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Toque de jovialidade

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A descontraída versão Sport chama a atenção, mas o
Ranger 2008 tem também suspensão e direção revistas

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

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O Sport: itens na cor da carroceria, faróis de neblina, rodas de 16 pol com pneus todo-terreno, áudio com MP3

A Ford apresentou nesta quinta-feira o modelo 2008 do picape médio Ranger. A maior novidade é a versão Sport, que, por meio de alterações de acabamento e da dotação de itens de série, procurará conquistar o público mais jovem. Por isso mesmo é baseado no XLS de cabine simples e só virá com motor a gasolina de 2,3 litros e 150 cv. Seu preço, que a Ford garante não ser de lançamento, é de R$ 50.000.

São itens de série ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e travas, pára-choque dianteiro e grade na cor do resto da carroceria, faróis de neblina, alarme, rádio/CD com MP3 e rodas de 16 pol com pneus 245/70 do tipo A/T (todo terreno), estes os mesmos da versão a diesel. O resto da linha permanece inalterado, com todas as conhecidas variações de cabine, motorização, tração e nível de acabamento — e os mesmos preços de 2007. Apenas o XLS de cabine dupla recebeu ligeira mudança estética, em que grade e pára-choque dianteiro passam a ser pretos.

A Ford modificou alguns pontos da suspensão traseira, como instalar os amortecedores externos ao chassi, próximos às rodas, a exemplo do que já havia ocorrido no F-250 há pouco mais de quatro anos. A vantagem é conhecida: a atuação do amortecedor acompanha mais de perto os movimentos de compressão e distensão da suspensão, proporcionando maior controle das oscilações. O efeito aparece mais ao rodar sobre pisos bem irregulares, como as costelas-de-vaca, o que normalmente leva os eixos rígidos como o traseiro do Ranger a saltitar, com perda de contato dos pneus com o solo.

Houve também alteração do centro de rolagem (em torno do qual o veículo se inclina) determinado pela suspensão traseira, por meio do afastamento das molas do eixo. Com isso o eixo de rolagem, segundo a fábrica, fica mais próximo do dianteiro (mais baixo) e portanto mais nivelado, dando ao picape um melhor e mais previsível comportamento em curva. Além dessas mudanças, a suspensão traseira recebeu estabilizador, medida acompanhada do emprego de estabilizador dianteiro de maior diâmetro. Continua

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Data de publicação: 24/11/07

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