Cada vez mais fácil

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A Volkswagen reprojetou o Touareg com os olhos na eficiência e, com
auxílios eletrônicos, tornou bem mais simples o fora-de-estrada

Texto: Fabrício Samahá e Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

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Ele se parece muito com o anterior, embora todo redesenhado, e a VW informa redução de peso de mais de 200 kg com os mesmos motores

Em paralelo ao Passat sedã e Variant remodelado e com avanços em técnica, a Volkswagen apresentou a segunda geração do utilitário esporte Touareg, que havia aparecido no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro passado. O modelo mantém as duas conhecidas versões de motores, também diferenciadas nos equipamentos de série: V6 de 3,6 litros, por R$ 221 mil, e V8 de 4,2 litros a R$ 268 mil.

O conteúdo, como se espera, é expressivo. O V6 vem com controle de estabilidade e tração, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas para a área lateral de vidros), câmbio automático de oito marchas, tração integral, rodas de 19 pol, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, freio de estacionamento com comando elétrico, sensores de estacionamento à frente e atrás com câmera traseira, volante aquecido com comandos para trocas de marcha, faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e computador de bordo.

O V8 adiciona rodas de 20 pol, suspensão com molas a ar e controle eletrônico, saída dupla de escapamento, ar-condicionado de quatro zonas, memória de ajuste do banco do motorista, ventilação nos bancos dianteiros, abertura da quinta porta por controle remoto e seu fechamento elétrico. Ambas as versões podem receber como opcionais controlador automático de distância e velocidade, Side Assist (assistente de ângulo cego), teto solar panorâmico, conjunto de câmeras externas e sistema de áudio Dynaudio com amplificador digital de 12 canais e 620 watts. Um aspecto que deixa a desejar é a garantia de apenas um ano (três para motor e câmbio).

Como a primeira geração, o novo Touareg foi desenvolvido em paralelo ao Porsche Cayenne com base na mesma plataforma, apesar das claras diferenças em estilo e na mecânica das versões mais potentes. E, tal qual o Cayenne, ele teve como principal objetivo se tornar mais favorável ao meio ambiente por meio de redução de peso e aumento de eficiência. Afinal, as normas de consumo e de emissões de gás carbônico (CO2) apertam-se cada vez mais nos principais mercados.

Quando o assunto é massa, o resultado impressiona: foram descartados 206 kg na versão V6 e 257 na V8, embora os motores sejam os mesmos de antes. Houve pequena melhora no coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,39 para 0,37, e aprimoramento no sistema 4Motion de tração integral para menor perda de energia. Ainda, com uma caixa automática de oito marchas — a primeira em um utilitário esporte —, o motor teve reduzida a rotação em 34% na última marcha, em comparação à sexta, e passa-se a usar menos o deslizamento do conversor de torque por conta dos intervalos menores entre as relações.

O Touareg mantém forte identificação com o anterior na aparência, mesmo sendo todo novo. Chamam atenção a frente com o estilo agora típico da marca, a região côncava na parte inferior das portas e a seção volumosa dos para-lamas traseiros. O utilitário ganhou 41 mm em comprimento e 12 mm em largura, mas ficou 17 mm mais baixo — sua altura é a segunda menor na categoria, atrás apenas do Cayenne. Os faróis bi-xenônio trazem luzes diurnas, compostas de 15 leds em cada lado, e as rodas têm aro de 19 ou 20 pol, conforme a versão (o estepe é compacto, inflado por um compressor). Continua

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Data de publicação: 28/5/11

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