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O motor Fire, adotado em 2002 e agora com alívio de peso e de atritos, e suas curvas de potência e torque: boas respostas desde baixa rotação
Simulação de desempenho
Com o ganho de potência e torque do modelo 2006 pela adoção de motor flexível (as alterações para 2009 não afetaram tais valores), o Mille obteve melhor desempenho que o avaliado em 2005 na simulação do consultor Iran Cartaxo. A velocidade máxima subiu quase 10 km/h, a aceleração de 0 a 100 baixou em 2 segundos e a retomada de 60 a 100 em quarta melhorou 1 s. Isso na versão Way, que tem pequena variação em relações de transmissão e pneus mais largos. O Mille básico atual tem máxima de 157,4 km/h, 0-100 em 15,7 s e 60-100 (em quarta) em 15,1 s, sempre com álcool.

O acerto de câmbio está muito bom: a máxima é obtida com motor "cheio" em quarta (entre 6.000 e 6.200 rpm, conforme a versão e o combustível) e a quinta faz 120 km/h com razoáveis 3.900 rpm no Way (3.850 no básico). O consumo aumentou um pouco em relação a 2005, quando o motor era menos potente e os pneus mais estreitos (145/80 R 13). Na cidade passou de 11,9 km/l para 11,7 no básico e 11,3 no Way, e na estrada, de 16,2 km/l para 15,8 (básico) e 15,6 (Way) com gasolina. Mesmo assim, ele se destaca como um dos carros mais econômicos do mercado.
 
  gas. álc.
Velocidade máxima 155,2 km/h 156,3 km/h
Regime à vel. máxima em 4ª. 6.000 rpm 6.050 rpm
Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm
Potência a 120 km/h 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,3 s 16,0 s
Aceleração de 0 a 400 m 20,2 s 19,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,5 s 36,4 s
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. 27,6 s 26,7 s
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. 20,9 s 20,3 s
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. 12,9 s 12,6 s
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. 16,6 s 16,2 s
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. 10,9 s 10,7 s
Consumo em cidade 11,3 km/l 8,0 km/l
Consumo em estrada 15,6 km/l 11,2 km/l
Consumo a 60 km/h 17,5 km/l 12,5 km/l
Consumo a 80 km/h 16,3 km/l 11,7 km/l
Consumo a 100 km/h 14,6 km/l 10,5 km/l
Consumo a 120 km/h 12,8 km/l 9,2 km/l
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
  gas. álc.
Velocidade máxima 151 km/h 153 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,1 s 14,7 s
Consumo em cidade 15,0 km/l 10,6 km/l
Consumo em estrada 21,0 km/l 14,9 km/l
Comentário técnico
> O motor Fire, adotado no Mille no modelo 2002 e que passou a flexível em combustível em 2005, recebeu para 2009 coletor de escapamento tubular com menores perdas de carga, catalisador de maior volume com menor restrição ao fluxo dos gases, comando de válvulas com massa 27% menor e válvulas mais leves (o que permitiu carga de molas 25% mais baixa), o que exige menor esforço do motor para acionar todo esse conjunto. Além disso, as bielas passaram a ser forjadas e fraturadas (são literalmente quebradas na produção, em vez de partidas com corte liso, para encaixe mais perfeito) e sua massa está 30% menor. A calibração do sistema de injeção foi revista e, para completar a receita de economia, o motor agora é lubrificado com óleo de menor viscosidade (5W30) e baixo atrito.
> O Mille Way, que surgiu como pacote opcional e agora é versão de linha, traz suspensão elevada e pneus maiores, 175/70 R 13 em vez de 165/70 R 13, o que resulta em altura total 44 mm maior que a da versão básica. Como esses pneus têm diâmetro 2% maior, a transmissão é alongada na mesma proporção. Em 2009 a Fiat compensou esse efeito mantendo a quinta marcha intocada no Way, enquanto o básico teve tal marcha alongada em 5%. Resultado: agora a velocidade por 1.000 rpm em cada marcha é praticamente a mesma nas duas versões, com apenas a quarta mais curta (25 em vez de 26 km/h) no básico. A 120 km/h em quinta, o Way gira apenas 60 rpm mais alto que o Mille comum.
 
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 11,65:1. Potência máxima: 65 cv (gas.) e 66 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo: 9,1 m.kgf (gas.) e 9,2 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª) 2,24; 3ª) 1,44; 4ª) 1,03; 5ª) 0,87; diferencial, 4,07. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 6; 2ª) 12; 3ª) 18; 4ª) 26; 5ª) 31.
FREIOS - dianteiros a disco, 240 mm ø; traseiros a tambor, 185 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica (opcional); diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, McPherson, feixe de molas semi-elíticas.
RODAS - 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R 13.
DIMENSÕES - comprimento, 3,693 m; largura, 1,548 m; altura, 1,489 m; entre-eixos, 2,361 m; bitola dianteira, 1,337 m; bitola traseira, 1,357 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 270 l; peso, 840 kg.
Garantia e assistência - Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 7071000.

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