
unidades avaliadas), assim como volante e câmbio, o requinte é
prontamente notado. Colabora o console central
vazado, hoje marca registrada da Volvo, no padrão
aço escovado, assim como os botões de controle de ar-condicionado. O
quadro de instrumentos conta com dois mostradores e as demais
informações pelos visores do computador de bordo, dentro deles, ao
estilo Mercedes-Benz. A posição de dirigir é das melhores e todos os
comandos estão à mão. O espaço interno é digno de nota: três passageiros
viajam bem no banco traseiro, ainda que o terceiro sofra um pouco com o
túnel central e o apoio de braço no encosto. A capacidade de bagagem satisfaz: 495 litros.
Com o
XC60, a Volvo certamente coloca mais um modelo nas rodas de
conversa de entusiastas por automóveis. Não só pela beleza do desenho, mas pela qualidade de rodagem e
dirigibilidade. E, para reverter a imagem de carros com manutenção cara,
a empresa oferece garantia de dois anos com cobertura total, isto é,
durante esse período está coberta toda e qualquer peça, seja de desgaste
ou não, até mesmo as trocas de óleo. Não deixa de ser um grande apelo.
Ao que se pode perceber, os alemães, ingleses, japoneses e coreanos
terão mesmo trabalho com os suecos. |