Saiba como anunciar
Best Cars Web Site

O último agora é o primeiro

Clique para ampliar a imagem

Para compensar a ausência de câmbio automático no Stilo, a
Fiat inova com um manual automatizado muito eficiente

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Stilo Sporting com câmbio Dualogic no autódromo de Interlagos: bom funcionamento da caixa tanto em modo manual quanto em automático

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A alavanca faz trocas ascendentes para trás e reduções para frente, o inverso do mais comum, e pode incluir comandos tipo borboleta no volante

Demorou, mas o câmbio manual automatizado enfim ganha espaço nos carros nacionais. Começou em outubro com a Meriva Easytronic e agora prossegue com o Stilo Dualogic, que marca o (atrasado) lançamento da linha 2008 do médio da Fiat. A caixa, oferecida nas duas versões de 1,8 litro, básica e Sporting — a Abarth de 2,45 litros e cinco cilindros permanece só com câmbio manual —, representa custo adicional de R$ 2.490, com opção de alavancas de troca atrás do volante.

Embora a Fiat o chame de automático, o sistema Free Choice (livre escolha) desenvolvido pela Magneti Marelli é mesmo uma caixa manual de cinco marchas — a mesma do Stilo comum — acrescida de acionamento hidráulico para as mudanças de marcha e de controle automático da embreagem (ambos com comando eletrônico), o que elimina o pedal. Como o Easytronic da GM, o Dualogic (nome derivado das palavras duplo e lógico em inglês) permite escolher entre trocas manuais seqüenciais ou automáticas, mas o câmbio da Fiat traz várias particularidades.

A primeira é a posição das operações manuais, inversa ao padrão tradicional e igual à dos câmbios automáticos do novo Omega e da linha BMW atual: subir marchas para trás, reduzir para frente. Embora possa causar estranheza a quem se habituou ao outro padrão, tem a vantagem de corresponder às forças que o corpo do motorista sofre ao acelerar forte (para trás) e ao frear (para frente). A segunda diferença é a opção por alavancas fixadas atrás do volante — as conhecidas borboletas — para mudanças de marcha, a direita para subir e a esquerda para reduzir.

O Stilo 2008 traz também as primeiras alterações de estilo desde seu lançamento em 2002. A Fiat não foi muito longe e, sem modificar qualquer painel metálico, conteve os custos, mas impediu um rejuvenescimento das linhas algo cansadas. São novos os pára-choques, com faróis de neblina no dianteiro em todas as versões (antes vinham integrados ao conjunto ótico) e uma simulação de duas saídas de escapamento no traseiro (a real está embaixo, à esquerda), e a grade, com o novo emblema da marca e frisos decorativos em vermelho no Sporting e cromados nos demais.

Os retrovisores passam a ter luzes de direção, item que sempre fez falta, e os frisos das portas ganham detalhe cromado. As lanternas traseiras mudam de aspecto, sem alterar o formato, e há novas rodas de 16 pol (básico e Abarth) e 17 pol (Sporting). Por dentro foram alterados só os revestimentos em veludo no básico, em couro com veludo no Abarth e, opcional para qualquer versão, em dois tons de couro acompanhado de plástico mais suave no painel e nas portas. O Sporting recebe ainda espelho iluminado no pára-sol do passageiro e pedais esportivos, só com câmbio manual. E o rádio/CD/MP3 Connect, dotado de tecnologia Bluetooth para celular, agora vem com conexões USB e para MP3 portátil. Faltou adotar o sistema Blue&Me usado no Punto.

Os recursos do câmbio   O Dualogic tem as posições N (ponto-morto), R (ré), D/M (que serve para drive, ou direção, e para o modo manual), + (troca ascendente) e - (redução). Não existe posição de estacionamento (P), devendo-se deixar a alavanca em N e usar o freio de mão para manter o carro imóvel. Um botão S aciona o modo esportivo, que leva a caixa a usar marchas mais baixas (em modo automático) ou a fazer mudanças mais rápidas (em manual). Como habitual em sistemas seqüenciais, a alavanca retorna ao ponto central (D/M) após ser movida para as posições + e -. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 24/1/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados