Com formas inspiradas nas de um
pássaro, o FCC2 foi concebido na proposta de meio ambiente e diversão e
usa um motor elétrico de 80 cv
Bancos e cintos esportivos,
navegador por GPS, faróis de xenônio e luzes por leds: componentes de um
carro-conceito muito interessante |
Sempre que se vê um carro-conceito, é válido perguntar: como será que
esse carro anda? Como ele se comporta dinamicamente? Como seria andar
com um desses? E, por que não, será que ele anda mesmo?
Agora há resposta — ao menos para um modelo de carro-conceito — para
todas as questões acima, pois a Fiat ofereceu para uma breve avaliação o
FCC2, o carro-conceito elétrico totalmente desenvolvido no Brasil que
chamou atenção em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo em
outubro.
Desenvolvido com base na premissa Enviroment & Fun, ou meio ambiente &
diversão, o FCC2 é um carro ecologicamente correto a começar pelo
sistema de propulsão elétrica. É equipado com motor elétrico que
desenvolve potência de 59 kW (o equivalente a 80 cv) e torque constante
de 22,9 m.kgf, alimentado por 93 baterias de íon de lítio instaladas ao
longo do carro, entre a porção dianteira e traseira, visando a melhor
equilíbrio e comportamento dinâmico. Junto a esse conjunto vai acoplada
uma caixa manual de duas marchas.
Em função do torque constante produzido pelo motor, não seria preciso
ter mais de uma marcha. A Fiat optou, porém, por usar duas com relações
equivalentes às de segunda e terceira marchas de um carro com propulsor
a gasolina. Para o uso cotidiano seria usada a marcha alta, equivalente
à terceira, com a equivalente à segunda entrando de forma automática em situações em que é
necessário explorar melhor o torque produzido pelo motor. Há ainda o
sistema Locker de bloqueio do diferencial, usado na linha Adventure da
marca, algo inédito em um conjunto motriz elétrico.
Esse conjunto motriz é uma evolução daquele que equipa o Palio Elétrico
e a Palio Weekend Elétrica, protótipos que a marca mostrou há algum
tempo. A Fiat diz que sua autonomia é de 100 quilômetros em uso
constante e, em um uso mais semelhante ao urbano, cai para 80 km. É
possível imaginar que, em um uso com mais carga e um terreno mais
íngreme, essa autonomia caia ainda mais, o que constitui a maior
limitação para o uso do carro elétrico como substituto do convencional a
combustão.
Ao custo de R$ 1,5 milhão, o exemplar único do FCC2 é um carro muito bem
construído. Tem estrutura tubular, suspensão independente nas quatro
rodas (a dianteira formada por braços triangulares sobrepostos), freios
a disco e rodas com aro de 19 pol com pneus 255/55 R 19. O carro
representa o que há de mais moderno na engenharia da Fiat do Brasil, o
que foi um dos motes do projeto. Não há como negar que o centro de
engenharia de Betim foi bem sucedido. Com um desenho que lembra um
pássaro e pintado na cor verde, para sinalizar a integração com a
natureza, o FCC2 é um carro muito interessante para se guiar e algo
totalmente novo para a grande maioria.
Ao volante
As diferenças para um carro convencional começam ao ligar o conceito.
Gira-se a chave e ele está pronto para andar — não é necessário engatar
nenhuma marcha ou ordenar qualquer outro comando. Basta acelerar que o
FCC2 já entra em movimento. Quando isso começa, mais uma sensação nova:
não há ruído. Apenas o barulho dos pneus em contato com o chão, algo que
fica mais notável porque o carro é todo aberto, e um leve ruído do
câmbio que serve, ao que parece, para nos lembrar que ele está lá. Esse
ruído só é perceptível com alguma atenção, do contrário nem isso —
apenas o barulho do vento.
Evidente que não pudemos testar os limites do carro, nem era esse o
propósito da apresentação, realizada no kartódromo de Aldeia da Serra,
perto de São Paulo. Mas no percurso que fizemos percebemos que o torque
constante do motor elétrico é muito interessante nas acelerações,
conferindo ao carro de 980 kg uma desenvoltura acima da média para um
carro de potência equivalente a 80 cv. Ele atinge facilmente 80 km/h —
sua velocidade máxima está limitada em 120 km/h — e a percepção dessa
velocidade é quase nula, tanto pelo silêncio quanto pela boa construção
do carro.
O comportamento da suspensão e dos freios também é muito bom, dentro das
possibilidades que tínhamos para verificar seu funcionamento. Por ser um
carro-conceito, o FCC2 foi recheado de equipamentos e de tecnologia de
ponta, com navegador por GPS, sistema de iluminação por leds, faróis com
lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e acionamento do câmbio por
teclas no painel, sem alavanca.
O FCC2 é um interessante estudo da Fiat, um exercício de novas
tecnologias e de sua aplicação a produtos que se direcionam ao mercado
final, em que se destaca o uso da energia elétrica. O mais interessante
disso que o carro não se tornou um estudo estático ou restrito ao
interior dos muros da fábrica: ele foi aberto a todos, mostrando que a
tecnologia do carro elétrico está mais perto de nós do que imaginamos.
Uma agradável surpresa para quem, como nós, imaginava que
carros-conceito seriam construídos apenas para exposições estáticas. |