Seda chinesa

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Apoiada na tradição inglesa, a MG vem da China com a proposta de
associar requinte a preço competitivo nos modelos MG6 e o 550

Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

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O perfil esportivo do MG6 deixa-o atraente; a dotação de equipamentos de conforto e segurança é elevada, compatível ao preço de R$ 99,8 mil

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Por dentro, como por fora, o cinco-portas parece desenhado para nosso gosto ocidental; seu desempenho é algo sacrificado pelo peso elevado

Acaba de chegar ao Brasil uma marca de longa tradição — foi fundada na Inglaterra em 1924 —, mas quase desconhecida por aqui, salvo pelos simpáticos modelos esporte da série T dos anos 50, de que os mais antigos ainda devem se lembrar (e que os nem tão antigos podem ter conhecido por sua réplica nacional, o MP Lafer). A MG ou Morris Garages, então parte da Rover, passou em 2006 às mãos do grupo chinês SAIC (Shanghai Automotive Industry Co.) e agora, representada pelo grupo importador Forest Trade, começa a vender por aqui os modelos MG6 e MG 550.

Apresentados ao público em outubro do ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo, os carros fizeram sua estreia oficial em junho e agora foram submetidos a um breve contato pela imprensa. Não são ingleses, como as bandeiras coladas aos para-lamas dianteiros poderiam sugerir, e sim fabricados em Xangai, com o MG6 sendo apenas finalizado em Birmingham, Inglaterra. Enquanto esse hatchback médio-grande de cinco portas (não é um cupê) tem preço sugerido de R$ 99.789, o sedã de quatro portas 550 custa R$ 94.789, ambos com garantia de sete anos. A intenção do importador é colocar no mercado um total de 1.500 unidades nos primeiros 12 meses de vendas, distribuídas por 15 pontos previstos para o fim do ano. E a gama não demora a crescer (leia boxe).

Quem olha o MG6 ou o 550 pode apostar que se trata de um carro europeu — não só pelo estilo, mas também pelo acabamento e o nível dos itens de série. Tanto as linhas externas quanto o interior mostram bom gosto e a clara intenção de agradar a preferências ocidentais. Apesar das muitas semelhanças entre o hatch e o sedã, foram aplicadas diferenças para os distinguir mesmo aos olhos do motorista, caso do quadro de instrumentos, que conta com velocímetro digital no 550 e analógico no MG 6.

São muito bons o espaço interno e os porta-malas. Mesmo o hatch permite entrar e sair do banco traseiro sem dificuldade, apesar de seu perfil mais esportivo. Os dois modelos têm, entre os equipamentos de série, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), controle de estabilidade e de tração, bancos revestidos em couro com ajuste elétrico nos dianteiros, teto solar, toca-DVDs e navegador integrados à tela de 6,5 pol no painel, câmera traseira para orientar manobras, ar-condicionado de duas zonas, monitor de pressão dos pneus, chave eletrônica e rodas de 17 pol com pneus 215/50.

Depois de dirigir alguns quilômetros, porém, percebe-se que tanto luxo não é acompanhado de igual vigor no desempenho. Ambos os modelos usam motor de quatro cilindros e 1,8 litro com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando, 16 válvulas e turbocompressor, o que faz a potência chegar a 170 cv e o torque a 22 m.kgf, disponível desde 2.500 rpm. São números razoáveis, mas que lidam com um peso expressivo de 1.486 kg no sedã — curiosamente o hatch é 4 kg mais pesado, quando o normal seria o inverso.

A avaliação promovida pelo importador ficou longe do ideal, restrita a um kartódromo na Grande São Paulo, mas foi possível perceber no MG 550 um desempenho compatível com sua proposta e peso. Já ao MG6, que sugere algo mais esportivo pelas linhas, falta um pouco de emoção. Embora no exterior o fabricante anuncie aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos para o hatch, aqui não há dados oficiais. Continua

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Faróis (com refletor elipsoidal, mas sem lâmpadas de xenônio) e lanternas bem elaboradas valorizam o estilo do MG6, que é finalizado na Inglaterra

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Data de publicação: 14/7/11

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