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A Fiat apresenta o Punto Turbo como um exercício de
engenharia, mas ele tem tudo para ser lançado no Brasil

Texto e fotos: Gino Brasil

Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma: "Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos...

Desta vez, ao colocar uma versão Turbo do Punto no evento Quatro Rodas Experience, no autódromo José Carlos Pace — Interlagos — em São Paulo, SP, a conversa foi um pouco diferente, mas o teor foi o mesmo. Oficialmente, é apenas um estudo e a Fiat nega que o Punto Turbo será lançado em nosso mercado. Mas os indícios são cada vez mais fortes para que, em breve, essa versão figure no portifólio brasileiro da marca italiana.

No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem.

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O motor do Abarth italiano, que fornece 155 cv e 23,5 m.kgf,
deriva da versão de 16 válvulas do Fire de 1,4 litro

Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou discos nas rodas traseiras.

É difícil imaginar que a Fiat não acredite nesse produto depois de andar com o carro. Considerando que as condições de avaliação foram muito limitadas, foi possível perceber que esse motor complementa o brilho do acerto de suspensão que o Punto já demonstrava. No evento estávamos restritos à velocidade máxima de 130 km/h e não havia muita liberdade nas curvas, pois havia outros carros circulando na pista. Apesar dessas barreiras, foi possível notar que o conjunto de motor e câmbio do Punto Turbo é muito bem acertado.

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Rodas de 17 pol emprestadas pelo Stilo, saias e defletor dão
aspecto mais esportivo ao Punto Turbo, ainda um protótipo

O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional — traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um turbocompressor Garrett IHI. No Grande Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool.

Não é um carro que joga o motorista contra o banco e o faz ficar atento às reações do turbo, como o antigo Uno Turbo de mesma cilindrada e 118 cv. Pelo contrário, é gradual e sereno, transmitindo segurança e controle. Nota-se que o turbo entra de maneira bem uniforme e, por volta de 3.500 rpm, passa a empurrar o carro com o vigor e a força esperados. As mudanças de marchas são precisas, apesar do curso do câmbio um pouco longo para um carro esportivo. A Fiat poderia rever este aspecto. As relações de marcha estão perfeitas, com o carro rodando suavemente na faixa de 120-130 km/h. O acerto de suspensão pareceu muito bom também. Mesmo provocado com aceleração total no meio da curva, o Punto não desgarrou de frente como era esperado.

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O Turbo na pista de Interlagos: respostas graduais do
motor, bom acerto de suspensão e freios eficientes

Enfim, neste primeiro contato com o protótipo, ainda sujeito a alterações, foi possível notar que o Punto Turbo tem um conjunto motor-câmbio de primeira grandeza e acerto de suspensão adequado, o suficiente para torná-lo um carro muito prazeroso. O Punto já demonstrou que caiu no gosto dos brasileiros e uma versão mais quente tem tudo para reforçar ainda mais sua imagem.

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Data de publicação: 20/5/08

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