Best Cars Web Site

De volta às manchetes

Clique para ampliar a imagem

A VW chama as atenções com um banho de loja no Gol,
reestilização no Bora e seis marchas no Golf automático

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Faróis de longo alcance, rodas de 15 pol, suspensão elevada e detalhes em cinza e amarelo no interior: adereços estéticos da série especial Rallye do Gol

Na múltipla apresentação realizada pela Volkswagen, para lançamento do utilitário esporte Touareg reestilizado, foram também apresentados o Golf com câmbio automático de seis marchas, o Bora reestilizado e a nova série especial do Gol, chamada Rallye. Utilizando como base a versão Power equipada com motor de 1,6 litro, a nova edição especial traz apenas mudanças estéticas. Há previsão de produção de 3.000 unidades entre setembro de 2007 e julho de 2008.

As alterações visuais, que acompanham o lançamento da cor amarelo Solaris exclusiva desta versão, abrangem faróis com máscara negra, aplique em cinza no centro do pára-choque como o da Parati Track & Field e faróis de longo alcance, acionados somente quando o farol alto está aceso. Ainda no pára-choque dianteiro, mas na parte inferior, foi colocado um elemento estético em cinza que simula um protetor de alumínio.

Nas laterais adotou-se um arco sobre as caixas de roda, artifício já utilizado na primeira versão da Palio Adventure, e as rodas de alumínio de 15 pol são as da Parati Track & Field — só com pintura diferente, mais escura. Há adesivos pretos nas colunas B e C e adesivos nas laterais alusivos à versão. Na traseira surgem um defletor sobre o vidro e o adesivo da edição. As lanternas usam um tom de vermelho mais escuro e no pára-choque há o mesmo aplique inferior do dianteiro.

No interior do Rallye (uma reedição, pois série de mesmo nome foi produzida em 2005), a fábrica alemã usou e abusou dos detalhes em cinza que imitam aço, colocando-os na seção central do painel, nas molduras de acionamento do controle elétrico dos vidros, na maçaneta do porta-luvas e no botão de acionamento do freio de estacionamento. Mas a alteração mais marcante é o novo volante de três raios, exclusivo da versão. De desenho original, vai dividir opiniões.

A idéia parece ter sido dar a impressão de raios feitos em metal, como em volantes de competição, mas se trata apenas de aplique plástico pintado — com o erro estético de haver um suporte de plástico preto nas extremidades dos raios, no apoio dos polegares. De resto, o fundo do quadro de instrumentos é branco e os bancos possuem revestimento exclusivo, com a inscrição Rallye nos encostos e laterais de tecido amarelo, qualquer seja a cor da carroceria. Os pedais são cromados e o pomo do câmbio é exclusivo, também com a inscrição Rallye junto da posição de marchas.

Para compor todo esse pacote estético, a Volkswagen diz ter buscado inspiração nos carros de competição e de rali. Não há alterações técnicas em relação às versões do Gol que já contam com maior altura de rodagem (18 mm pela suspensão e 9 mm pelos pneus de maior diâmetro, 195/55-15, no total de 27 mm). Comparado aos Gols de suspensão normal, mais baixa, o comportamento pouco se altera, sendo possível perceber que o carro está um pouco mais duro, sem ser desconfortável. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/9/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados