Em paralelo ao Passat sedã e Variant
remodelado e com avanços em técnica, a Volkswagen apresentou a segunda geração
do utilitário esporte Touareg, que havia aparecido no Salão do Automóvel de São
Paulo em outubro passado. O modelo mantém as duas conhecidas versões de motores,
também diferenciadas nos equipamentos de série: V6 de 3,6 litros, por R$ 221
mil, e V8 de 4,2 litros a R$ 268 mil.
O conteúdo, como se espera, é expressivo. O V6 vem com
controle de estabilidade e tração, seis bolsas
infláveis (frontais, laterais e cortinas para a área lateral de vidros), câmbio
automático de oito marchas, tração integral, rodas de 19 pol,
ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico
e aquecimento, freio de estacionamento com comando elétrico, sensores de
estacionamento à frente e atrás com câmera traseira, volante aquecido com
comandos para trocas de marcha, faróis com lâmpadas
de xenônio em ambos os fachos e computador de bordo.
O V8 adiciona rodas de 20 pol, suspensão com molas a ar e controle eletrônico,
saída dupla de escapamento, ar-condicionado de quatro zonas, memória de ajuste
do banco do motorista, ventilação nos bancos dianteiros, abertura da quinta
porta por controle remoto e seu fechamento elétrico. Ambas as versões podem
receber como opcionais controlador automático de distância e velocidade, Side
Assist (assistente de ângulo cego), teto solar panorâmico, conjunto de câmeras
externas e sistema de áudio Dynaudio com amplificador digital de 12 canais e 620
watts. Um aspecto que deixa a desejar é a garantia de apenas um ano (três para
motor e câmbio).
Como a primeira geração, o novo Touareg foi desenvolvido em paralelo ao
Porsche Cayenne com base na mesma
plataforma, apesar das claras diferenças em estilo e na mecânica das versões
mais potentes. E, tal qual o Cayenne, ele teve como principal objetivo se tornar
mais favorável ao meio ambiente por meio de redução de peso e aumento de
eficiência. Afinal, as normas de consumo e de emissões de gás carbônico (CO2)
apertam-se cada vez mais nos principais mercados.
Quando o assunto é massa, o resultado impressiona: foram descartados 206 kg na
versão V6 e 257 na V8, embora os motores sejam os mesmos de antes. Houve pequena
melhora no coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,39
para 0,37, e aprimoramento no sistema 4Motion de tração integral para menor
perda de energia. Ainda, com uma caixa automática de oito marchas — a primeira
em um utilitário esporte —, o motor teve reduzida a rotação em 34% na última
marcha, em comparação à sexta, e passa-se a usar menos o deslizamento do
conversor de torque por conta dos intervalos menores entre as relações.
O Touareg mantém forte identificação com o anterior na aparência, mesmo sendo
todo novo. Chamam atenção a frente com o estilo agora típico da marca, a região
côncava na parte inferior das portas e a seção volumosa dos para-lamas
traseiros. O utilitário ganhou 41 mm em comprimento e 12 mm em largura, mas
ficou 17 mm mais baixo — sua altura é a segunda menor na categoria, atrás apenas
do Cayenne. Os faróis bi-xenônio trazem luzes diurnas, compostas de 15 leds em
cada lado, e as rodas têm aro de 19 ou 20 pol, conforme a versão (o estepe é
compacto, inflado por um compressor).
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