Clique para ampliar a imagem

Boa posição de dirigir e vários itens de conveniência opcionais, mas o painel deveria trazer mostrador de combustível analógico, não digital

Com motor de 1,4 litro e 85/86 cv, a Trekking não promete emoções, mas entrega respostas razoáveis para o dia-a-dia ou pequenas viagens

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 84 mm. Cilindrada: 1.368 cm3. Taxa de compressão: 10,35:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 85 cv (gas.) e 86 cv (álc.) a 5.750 rpm. Torque máximo: 12,4 m.kgf (gas.) e 12,5 m.kgf (álc.) a 3.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 4,237 m; largura, 1,659 m; altura, 1,587 m; entre-eixos, 2,437 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 460 l; peso, 1.098 kg.
 
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 164 km/h 165 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5 s 13,4 s
Consumo em cidade 13,0 km/l 9,2 km/l
Consumo em estrada 17,0 km/l 12,6 km/l
Dados do fabricante

Alguns itens, ainda que opcionais, são destaque. O sistema de áudio toca MP3, tem entrada auxiliar USB e para reprodutor de MP3. Lamenta-se, porém, que ao conectar um MP3 portátil a única ordem possível para tocar as faixas seja a alfabética, sem considerar pastas ou nomes de bandas e cantores. No sistema usado no Linea e no Punto TJet este inconveniente já foi corrigido. Além disso, há interface Bluetooth de conexão de celular. Outro detalhe agradável é o apoio de braço para o motorista, normalmente visto em carros mais caros, que faz diferença em longos trechos de estrada e não atrapalha em nada a condução.

Como as reestilizações da linha Palio não têm afetado a estrutura do carro, as qualidades passam de um modelo para outro, assim como os defeitos. A posição de dirigir é cômoda, mas o espaço interno é apenas razoável. Na frente é bom, com o motorista e o passageiro se acomodando bem, embora falte o quarto pedal para o pé esquerdo quando fora da embreagem. Já os bancos são macios em excesso. No banco traseiro, espaço para cabeça está dentro do esperado, mas o vão para as pernas entrega a idade do projeto: poderia ser melhor diante da concorrência. Em contrapartida, o compartimento de bagagem é muito espaçoso (460 litros), plano e de fácil acesso e ainda conta com uma rede opcional para prender objetos. O estepe externo sob a carroceria, embora incômodo para uso, ajuda a manter baixa a base de acesso.

Desempenho comedido   Em termos de comportamento, a primeira coisa que se deve ter em mente é que o carro tem um motor pequeno e potência apenas razoável. Por esses dois aspectos somados, deve-se deixar de lado quaisquer pretensões esportivas que o motorista venha a ter. A Trekking é um pouco pesada, já que tem 1.098 kg (7 kg a mais que a ELX e 100 kg a menos que a Adventure), o que confere a relação peso-potência de 12,7 kg/cv. Ou seja, nada animador para quem quer desempenho.

Mas a Palio Trekking nunca prometeu isso. Com o bom torque em baixa rotação do motor Fire, seu comportamento na cidade é correto — não empolga, mas também não decepciona, apesar da aspereza acima do normal do motor. Ela cumpre bem sua função de levar e trazer a família nas atividades cotidianas e, na estrada, seu comportamento é adequado a um carro com motor de 1,4 litro. O câmbio com bons engates, os comandos leves e o sistema de direção preciso permitem viagens agradáveis, com certo fôlego em subida ou trechos de aclive. Seus freios têm boa potência e param o carro com facilidade, mas a frente poderia "mergulhar" menos.

O fato é que a suspensão poderia ser um pouco mais firme. Na condução urbana ele se mostra confortável, absorvendo oscilações e impactos com suavidade, mas em alta velocidade isso incomoda um pouco. O carro fica macio demais, inclina em excesso em curvas e em trechos sinuosos chega a desagradar pelos balanços da carroceria. Há espaço para que o carro fique um pouco mais firme sem que perca seu conforto.

Apesar da maciez excessiva, o conjunto está apto a andar com mais vigor. Nessas circunstâncias os pneus Pirelli Scorpion ATR de uso misto, na medida 175/70 R 14, dobram-se um pouco mais — comportamento esperado, uma vez que esse composto não tem como finalidade a condução esportiva. Já fora do asfalto, a regulagem macia da suspensão revela-se bem-vinda. O carro se comporta muito bem em estradas de cascalho e pedregulho, absorve com conforto as irregularidades e ainda permite transpor alguns obstáculos por que a Weekend ELX não passaria sem raspar o fundo, em função da diferente altura em relação ao solo. Evidente que há limitações, pois o carro continua tendo tração dianteira, sem nenhum equipamento que o habilite a trafegar em terrenos mais severos.

Por outro lado, para famílias que querem chegar a uma casa de campo ou na praia em local um pouco mais isolado, onde o asfalto ainda não existe, mas que tem estrada com razoáveis condições de rodagem, a Palio Trekking é uma boa opção. Reúne espaço para carga, para pessoas e certa capacidade de rodar nessas vias sem maiores conseqüências, sem gastar muito no preço ou em combustível.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade