Com o ganho de potência e
torque do modelo 2006 pela adoção de motor flexível (as
alterações para 2009 não afetaram tais valores), o Mille obteve
melhor desempenho que o avaliado em 2005 na simulação do
consultor Iran Cartaxo. A velocidade máxima subiu quase 10 km/h,
a aceleração de 0 a 100 baixou em 2 segundos e a retomada de 60
a 100 em quarta melhorou 1 s. Isso na versão Way, que tem
pequena variação em relações de transmissão e pneus mais largos.
O Mille básico atual tem máxima de 157,4 km/h, 0-100 em 15,7 s e
60-100 (em quarta) em 15,1 s, sempre com álcool.
O acerto de câmbio está muito bom: a máxima é obtida com motor
"cheio" em quarta (entre 6.000 e 6.200 rpm, conforme a versão e
o combustível) e a quinta faz 120 km/h com razoáveis 3.900 rpm
no Way (3.850 no básico). O consumo aumentou um pouco em relação
a 2005, quando o motor era menos potente e os pneus mais
estreitos (145/80 R 13). Na cidade passou de 11,9 km/l para 11,7
no básico e 11,3 no Way, e na estrada, de 16,2 km/l para 15,8
(básico) e 15,6 (Way) com gasolina. Mesmo assim, ele se destaca
como um dos carros mais econômicos do mercado. |
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gas. |
álc. |
Velocidade
máxima |
155,2 km/h |
156,3 km/h |
Regime à vel. máxima em 4ª. |
6.000 rpm |
6.050 rpm |
Regime a
120 km/h em 5ª. |
3.900 rpm |
Potência a 120 km/h |
30 cv |
Aceleração de 0 a
100 km/h |
16,3 s |
16,0 s |
Aceleração de 0 a
400 m |
20,2 s |
19,8 s |
Aceleração de 0 a
1.000 m |
36,5 s |
36,4 s |
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. |
27,6 s |
26,7 s |
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. |
20,9 s |
20,3 s |
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. |
12,9 s |
12,6 s |
Retom.
60 a 100 km/h em 4ª. |
16,6 s |
16,2 s |
Retom.
60 a 100 km/h em 3ª. |
10,9 s |
10,7 s |
Consumo em cidade |
11,3 km/l |
8,0 km/l |
Consumo em estrada |
15,6 km/l |
11,2 km/l |
Consumo a 60 km/h |
17,5 km/l |
12,5 km/l |
Consumo a 80 km/h |
16,3 km/l |
11,7 km/l |
Consumo a 100 km/h |
14,6 km/l |
10,5 km/l |
Consumo a 120 km/h |
12,8 km/l |
9,2 km/l |
Conheça
o simulador e os ciclos de consumo |
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gas. |
álc. |
Velocidade
máxima |
151 km/h |
153 km/h |
Aceleração de
0 a 100 km/h |
15,1 s |
14,7 s |
Consumo em
cidade |
15,0 km/l |
10,6 km/l |
Consumo em
estrada |
21,0 km/l |
14,9 km/l |
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> O motor Fire, adotado
no Mille no modelo 2002 e que passou a flexível em combustível
em 2005, recebeu para 2009 coletor de escapamento tubular com
menores perdas de carga, catalisador de maior volume com menor
restrição ao fluxo dos gases, comando de válvulas com massa 27%
menor e válvulas mais leves (o que permitiu carga de molas 25%
mais baixa), o que exige menor esforço do motor para acionar
todo esse conjunto. Além disso, as bielas passaram a ser
forjadas e fraturadas (são literalmente quebradas na produção,
em vez de partidas com corte liso, para encaixe mais perfeito) e
sua massa está 30% menor. A calibração do sistema de injeção foi
revista e, para completar a receita de economia, o motor agora é
lubrificado com óleo de menor viscosidade (5W30) e baixo atrito. |
> O Mille Way, que
surgiu como pacote opcional e agora é versão de linha, traz
suspensão elevada e pneus maiores, 175/70 R 13 em vez de 165/70
R 13, o que resulta em altura total 44 mm maior que a da versão
básica. Como esses pneus têm diâmetro 2% maior, a transmissão é
alongada na mesma proporção. Em 2009 a Fiat compensou esse
efeito mantendo a quinta marcha intocada no Way, enquanto o
básico teve tal marcha alongada em 5%. Resultado: agora a
velocidade por 1.000 rpm em cada marcha é praticamente a mesma
nas duas versões, com apenas a quarta mais curta (25 em vez de
26 km/h) no básico. A 120 km/h em quinta, o Way gira apenas 60
rpm mais alto que o Mille comum. |
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MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999
cm3. Taxa de compressão: 11,65:1. Potência máxima: 65 cv (gas.)
e 66 cv (álc.) a
6.000 rpm. Torque máximo: 9,1 m.kgf (gas.) e 9,2 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm. Injeção multiponto sequencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª) 2,24; 3ª) 1,44; 4ª) 1,03; 5ª) 0,87; diferencial,
4,07.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 6; 2ª) 12; 3ª) 18; 4ª)
26; 5ª) 31. |
FREIOS
- dianteiros a disco, 240 mm ø;
traseiros a tambor, 185 mm ø. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica (opcional);
diâmetro de giro, 10 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, McPherson, feixe
de molas semi-elíticas. |
RODAS
- 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R 13. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,693 m; largura, 1,548 m; altura, 1,489 m; entre-eixos,
2,361 m; bitola dianteira, 1,337
m; bitola traseira, 1,357 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas,
270 l; peso, 840 kg. |
Garantia e assistência
- Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 7071000. |
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