A Adventure Locker traz as
maiores novidades: bloqueio do diferencial, amortecedores especiais e
adereços estéticos, talvez excessivos
O nome da versão está nas
soleiras e nos encostos dos bancos; no topo do painel agora há bússola e
clinômetros longitudinal e transversal |
Dando continuidade ao processo de atualização da linha Palio, que
começou em fevereiro do ano passado com o hatch
e prosseguiu em novembro com o Siena, a
Fiat apresenta a nova Palio Weekend, a terceira reestilização do modelo
desde seu lançamento em 1997. Desta vez as alterações de desenho foram
bem extensas e há também novidades técnicas.
A Weekend adotou na parte dianteira o atual padrão do Siena, com faróis
de duplo refletor, sendo os do facho
baixo do tipo elipsoidal e que invadem o
pára-choque. A grade tem destaque e traz consigo o emblema que agora
identifica a marca italiana, inaugurado com o Punto. Logo abaixo, o
pára-choque traz uma ampla entrada de ar central e os faróis de neblina,
que equipam todas as versões. Um conjunto agradável, que já provou ser
bem aceito no Siena.
Na parte lateral repetem-se os vincos na parte superior das portas,
pouco acima das maçanetas, já vistos no Palio e no Siena. As caixas de
roda trazem um arco em ressalto, no lugar das formas suaves do modelo
anterior, e a antiga terceira janela arredondada vem agora com recorte
ascendente na parte inferior, terminando em ângulo, a exemplo do Palio
de três portas. A mudança trouxe maior robustez visual à lateral.
Na traseira a receita do Siena foi aplicada mais uma vez, e com sucesso.
Foram adotadas lanternas horizontais — pela primeira vez na Weekend — e
cortadas pela tampa do porta-malas, como no sedã, mas com resultado
ainda melhor na perua. Isso porque as lanternas da Weekend são um pouco
maiores e preenchem a traseira de maneira mais harmônica, talvez
ajudadas pela colocação da placa na tampa, em vez de no pára-choque como
no sedã. O limpador do vidro traseiro fica nele incorporado, assim como
a terceira luz de freio, e acima há um discreto defletor. Em duas das
versões o pára-choque conta com uma larga faixa em preto-fosco, que
serve para evitar a sensação de espaço vazio nessa região.
A Fiat reformulou as versões da Weekend, que pode vir em três níveis de
acabamento e dois tipos de motorização. A opção de entrada continua a
ELX com motor de 1,4 litro, agora mais potente, como no Siena e no
Punto. Em seguida, uma novidade: a Trekking, com o mesmo motor 1,4
associado ao pacote visual e de suspensão da antiga Adventure. No topo
da gama aparece a Adventure Locker, que ganhou o sobrenome em função do
novo diferencial, a ser comentado adiante, e continua com o motor 1,8 de
origem General Motors. A HLX 1,8 deixa de existir.
Externamente, a ELX traz faróis com desenho interno e moldura cromados,
grade também cromada e a porção inferior do pára-choque dianteiro em
preto. Na lateral há frisos cromados e rodas de alumínio (opcionais) com
novo desenho. Os pneus agora têm medida um pouco maior, 185/65-14 em vez
de 175/70-14. Por dentro, recebe o quadro de instrumentos da linha Palio
ELX, em que o marcador de combustível é digital em cristal líquido — um
retrocesso, pois a leitura por ponteiro do anterior era mais fácil.
O painel ganhou revestimento na cor prata na parte central e um
porta-objetos onde antes vinha o cinzeiro, que é do tipo copo e
removível. O volante tem regulagem de altura de série e há o terceiro
encosto de cabeça no banco traseiro. Também compõem o preço básico da
ELX direção assistida hidráulica e computador de bordo. O rádio/CD, que
toca MP3 e tem entrada para pendrive e
MP3 portátil no porta-luvas, pode também receber o sistema
viva-voz Bluetooth.
Continua |