Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O interior do XC60 mostra ótimo acabamento e bom espaço; notem-se o console vazado por trás e a clareza de informações dos instrumentos

Clique para ampliar a imagem

O City Safety monitora a distância até o veículo à frente; se esta for muito pequena, alerta o motorista e aciona os freios caso necessário

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O teto solar tem duas partes, dianteira corrediça e traseira fixa; o alerta de ponto cego avisa se houver veículo em área que o motorista não vê

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82 x 93,2 mm. Cilindrada: 2.953 cm3. Taxa de compressão: 9,3:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 286 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 40,8 m.kgf de 1.500 a 4.800 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente multibraço.
RODAS - 7,5 x 18 pol; pneus, 235/60 R 18.
DIMENSÕES - comprimento, 4,628 m; largura, 1,891 m; altura, 1,672 m; entre-eixos, 2,774 m; capacidade do tanque, 70 l; portamalas, 495 l; peso, 1.825 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 210 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Frenagem automática   De série em todas as versões, o City Safety (segurança em cidade, em inglês) aciona automaticamente os freios na iminência de uma colisão. Esse sistema, único em toda a indústria, teve origem em pesquisas que demonstraram que 75% dos acidentes de trânsito acontecem com velocidades de até 30 km/h e, em 50% das colisões traseiras, o motorista não freou completamente antes do impacto. Ao frear, ou mesmo parar o carro, de forma automática se estiver na iminência de atingir um obstáculo à frente, a Volvo propõe um meio de evitar ou, ao menos, atenuar o impacto.

O sistema é composto de um sensor a laser, instalado na parte superior do parabrisa, que faz uma varredura da frente do veículo em distância de até seis metros (a Volvo daqui diz 10 m, mas ficamos com o valor divulgado pelos suecos) e num ângulo de 27°. Tendo por base a diferença de velocidade entre os carros, o sistema realiza 50 cálculos por segundo para determinar a força de frenagem necessária para evitar uma colisão. Se a força calculada ultrapassa determinado limite, o sistema hidráulico dos freios é preparado e o motorista alertado; caso não haja reação dele, o dispositivo freia o veículo, chegando a imobilizá-lo se preciso.

O City Safety atua apenas a até 30 km/h de velocidade absoluta ou 15 km/h de velocidade relativa (diferença entre a do Volvo e a do carro à frente). O sistema é interessante, mas não há a garantia de que a colisão seja evitada. Na experimentação que fizemos o asfalto estava seco e as condições controladas, ou seja, o carro bem alinhado ao objeto que simulava um veículo parado. Ficou a dúvida sobre a eficiência do sistema em situações não ideais, como asfalto molhado e o carro descentralizado ao obstáculo a frente. A Volvo admite que o sistema pode funcionar de maneira precária em situações de chuva, neblina ou neve, pois essas condições atrapalhariam o desempenho dos sensores de varredura da frente.

Prazeroso de dirigir   Entretanto, a nosso ver, a estrela do carro não é o City Safety, mas sim seu motor e o acerto do conjunto. O XC60 é muito prazeroso de dirigir. Equipado com motor de seis cilindros em linha — o que tira da BMW a exclusividade de oferecer no segmento essa configuração —, o Volvo fica com o bastão de algo exclusivo por ter essa unidade instalada em posição transversal, assim como nos automóveis da linha S80/V70 e no utilitário esporte XC90, de maior porte.

A unidade de 3,0 litros com turbocompressor, que atua bem cedo, produz potência de 285 cv e torque de 40,8 m.kgf na ampla faixa de 1.500 a 4.800 rpm. Trata-se do único motor a gasolina do XC60 no exterior: os demais são a diesel com 163 e 185 cv. Acoplado a um câmbio automático de seis marchas, que permite trocas manuais pela alavanca (não conta com "borboletas" no volante), o seis-em-linha movimenta o carro com brilhantismo raro de se ver. O motor tem subida de giros rápida e eficiente, além de produzir um ronco dos mais belos e estimulantes. A tração integral baseia-se em embreagem do tipo Haldex, que transmite torque às rodas traseiras apenas quando há perda de aderência das dianteiras.

Isso tudo faz conjunto a um acerto de suspensão muito preciso e a uma resposta de volante voltada para a condução esportiva. No todo, o XC 60 tem mais jeito de automóvel com características esportivas que de utilitário. É possível trafegar em alta velocidade sem tomar conhecimento, da mesma forma que o contorno de curvas com vigor é algo que o carro aceita com tranquilidade. Seu comportamento dinâmico foi, sem dúvida, alvo de especial preocupação dos engenheiros suecos
e, pelo o que pudemos analisar, eles acertaram. É um carro que, em termos de acerto, se aproxima de um BMW, habitual referência de compromisso entre conforto e esportividade.

Além disso, o XC60 conquista antes mesmo que se ande com ele. Seu desenho é feliz e bem acertado, com linhas proporcionais e elegantes. A dianteira tem as laterais aparadas, efeito que conferem especial fluidez no desenho frontal. A lateral tem formato de gota, com as linhas da porção traseira fazendo uma curva que traz um aspecto de muita personalidade. Na traseira o destaque são as lanternas de leds com um contorno sinuoso, acompanhando as colunas. O Cx 0,35 é bom para um veículo com amplo vão livre do solo de 230 mm.

O interior é muito agradável. Com bancos revestidos em couro (escuro nas unidades avaliadas), assim como volante e câmbio, o requinte é prontamente notado. Colabora o console central vazado, hoje marca registrada da Volvo, no padrão aço escovado, assim como os botões de controle de ar-condicionado. O quadro de instrumentos conta com dois mostradores e as demais informações pelos visores do computador de bordo, dentro deles, ao estilo Mercedes-Benz. A posição de dirigir é das melhores e todos os comandos estão à mão. O espaço interno é digno de nota: três passageiros viajam bem no banco traseiro, ainda que o terceiro sofra um pouco com o túnel central e o apoio de braço no encosto. A capacidade de bagagem satisfaz: 495 litros.

Com o XC60, a Volvo certamente coloca mais um modelo nas rodas de conversa de entusiastas por automóveis. Não só pela beleza do desenho, mas pela qualidade de rodagem e dirigibilidade. E, para reverter a imagem de carros com manutenção cara, a empresa oferece garantia de dois anos com cobertura total, isto é, durante esse período está coberta toda e qualquer peça, seja de desgaste ou não, até mesmo as trocas de óleo. Não deixa de ser um grande apelo. Ao que se pode perceber, os alemães, ingleses, japoneses e coreanos terão mesmo trabalho com os suecos.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade