O último pode ser o primeiro

Clique para ampliar a imagem

Com boas soluções e uma suspensão das melhores, o Hoggar XR
prova que a Peugeot aprendeu com o histórico da concorrência

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Igual a um 207 na metade dianteira, o Hoggar acrescenta uma caçamba espaçosa; a suspensão traseira independente veio do furgão Partner

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A tampa de fácil remoção pode ser trancada; o estepe também se protege de furto; pneus de uso misto 175/70 R 14 estão bem escolhidos

As "quatro grandes" do mercado nacional acumulam cerca de 30 anos de produção de picapes leves derivados de automóveis. Com exceção da Ford, já estão em sua terceira geração e, como se espera de um processo evolutivo, encontraram nesse período formas de oferecer mais em conforto, praticidade e eficiência no transporte de carga ou no uso pessoal.

A Peugeot foi a primeira das "estreantes" — as marcas que se instalaram por aqui desde a década de 1990 — a entrar nesse segmento com o Hoggar, lançado no ano passado. Sem muita experiência no assunto mesmo no exterior, pois só havia fabricado o 504 Pickup de uso estritamente utilitário, a marca francesa combinou elementos da família 207 e do furgão Partner. E o resultado superou as expectativas, como pudemos comprovar com a versão XR de 1,4 litro, a de maior participação nas vendas.

É verdade que o desenho do Hoggar divide opiniões, sobretudo pela solução usada na traseira, com imensas lanternas que envolvem as laterais (contudo, mais com refletores que luz) e para-lamas abaulados. Mas há boas soluções como a tampa da caçamba com fácil remoção, e por isso trancada a chave, e o recesso à frente das rodas de trás, útil como degrau para se amarrar uma carga mais alta — e que aloja saídas para o ar da cabine, pois a região ali é de baixa pressão. A cobertura marítima, oferecida nas concessionárias, tem utilização simples e a área de carga conta com protetor plástico.

Em capacidade volumétrica na caçamba (1.151 litros até as bordas) o Hoggar está entre os líderes de sua categoria, mas cai várias posições quanto ao peso admissível: 660 kg, incluindo motorista e eventual passageiro, ante a média de 700 kg dos concorrentes. Existem seis ganchos externos e quatro internos para amarração dos volumes e o estepe fica debaixo da caçamba, com liberação por um parafuso só acessível quando a tampa da caçamba está aberta, para evitar o furto do pneu.

Com o interior todo aproveitado da seção dianteira do 207, quem dirige o Hoggar sente-se no automóvel da linha. Esta versão XR não promete luxo: a parte lateral dos bancos é revestida em vinil, o tecido é áspero, o volante vem em plástico algo duro e o acabamento essencial dispensa refinamentos, que ficam reservados à opção de topo, a Escapade. Mas há itens de conveniência adequados à proposta, como controle elétrico dos vidros (com temporizador, mas com botões no console, não a melhor posição) e travas (com comando a distância), rádio/toca-CDs com MP3, luz interna e faróis com temporizadores e espelho em ambos os para-sóis.

O motorista acomoda-se bem em um banco que, como o volante, é regulável em altura, embora a forma de ajuste (que requer aliviar o peso no assento para erguê-lo) esteja longe do ideal. Como em todo 207, o volante fica mais distante do condutor do que deveria. O quadro de instrumentos inclui conta-giros e sua iluminação em tom laranja é agradável e funcional. Atrás dos bancos há espaço razoável e uma rede para objetos.

Entre os detalhes bem pensados, o comutador de faróis é do tipo que apenas se puxa e não permite acendê-los já em facho alto; uma sineta toca no caso de arrancar com uma porta mal fechada; e o lavador de para-brisa distribui bem a água como poucos já vistos. O retrovisor esquerdo usa lente convexa, os faróis têm refletor duplo e há unidades dianteiras e traseira de neblina. Falta o ajuste de altura dos cintos e — bem conhecido da linha 207 — o botão de buzina dificulta dar um toque breve. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Grandes lanternas e para-lamas abaulados chamam atenção; os degraus laterais trazem saídas de ar e a cabine vem com barras em tom prateado

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/3/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados