O diferencial faz a diferença

Clique para ampliar a imagem

A Fiat apresenta a nova Palio Weekend, em que a estrela é
a versão Adventure Locker com diferencial bloqueante

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A Adventure Locker traz as maiores novidades: bloqueio do diferencial, amortecedores especiais e adereços estéticos, talvez excessivos

Clique para ampliar a imagem

O nome da versão está nas soleiras e nos encostos dos bancos; no topo do painel agora há bússola e clinômetros longitudinal e transversal

Dando continuidade ao processo de atualização da linha Palio, que começou em fevereiro do ano passado com o hatch e prosseguiu em novembro com o Siena, a Fiat apresenta a nova Palio Weekend, a terceira reestilização do modelo desde seu lançamento em 1997. Desta vez as alterações de desenho foram bem extensas e há também novidades técnicas.

A Weekend adotou na parte dianteira o atual padrão do Siena, com faróis de duplo refletor, sendo os do facho baixo do tipo elipsoidal e que invadem o pára-choque. A grade tem destaque e traz consigo o emblema que agora identifica a marca italiana, inaugurado com o Punto. Logo abaixo, o pára-choque traz uma ampla entrada de ar central e os faróis de neblina, que equipam todas as versões. Um conjunto agradável, que já provou ser bem aceito no Siena.

Na parte lateral repetem-se os vincos na parte superior das portas, pouco acima das maçanetas, já vistos no Palio e no Siena. As caixas de roda trazem um arco em ressalto, no lugar das formas suaves do modelo anterior, e a antiga terceira janela arredondada vem agora com recorte ascendente na parte inferior, terminando em ângulo, a exemplo do Palio de três portas. A mudança trouxe maior robustez visual à lateral.

Na traseira a receita do Siena foi aplicada mais uma vez, e com sucesso. Foram adotadas lanternas horizontais — pela primeira vez na Weekend — e cortadas pela tampa do porta-malas, como no sedã, mas com resultado ainda melhor na perua. Isso porque as lanternas da Weekend são um pouco maiores e preenchem a traseira de maneira mais harmônica, talvez ajudadas pela colocação da placa na tampa, em vez de no pára-choque como no sedã. O limpador do vidro traseiro fica nele incorporado, assim como a terceira luz de freio, e acima há um discreto defletor. Em duas das versões o pára-choque conta com uma larga faixa em preto-fosco, que serve para evitar a sensação de espaço vazio nessa região.

A Fiat reformulou as versões da Weekend, que pode vir em três níveis de acabamento e dois tipos de motorização. A opção de entrada continua a ELX com motor de 1,4 litro, agora mais potente, como no Siena e no Punto. Em seguida, uma novidade: a Trekking, com o mesmo motor 1,4 associado ao pacote visual e de suspensão da antiga Adventure. No topo da gama aparece a Adventure Locker, que ganhou o sobrenome em função do novo diferencial, a ser comentado adiante, e continua com o motor 1,8 de origem General Motors. A HLX 1,8 deixa de existir.

Externamente, a ELX traz faróis com desenho interno e moldura cromados, grade também cromada e a porção inferior do pára-choque dianteiro em preto. Na lateral há frisos cromados e rodas de alumínio (opcionais) com novo desenho. Os pneus agora têm medida um pouco maior, 185/65-14 em vez de 175/70-14. Por dentro, recebe o quadro de instrumentos da linha Palio ELX, em que o marcador de combustível é digital em cristal líquido — um retrocesso, pois a leitura por ponteiro do anterior era mais fácil.

O painel ganhou revestimento na cor prata na parte central e um porta-objetos onde antes vinha o cinzeiro, que é do tipo copo e removível. O volante tem regulagem de altura de série e há o terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. Também compõem o preço básico da ELX direção assistida hidráulica e computador de bordo. O rádio/CD, que toca MP3 e tem entrada para pendrive e MP3 portátil no porta-luvas, pode também receber o sistema viva-voz Bluetooth. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/5/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados