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Depois de quase seis anos, a Citroën volta ao segmento de médios
de cinco portas com o C4, bem-equipado a partir de R$ 53,8 mil

Texto: Ricardo Panessa - Fotos: divulgação

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Apesar dos quatro anos de mercado europeu, o C4 cinco-portas chega ainda com ar moderno, em que as lanternas se destacam na traseira

Ao mesmo tempo que se reinventa por meio de uma nova campanha mundial, que inclui reformulação do tradicional logotipo do "duplo chevron", a Citroën complementa a linha C4 no Brasil com o lançamento da versão hatch de cinco portas. Trata-se do quinto e último membro da família — depois do VTR de três portas, o sedã Pallas e as minivans Picasso e Grand Picasso — e o que mais tempo demorou a chegar ao País: quatro anos e meio desde sua estreia no Salão de Paris de 2004. Tanto que na Europa já houve alterações de estilo na parte dianteira para 2009.

Disponível em duas configurações de acabamento — GLX e Exclusive —, e duas de motor — 1,6 e 2,0 litros, ambas flexíveis e com quatro válvulas por cilindro —, o C4 (a Citroën faz questão de frisar que a nova versão se chama apenas C4 e não C4 Hatch) chega da Argentina a preços sugeridos de R$ 53.800 a R$ 75.500. O modelo oferece o mesmo padrão de acabamento e desenho interno do C4 Pallas. Segundo Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën, a marca espera vender cerca de mil unidades por mês da nova versão. “O segmento M1 hatch, do qual faz parte o C4, apresentou aumento de 21,1% em 2008, ou 7% acima da média de mercado de outros segmentos, o que demonstra o grande potencial de vendas do modelo”, argumenta Boragina.

A Citroën não contava com um médio de cinco portas no mercado nacional desde o fim do Xsara, em 2003. Seus principais concorrentes são Vectra, Stilo, Focus, Tiida, 307 e Golf. Para enfrentar essa concorrência, a Citroën propõe cinco opções para o C4, desde a GLX 1,6 com câmbio manual até a Exclusive 2,0 com caixa automática. A GLX pode vir também com o motor 2,0 e câmbio manual (R$ 56.300) ou automático (R$ 60.800); o Exclusive é sempre 2,0, com preço de R$ 64.300 para manual e R$ 68.800 para automático. Com o pacote Tecnologique, este passa a R$ 75.500.

Mesmo na opção GLX, o C4 sai com uma extensa lista de itens de série, que inclui freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e auxílio em frenagens de emergência (AFU), rodas de alumínio (de 15 pol com pneus 195/65), rádio/CD com MP3 e controles no volante, computador de bordo, porta-luvas refrigerado, bolsas infláveis frontais, banco do motorista com regulagens de altura e lombar, volante ajustável em altura e distância, ajuste elétrico dos faróis, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico dos vidros com função um-toque para todos, travamento das portas a distância e cintos de três pontos para os cinco ocupantes. O único opcional para o GLX 1,6 são as rodas de 16 pol com pneus 205/55, padrão nas demais versões.

O Exclusive oferece uma lista ainda maior de itens de conforto e segurança. Além dos confortáveis bancos revestidos em couro, vem com bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros e bolsas do tipo cortina, sensores auxiliares de estacionamento traseiros, sistema Bluetooth com comando no volante, ar-condicionado automático com regulagem independente para motorista e passageiro, acionamento automático de faróis e limpador de parabrisa, retrovisor interno fotocrômico, volante e pomo de câmbio revestidos em couro e difusor de perfume. O pacote Tecnologique compreende faróis de xenônio direcionais, banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores externos com rebatimento elétrico, alarme, sensores de estacionamento dianteiros e controle de estabilidade. Continua

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Data de publicação: 10/3/09

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