Um adeus ao "tanquinho"

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A VW apresenta, com a versão E-Flex do Polo hatch, uma nova
tecnologia de partida a frio sem utilização de gasolina

Texto: Ricardo Panessa - Fotos: divulgação

O pequeno tanque auxiliar de gasolina, utilizado pelos modelos flexíveis de todas as marcas para a partida em dias frios quando se usa álcool, está afinal com os dias contados. A Volkswagen apresentou ontem uma nova versão do Polo hatch equipada com exclusivo dispositivo de partida a frio que dispensa o uso de gasolina, mesmo em temperaturas abaixo de zero. Batizado E-Flex, o "novo" Polo é o primeiro carro nacional a incorporar essa tecnologia, que deve se estender a outros modelos a médio prazo. Ele estará à venda nas concessionárias ainda este mês com preço sugerido de R$ 47.490.

Os inconvenientes do "tanquinho" eram bem conhecidos. Um, a necessidade de abastecê-lo regularmente, o que requer abrir o capô e em alguns casos movimentar o carro até outra bomba do posto; outro, o fato de que a gasolina se degrada em poucos meses (de três a quatro), o que cria um problema para usuários que não rodam com álcool ou que vivem em regiões quentes, pois nesses casos a partida a gasolina não é usada. De resto, é sempre preferível do ponto de vista da segurança que não haja um reservatório plástico de combustível no compartimento do motor. Não é à toa que no mundo todo, fora do Brasil, se usa álcool em proporção de 85% — o chamado E85 —, que dispensa injeção auxiliar de gasolina na partida.

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A galeria de combustível do sistema Flex Start, desenvolvido pela Bosch, e o elemento de aquecimento do combustível (em destaque)

Desenvolvido pela Bosch, o novo sistema, denominado Flex Start (partida flexível), identifica a temperatura do motor e do meio ambiente aquecendo, se necessário, o combustível antes e durante a partida. Segundo Marcos Araújo, gerente da Bosch responsável pelo projeto, o dispositivo tem capacidade para elevar a temperatura do combustível a até 120°C rapidamente, possibilitando a partida imediata do veículo sob qualquer temperatura — mesmo abaixo de zero, condição incomum no Brasil. "Desenvolvemos um novo distribuidor de combustível, com elementos de aquecimento integrados, e uma unidade de controle de aquecimento que, além de permitir dar a partida e rodar sem falhas mesmo com o motor frio, otimiza a queima diminuindo a emissão de poluentes", afirma Araújo.

A nova versão E-Flex complementa a linha Polo, que já conta com o Polo 1,6 básico (R$ 41.150), o recém-lançado BlueMotion (R$ 46.270), Sportline 1,6 (R$ 48.580) e GT 2,0 (R$ 52.740), além dos sedãs. Disponível apenas como hatch e na cor preto Magic, o E-Flex só se diferencia externamente das demais versões pela grade frontal com acabamento cromado, retrovisores com luzes indicativas de direção integradas e logotipo E-Flex estampado na tampa traseira.

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O E-Flex, que vem apenas na versão hatch e na cor preta, traz itens de série como conjunto elétrico, rodas de alumínio e rádio/CD com MP3


Igual em quase tudo   Embora a principal novidade do Polo E-Flex seja a capacidade de dar a partida com álcool mesmo sob temperaturas abaixo de zero, a apresentação do modelo se deu sob sol forte e calor de 35°C. Para fazer frente a essa condição, que anula a necessidade do novo dispositivo, a VW demonstrou a eficiência do sistema colocando uma unidade do modelo dentro de uma câmara fria, com temperatura de 2°C negativos. O motor pegou na hora, como era de esperar.

A nova versão do Polo oferece ainda um pacote de equipamentos de série que inclui rodas de alumínio de 15 pol, ar-condicionado automático, controle elétrico dos vidros e retrovisores, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, travamento central das portas, abertura interna elétrica da tampa do porta-malas, computador de bordo I-System e rádio/toca-CDs com MP3, entradas USB e SD Card e interface Bluetooth. Um sistema de segurança exige o acionamento do pedal da embreagem ao dar a partida.

Na traseira o logotipo da versão; na frente, grade com frisos cromados

Na prática, durante rápido teste na pista de testes da Bosch em Campinas, SP, o modelo apresentou o mesmo bom desempenho das demais versões. O conhecido motor de 1,6 litro, oito válvulas e potência de 101/104 cv (gasolina e álcool, na ordem), que havia passado por evolução na linha 2009, apresenta acelerações cheias e retomadas de velocidade vigorosas. A diferença só deverá aparecer mesmo na hora de dar a partida, caso o proprietário more numa região fria, ou na ausência de preocupação com o tanque auxiliar, caso viva em locais quentes.

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Data de publicação: 5/3/09

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