Best Cars Web Site

Sedã multinacional

Clique para ampliar a imagem

Lançado primeiro na China, o Citroën C4 Pallas é um belo francês
que sai da Argentina, chega ao Brasil e seguirá para a Europa

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com maior entreeixos que o hatch e uma traseira imponente, o C4 Pallas deve agradar pelo desenho

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O espaço interno é dos maiores da categoria e o porta-malas, se não supera a concorrência, está bem situado

Lançado no Salão de Paris de 2004, o Citroën C4 — como costuma ocorrer com os carros da marca — surpreendeu. Um dos destaques do modelo, bem no jeito Citroën de fazer as coisas, foi o inovador volante com cubo fixo, em que apenas o aro se movimenta. Foi lançado como hatchback de três e cinco portas, o primeiro deles já vendido no Brasil em versão VTR. Agora, da fábrica de El Palomar, região de Buenos Aires, sai o sedã de quatro portas C4 Pallas, lançado primeiro na China como C-Triomphe. Embora com início de comercialização no Brasil só em setembro, já está à venda na Argentina e de malas prontas para chegar à Espanha. Pallas, nome já usado numa versão do DS 35 anos atrás, refere-se a Pallas Atena, deusa-símbolo da verdade e da sabedoria na mitologia grega.

Como vem ocorrendo na indústria, em que carros de um segmento invadem o superior, o C4 é um M1 ou médio-pequeno (Astra, Focus, Corolla, Civic, Mégane) pelo padrão europeu, mas tem dimensões de M2 ou médio-grande (Vectra, Fusion, Camry, Accord, Laguna). Seu entreeixos de 2,71 metros — 10 centímetros maior que o do hatch — permite essa leitura, combinado com o comprimento de 4,77 m, a largura de 1,77 m e a altura de 1,51 m. O motor de 2,0 litros, com duplo comando, 16 válvulas e 143 cv (o mesmo do Citroën C5 e do Peugeot 307), traz variador de fase na admissão. Com caixa manual de cinco ou automática seqüencial de quatro marchas, o C4 Pallas pesa de 1.366 a 1.405 kg.

Aqui será vendido nas versões GLX e Exclusive. Os preços começam em R$ 65 mil (GLX manual) e passam a R$ 70.290 (GLX automático), R$ 71.690 (Exclusive manual) e R$ 77 mil (Exclusive automático). O Exclusive automático com Pack Tecnologique opcional, que traz duas bolsas infláveis laterais e duas de cortina, alarme, controles de estabilidade e de tração e banco do motorista com ajuste elétrico, vai a R$ 81 mil.

Portanto, o C4 Pallas é mais um forte contendor no segmento que tem Corolla, Vectra, Civic, Mégane, Focus, Fusion, Jetta, 307 Sedan e Sentra. A Citroën está apostando com razão no sucesso do sedã, tanto que projeta a venda de 2.000 unidades por mês. Para isso tomou medidas como garantia total de três anos e de 12 anos contra corrosão, ampliação da rede de concessionárias (deve chegar a 92 no fim do ano; era de 60 há dois anos) e preço fixo das revisões programadas (a cada 10.000 km ou um ano) até 60.000 km.

Muito espaço   Além de chamativo e criativo, mas sem radicalismos de linhas, o Pallas traz farto espaço para pessoas e bagagem. A amplitude para todos os ocupantes chama a atenção. Um motorista de 1,80 m de altura, com o banco ajustado, terá atrás de si um passageiro bem acomodado, com os joelhos longe de seu encosto; três sentados atrás não se espremem. O porta-malas de 513 litros conta com banco traseiro rebatível 1/3-2/3, o que eleva a capacidade para 1.215 litros. As dobradiças da tampa são pantográficas.

O GLX é fartamente dotado: freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica e auxílio em emergência; bolsas infláveis frontais; computador de bordo com indicação do nível de óleo e de manutenção; limitador e controlador de velocidade; rádio/CD com MP3 e comandos no cubo do volante; ajustes de altura e lombar no banco do motorista; ajuste elétrico dos faróis e retrovisores; controle elétrico dos vidros um-toque; ar-condicionado com distribuição traseira e banco traseiro bipartido, entre outros. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 25/6/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados