Jeito de Polo, preço de Gol

Clique para ampliar a imagem

Reformulado até na plataforma, o novo Gol chega com desenho
atraente e cativa ao volante, mas decepciona no acabamento

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A identidade dos antigos Gols aparece em detalhes de estilo, mas o carro é todo novo e tem um desenho atraente e que transmite solidez

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A caída da traseira em dois níveis o diferencia do Fox, Polo e Golf; a frente é que ficou mais longa que o necessário para motor transversal

Há 21 anos o Gol é o carro mais vendido do mercado brasileiro, embora entre os fabricantes a Volkswagen tenha perdido a liderança para a Fiat há tempos. Mas essa vantagem do Gol vinha diminuindo ano a ano, sinal claro de que os concorrentes avançavam e de que, por mais que o Gol tivesse atributos como robustez e confiabilidade, eles já não pareciam suficientes para segurar por muito tempo a posição ocupada. Tendo isso em vista, a VW decidiu se mexer e reformulou totalmente o carro.

Do modelo antigo (que permanece à venda em versão básica), só o nome ficou. Mudou tudo — plataforma, suspensão, desenho, interior, motor e até mesmo sua posição. É de fato uma nova geração, a terceira desde 1980 (saiba por que não é a quinta). Mais até que no lançamento da segunda, em 1994, quando a mecânica foi mantida. A VW adota agora em seu carro de entrada uma plataforma derivada da PQ24, a mesma do Polo e do Fox.. Com isso, veio a reboque a colocação do motor na posição transversal, conferindo um comportamento todo novo ao veículo e também a possibilidade de reduzir o comprimento da frente, além de aumentar a segurança em caso de colisão frontal.

Oferecido por enquanto apenas na configuração de cinco portas, o novo Gol chega em três opções de acabamento. A versão básica, disponível com motores de 1,0 e 1,6 litro, traz banco do motorista e cintos de segurança com regulagem de altura, controle interno dos retrovisores e pára-choques na cor do veículo e parte de R$ 28.890 e R$ 32.290, conforme o motor. Pode ser agregado o pacote Trend, que adiciona conta-giros, detalhes internos cromados, porta-objetos nas portas, faróis com duplo refletor, rodas de aço de 14 pol com pneus 175/70 (inéditos no Gol), chave do tipo canivete e revestimento diferenciado dos bancos, fazendo com que o preço passe a R$ 29.825 e R$ 33.235, na ordem.

A terceira opção é a Power, só com motor 1,6, que parte de R$ 36.420 e traz equipamentos de série como faróis com duplo refletor, faróis e lanterna de neblina, frisos laterais na cor do carro com aplique cromado, grade dianteira inferior com detalhe cromado, lanternas traseiras escurecidas, rodas de aço de 15 pol, direção assistida, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, chave canivete e preparação para sistema de áudio.

Os principais opcionais, como ar-condicionado, rodas de alumínio, controle elétrico dos vidros e travas, computador de bordo e dois modelos de rádio, podem ser escolhidos em qualquer versão. Novidade é o retorno das opções de bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento (ABS), que haviam sido abolidas no "Geração 4".

Contraste   O Gol traz o desenho da frente inspirado nos mais recentes lançamentos do grupo, em especial o utilitário esporte compacto Tiguan, com faróis de perfil mais afilado. A grade, bem maior que a dos modelos anteriores, compõe com as linhas do capô o "V" que identifica os últimos modelos da marca. Um fato curioso é a frente continuar pronunciada, com muito volume à frente do eixo, como se o motor ainda fosse longitudinal. O coeficiente aerodinâmico (Cx) declarado é adequado, 0,34.

A lateral possui alguns vincos e tem como pontos de destaque o desenho do corte da tampa traseira. Para manter a identidade do Gol, seguiu-se a escola de fazer uma caída mais suave e em duas etapas. Nota-se ali uma diferenciação dos demais modelos hatch da linha, que têm caída reta e abrupta, como o Polo e o Golf. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 1/7/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados