Coreano com assinatura alemã

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Desenhado por um germânico, o novo Kia Cerato vem com os
atributos certos — até o preço — para brigar com o Honda City

Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

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Desenhado pelo autor do primeiro Audi TT, o novo Cerato agrada muito pelo estilo, que remete ao Civic e até Audis e BMWs em algumas partes

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Maior em comprimento, largura e entre-eixos, a nova geração saiu este ano nos EUA; o porta-malas de 415 litros é que decepciona um pouco

O novo Kia Cerato é a prova de como um projetista pode mudar radicalmente a direção de uma marca. A contratação do alemão Peter Schreyer deu um novo rumo aos carros da Kia Motors. Depois de trabalhar por 25 anos na Audi, onde entrou como estagiário em 1978 e logo de cara criou o primeiro rascunho do Audi TT original, ele aceitou o desafio de transformar os modelos da marca sul-coreana — para melhor, claro. E conseguiu.

Ao primeiro contato com o novo sedã médio-pequeno é possível perceber que a grande qualidade que salta, literalmente, à vista é o estilo. Pode-se falar o que se quiser do Cerato, menos que seja um carro feio. Absolutamente novo — do anterior só restou o nome —, ele estreou este ano no Salão de Chicago, EUA, mercado onde se chama Forte. Logo de cara percebe-se uma grande influência do moderno desenho da indústria alemã. Nada mais natural, pois é onde Peter nasceu, estudou e trabalhou. Todo o conjunto dianteiro, incluindo grade e faróis, tem uma leve semelhança com os Audis, mas também remete ao Honda Civic. É fácil entender essa geração de estilo: grades e faróis estão cada vez mais envolventes, com as extremidades para cima, como se fosse um sorriso. E quem começou essa moda foi justamente Peter Schreyer.

Os vincos nas laterais e a cintura alta já remetem ao BMW Série 3. Não faltaram os retrovisores com luzes de direção integradas. A junção do teto com a traseira, mais as lanternas de trás, também são inspiradas no sedã da BMW. Graças a esse desenho de carroceria o novo Cerato melhorou em aerodinâmica, reduzindo o Cx de 0,31 do anterior para 0,29, ótimo resultado para seu porte (maior comprimento favorece o Cx). Ele cresceu nesta geração 30 mm em comprimento e 40 mm em largura e distância entre eixos, passando a 4,53 m, 1,77 m e 2,65 m, na ordem. Já a altura diminuiu 10 mm para 1,46 m. Suas linhas bem modernas, até mesmo esportivas, causam boa primeira impressão.

O Cerato chega em três pacotes de acabamento, sem denominação de versão. O primeiro (E201), ao preço sugerido de R$ 49.900, vem de série com bolsas infláveis frontais, ar-condicionado com ajuste manual, controle elétrico dos vidros/travas/retrovisores, comando a distância da trava de portas e do porta-malas, computador de bordo, rodas de alumínio de 15 pol (até no estepe, raro na categoria), faróis de neblina e rádio/toca-CDs com leitura de MP3 e entradas auxiliar e USB. O pacote E202, de R$ 52.900, acrescenta freios com sistema antitravamento (ABS) e traseiros também a disco, encostos de cabeça ativos na frente, controle automático de temperatura do ar-condicionado, detalhes internos que simulam aço escovado, apoio de braço no banco traseiro, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro e rodas de 16 pol. No último Cerato, o E252, vem o câmbio automático de quatro marchas com seleção manual de marchas (sobe para frente, reduz para trás) ao valor de R$ 57.900. Há ainda opção de rodas de 17 pol.

Não há como negar que o carro chega para brigar de frente com o recém-lançado Honda City, nome que foi várias vezes mencionado durante a apresentação à imprensa da Kia. Até mesmo a definição de equipamentos de série parece ter seguido a da marca japonesa. No entanto, o Cerato básico sai R$ 6,3 mil mais em conta que o City de entrada e o automático, mesmo com vários itens adicionais, ainda é R$ 2,1 mil mais barato que a versão LX do Honda. Corolla, Civic, Focus, Linea, Polo Sedan, 307 Sedan e Sentra são considerados outros adversários pela Kia. Continua

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Faróis de neblina e rodas de alumínio são de série desde a versão básica, mas há opção entre aros de 15, 16 e 17 pol; freios ABS são opcionais

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Data de publicação: 22/8/09

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