Computador de bordo e áudio
com MP3 equipam todos os Corollas; a versão de topo (fotos) tem
disqueteira e iluminação especial no painel
O XEi (acima) ganha
ar-condicionado automático e bolsas infláveis laterais, comuns ao SE-G;
o XLi (abaixo) ainda vem bem-equipado |
O interior está mais aconchegante e no SE-G os bancos de couro
podem vir também na cor bege claro, medida elogiável nestes
tempos de massificação do preto. Cuidado adicional logo salta à
vista, como alças de teto escamoteáveis, com retorno suave à
posição de repouso, e acionamento elétrico de todos os vidros
com função um-toque e
antiesmagamento (exceto XLi, que
só traz um-toque para o motorista). Espelhos dos pára-sóis
contam com iluminação vinda do teto (SE-G) e o ar-condicionado
passa a ser automático também no XEi, antes restrito ao SE-G.
A lista de opcionais é mínima: bancos de couro (XEi); pacote de
couro para bancos, volante e pomo da alavanca seletora de
câmbio, mais controlador de
velocidade (XEi); e só controlador (XEi). Rádio/toca-CDs com
leitura de MP3 e WMA é comum a
todos, mas o SE-G conta com disqueteira para seis discos
integrada ao painel.
De resto, a dotação de série do Corolla é ampla, sendo o SE-G o
mais favorecido. Todos saem com computador de bordo, regulagem
de altura do banco do motorista (elétrica no SE-G), faixa
degradê no pára-brisa, antena no vidro traseiro, filtro de
ar-condicionado (reivindicado no anterior), porta-objetos por
todo o veículo (17 no total), porta-luvas iluminado com
LED, ajuste elétrico dos
retrovisores (ambos convexos; no
SE-G e XEi são retráteis e com indicador de direção), cintos
dianteiros com pré-tensionador e limitador de força, três cintos
retráteis e três apoios de cabeça no banco traseiro (SE-G e
XEi), entre vários itens.
Freios com sistema antitravamento (ABS) e
distribuição eletrônica só não
são fornecidos no XLi 1,8. Todos vêm com bolsas infláveis
frontais, mas o SE-G e o XEi trazem também bolsas laterais,
inéditas no modelo. Outras novidades são
sensores de estacionamento na
traseira e faróis de xenônio, de
série no SE-G. A perua Fielder não muda por enquanto e, embora a
Toyota não confirme, deve acompanhar a remodelação em 2009.
Como anda
Durante a apresentação foi enfatizado que os trabalhos de
desenvolvimento da geração envolveram bastante o conforto de
marcha e o baixo ruído, sendo essa a maior curiosidade ao
dirigirmos o carro (numa distância pequena, 20 quilômetros, o
que lamentamos), uma vez que não houve mudanças no trem de
força.
A fábrica conseguiu o que queria: de fato, o rodar do novo
Corolla é impecável e superior ao anterior. Tudo está na medida
certa e aparentemente — seria preciso rodar mais — o
comportamento dinâmico está acima de qualquer crítica. A
resposta de direção está nitidamente melhor, graças aos pneus
mais largos. O único senão fica para o ruído de rolamento de
pneus no solo, um tanto elevado quando se está no banco
traseiro. Talvez tenha a ver com os pneus que, segundo a Toyota,
têm especificação para menor resistência de rolamento.
Comentamos isso e um engenheiro anotou.
Terá de ficar para a avaliação completa uma opinião sobre a nova
arma "anti-Civic" da Toyota. Ocasião também para se saber como
anda e quanto de combustível consome, dados que a Toyota
lamentavelmente insiste em omitir de sua informação oficial. |
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MOTOR -
transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso:
79 x 91,5 mm. Cilindrada: 1.794 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência
máxima: 132 cv (gas.) e 136 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo:
17,3 m.kgf (gas.) e 17,5
m.kgf (álc.) a 4.200 rpm. |
CÂMBIO -
automático, 4
marchas; tração dianteira. |
FREIOS - dianteiros
a disco ventilado; traseiros a disco;
antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO - de pinhão
e cremalheira; assistência elétrica. |
SUSPENSÃO -
dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS -
6 x 16 pol;
pneus, 205/55 R 16. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,54 m; largura, 1,76 m; altura, 1,48
m; entreeixos, 2,60 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas,
470 l; peso, 1.260 kg. |
DESEMPENHO E CONSUMO -
não disponíveis. |
Dados válidos para versão
SE-G |
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