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Dez anos depois da Xsara, o nome do pintor Picasso é novidade outra vez em um Citroën brasileiro, agora uma minivan bem mais compacta

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Com 40 kg a menos que a Aircross, a Picasso é um pouco mais ágil, mas ainda impõe um peso elevado para o motor de 1,6 litro e 113 cv

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Suspensão e direção revistas mostraram-se acertadas na avaliação: o rodar é confortável e ganhou-se agilidade nos movimentos do volante

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Navegador integrado de 7 pol é um dos opcionais da versão Exclusive, que tem ainda sistema de áudio superior e ar-condicionado automático

No interior, a C3 Picasso brasileira é praticamente igual à Aircross — e, por isso, distingue-se claramente da europeia. Se os franceses usam um painel de instrumentos digital em montagem central e próxima ao para-brisa, a ponto de haver um porta-objetos entre ele e os difusores de ar, aqui foi mantido o quadro analógico do modelo "aventureiro", bem diante do motorista.

Se gosto não se discute, em um aspecto perdemos sem dúvida: a alavanca de câmbio da nossa é bem mais baixa e menos prática de usar. Como na Aircross, a Picasso poderia "vestir" melhor o motorista se o arranjo de pedais, alavanca de câmbio e — sobretudo — a de estacionamento fosse outro, já previsto para a altura de seus bancos e não adaptado do C3 hatch. Além disso, ficaram de fora da versão tupiniquim itens que seriam apreciados como regulagem longitudinal do banco traseiro, fixações Isofix para cadeiras infantis e teto com grande superfície envidraçada. E nem mesmo a Exclusive tem cinto de três pontos para o quinto ocupante.

Mesmo com essas ressalvas, o interior mostra acabamento razoável na versão Exclusive, painel com fácil leitura e vários porta-objetos. O banco traseiro é espaçoso em altura e para as pernas, mas bastante limitado em largura. A capacidade de bagagem (403 litros) é a mesma da outra versão apesar da colocação interna do estepe, que torna o acesso à bagagem muito mais prático.

Mesmo motor, outra caixa   Sob o capô da C3 Picasso está um velho conhecido, o motor flexível de 1,6 litro e 16 válvulas usado amplamente pelo grupo PSA Peugeot-Citroën. Com os habituais 110 cv com gasolina e 113 cv com álcool, ele lida neste caso com um peso cerca de 40 kg mais baixo que o da Aircross. A fábrica diz ter reprogramado a central eletrônica, mas novidade mesmo — e bastante aguardada — é a opção de câmbio automático de quatro marchas. A caixa AT8 possui modos de uso normal, esportivo e para pisos de baixa aderência e permite mudanças manuais sequenciais, pela própria alavanca, no esquema tradicional de subir marchas para frente.

Na versão manual não houve alteração em relações, apesar dos pneus menores, o que deixou a Picasso ainda mais curta que a Aircross, com 3.850 rpm em quinta marcha a 120 km/h ante 3.650 rpm (na automática são 3.400). Contrassenso? Sem dúvida, pois a "aventureira" é que deveria compensar pneus e aerodinâmica por meio de mais rotações, além de sua aptidão para sair do asfalto recomendar que as marchas sejam mais curtas.

Duas possíveis explicações: uma, contenção de custos e simplificação na fábrica; outra, a hipótese de que a Citroën esteja respondendo a críticas ao fraco desempenho da versão inicial pelo velho método de impor mais rotação — que implica maiores consumo e ruído — ao usuário. De resto, a redução de altura de rodagem veio acompanhada de recalibração da suspensão, que tem até molas e amortecedores específicos para a versão com caixa automática, e a direção ganhou relação mais baixa (rápida) que a da Aircross, coerente com um veículo mais baixo e portanto com melhor estabilidade. Já os freios são os mesmos.

Avaliada em São Paulo, SP, a C3 Picasso revelou-se uma velha conhecida, mas com algumas novidades. Se nada há de novo no interior, ao dirigir se percebe o carro um pouco mais baixo e sem a sensação de peso que os grandes pneus da Aircross transmitem. Peso, porém, não falta ao carro como um todo — são 1.287 kg na versão Exclusive de caixa manual — e isso fica bem presente ao motorista, que precisa usar altas rotações para obter bom desempenho. Se serve de consolo, não é muito diferente nas minivans concorrentes, salvo Idea e Livina de 1,8 litro.

A suspensão recalibrada mostrou-se bem acertada, com um rodar macio e confortável que não deixa evidente o uso de pneus de perfil baixo, sem prejuízo do comportamento dinâmico. Bom resultado também para a direção mais rápida, como sugerido em nossa primeira avaliação da Aircross, mas o público feminino gostaria muito se a assistência fosse elétrica como no C3 hatch, com seu volante levíssimo em manobras. Pena não ter sido possível dirigir a versão automática, que fica para a avaliação completa.

Com vários ganhos sobre a versão "aventureira" e perda apenas em um aspecto óbvio — sua desenvoltura fora do asfalto —, a C3 Picasso a nosso ver parece apta a fazer mais sucesso que a própria Aircross. Chama atenção a diferença de preço entre elas, ao redor de R$ 6 mil, na mesma versão e com conteúdo similar. Como a Citroën pretende vender 1.000 unidades ao mês da Picasso, isso pode significar séria concorrência interna à "aventureira" (que tem alcançado a média de 1.500 por mês este ano), já que tamanho custo adicional não se justifica sob qualquer análise racional.

Mas, como se sabe, racionalidade não costuma ser o forte do consumidor brasileiro...

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 78,5 x 82 mm. Cilindrada: 1.587 cm3. Taxa de compressão: 11:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 110 cv (gas.) e 113 cv (álc.) a 5.800 rpm. Torque máximo: 14,5 m.kgf (gas.) e 15,8 m.kgf (álc.) a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas, ou automático, 4 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 16 pol; pneus, 195/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,092 m; largura, 1,723 m; altura, 1,634 m; entre-eixos, 2,54 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 403 l; peso, 1.287 kg.
Dados do fabricante para versão Exclusive; desempenho e consumo não disponíveis

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