Saiba como anunciar

Para fechar o ciclo

Clique para ampliar a imagem

Além da reformulação visual, o picape Strada traz as novidades
da Palio Adventure Locker, incluindo bloqueio de diferencial

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O novo Adventure Locker segue a mesma versão da Palio Weekend: pneus 205/70-15, suspensão mais alta e muitos adereços estéticos

Pouco mais de um ano depois do lançamento do Palio reestilizado, a Fiat fecha o ciclo e lança o Strada com a nova aparência. A linha ficou curiosa, pois o carro que deu origem a toda a gama agora possui identidade visual diferente — seus derivados têm faróis de duplo refletor e desenho próprio, frente ao de refletor único do Palio.

O Strada adotou as mudanças já incorporadas pela linha, em especial as introduzidas na Palio Weekend/Adventure. Mantém as versões anteriores, ou seja, Fire como opção de entrada, Trekking como intermediária e Adventure como topo de linha. O Fire continua com a carroceria até então usada e a opção de cabine estendida, assim como o motor de 1,4 litro inalterado. A única mudança está no novo logo da Fiat, adotado em toda a linha desde o Punto.

Trekking e Adventure ganham novo pára-choque dianteiro e faróis com duplo refletor. Na traseira as mudanças se resumem à tampa de caçamba com fácil remoção e com chave, elementos circulares nas lanternas e complementos destas na tampa da caçamba, que são de gosto duvidoso — lembram os da antiga Palio Weekend. Talvez ficasse melhor sem os complementos. O pára-choque do Adventure incorporam o nome da versão.

Diferente de todo o resto da linha, não houve a adoção de vinco nas laterais, que são as do modelo anterior — só o Adventure recebeu recorte maior na caixa de rodas. O motivo é certamente contenção de custos, pois o Fire não mudou e a Fiat precisaria manter a estamparia de ambos os padrões. Por outro lado, depois de 10 anos em produção, o Strada bem que merecia novos pára-lamas, para que houvesse possibilidade de alterar a forma das lanternas traseiras sem recorrer aos complementos.

O Treeking traz outras alterações. O pacote visual é o que vinha na Adventure, como as molduras nos arcos dos pára-lamas, e o motor 1,4 tem as revisões lançadas no Punto e depois estendidas a Siena e Weekend. Rende 85 cv com gasolina e 86 com álcool, ao passo que o do Fire tem 80/81 cv. O 1,8 oferecido como opção rende 112/114 cv e, no Trekking com essa motorização, o painel com mostrador de combustível analógico é semelhante ao do Palio 1,8R. Na versão 1,4 o marcador agora é digital. Impossível não perceber que o quadro da 1,8 tem visualização melhor.

A versão Trekking traz um pacote interessante de série: direção assistida hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, protetor de caçamba, tampa da caçamba removível e com chave, volante com regulagem de altura e barras no teto, dentre outros. Com o motor 1,8 ganha pneus de medida maior, que passam a 175/80-14 em vez de 175/70-14, e o painel diferenciado. Como opcional, ambas as versões podem receber teto solar, rodas de alumínio, freios com sistema antitravamento (ABS), bolsas infláveis para motorista e passageiro, ar-condicionado, rádio/CD/MP3 com entrada para MP3 portátil e interface para celular com Bluetooth.

Como o pacote do antigo Adventure está no Trekking de agora, o Adventure precisava trazer mais atributos para convencer seu consumidor. E foi o que a Fiat fez. Como esperado, todo o pacote apresentado na Palio Adventure Locker passou para o Strada Adventure, que também recebe o sobrenome. Isso inclui rodas de 15 pol com pneus 205/70, suspensão com curso mais amplo e amortecedores Powershock (com uma mola em seu interior que passa a atuar em função de determinada carga aplicada) e, claro, o sistema Locker de bloqueio do diferencial acionado por botão no painel. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Mais simples na aparência, o Trekking também traz a nova frente e as lanternas suplementares na traseira; pode vir com motores de 1,4 e 1,8 litro

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 16/8/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados