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Fiat Lux

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Com o FCC2, o carro-conceito elétrico que esteve no Salão, a Fiat
mostra que essa tecnologia está mais próxima de nossos carros

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

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Com formas inspiradas nas de um pássaro, o FCC2 foi concebido na proposta de meio ambiente e diversão e usa um motor elétrico de 80 cv

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Bancos e cintos esportivos, navegador por GPS, faróis de xenônio e luzes por leds: componentes de um carro-conceito muito interessante

Sempre que se vê um carro-conceito, é válido perguntar: como será que esse carro anda? Como ele se comporta dinamicamente? Como seria andar com um desses? E, por que não, será que ele anda mesmo?

Agora há resposta — ao menos para um modelo de carro-conceito — para todas as questões acima, pois a Fiat ofereceu para uma breve avaliação o FCC2, o carro-conceito elétrico totalmente desenvolvido no Brasil que chamou atenção em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro.

Desenvolvido com base na premissa Enviroment & Fun, ou meio ambiente & diversão, o FCC2 é um carro ecologicamente correto a começar pelo sistema de propulsão elétrica. É equipado com motor elétrico que desenvolve potência de 59 kW (o equivalente a 80 cv) e torque constante de 22,9 m.kgf, alimentado por 93 baterias de íon de lítio instaladas ao longo do carro, entre a porção dianteira e traseira, visando a melhor equilíbrio e comportamento dinâmico. Junto a esse conjunto vai acoplada uma caixa manual de duas marchas.

Em função do torque constante produzido pelo motor, não seria preciso ter mais de uma marcha. A Fiat optou, porém, por usar duas com relações equivalentes às de segunda e terceira marchas de um carro com propulsor a gasolina. Para o uso cotidiano seria usada a marcha alta, equivalente à terceira, com a equivalente à segunda entrando de forma automática em situações em que é necessário explorar melhor o torque produzido pelo motor. Há ainda o sistema Locker de bloqueio do diferencial, usado na linha Adventure da marca, algo inédito em um conjunto motriz elétrico.

Esse conjunto motriz é uma evolução daquele que equipa o Palio Elétrico e a Palio Weekend Elétrica, protótipos que a marca mostrou há algum tempo. A Fiat diz que sua autonomia é de 100 quilômetros em uso constante e, em um uso mais semelhante ao urbano, cai para 80 km. É possível imaginar que, em um uso com mais carga e um terreno mais íngreme, essa autonomia caia ainda mais, o que constitui a maior limitação para o uso do carro elétrico como substituto do convencional a combustão.

Ao custo de R$ 1,5 milhão, o exemplar único do FCC2 é um carro muito bem construído. Tem estrutura tubular, suspensão independente nas quatro rodas (a dianteira formada por braços triangulares sobrepostos), freios a disco e rodas com aro de 19 pol com pneus 255/55 R 19. O carro representa o que há de mais moderno na engenharia da Fiat do Brasil, o que foi um dos motes do projeto. Não há como negar que o centro de engenharia de Betim foi bem sucedido. Com um desenho que lembra um pássaro e pintado na cor verde, para sinalizar a integração com a natureza, o FCC2 é um carro muito interessante para se guiar e algo totalmente novo para a grande maioria.

Ao volante   As diferenças para um carro convencional começam ao ligar o conceito. Gira-se a chave e ele está pronto para andar — não é necessário engatar nenhuma marcha ou ordenar qualquer outro comando. Basta acelerar que o FCC2 já entra em movimento. Quando isso começa, mais uma sensação nova: não há ruído. Apenas o barulho dos pneus em contato com o chão, algo que fica mais notável porque o carro é todo aberto, e um leve ruído do câmbio que serve, ao que parece, para nos lembrar que ele está lá. Esse ruído só é perceptível com alguma atenção, do contrário nem isso — apenas o barulho do vento.

Evidente que não pudemos testar os limites do carro, nem era esse o propósito da apresentação, realizada no kartódromo de Aldeia da Serra, perto de São Paulo. Mas no percurso que fizemos percebemos que o torque constante do motor elétrico é muito interessante nas acelerações, conferindo ao carro de 980 kg uma desenvoltura acima da média para um carro de potência equivalente a 80 cv. Ele atinge facilmente 80 km/h — sua velocidade máxima está limitada em 120 km/h — e a percepção dessa velocidade é quase nula, tanto pelo silêncio quanto pela boa construção do carro.

O comportamento da suspensão e dos freios também é muito bom, dentro das possibilidades que tínhamos para verificar seu funcionamento. Por ser um carro-conceito, o FCC2 foi recheado de equipamentos e de tecnologia de ponta, com navegador por GPS, sistema de iluminação por leds, faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e acionamento do câmbio por teclas no painel, sem alavanca.

O FCC2 é um interessante estudo da Fiat, um exercício de novas tecnologias e de sua aplicação a produtos que se direcionam ao mercado final, em que se destaca o uso da energia elétrica. O mais interessante disso que o carro não se tornou um estudo estático ou restrito ao interior dos muros da fábrica: ele foi aberto a todos, mostrando que a tecnologia do carro elétrico está mais perto de nós do que imaginamos. Uma agradável surpresa para quem, como nós, imaginava que carros-conceito seriam construídos apenas para exposições estáticas.

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Data de publicação: 21/2/09

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