Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Na avaliação do TT em São Carlos, SP, boas impressões com o desempenho do motor turbo de 200 cv, o câmbio manual automatizado e a nova suspensão ajustável

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,3:1. Injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar. Potência máxima: 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm. Torque máximo: 28,5 m.kgf de 1.800 a 5.000 rpm.
CÂMBIO - manual automatizado, 6 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente multibraço.
RODAS - 17 pol; pneus, 245/45 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,178 m; largura, 1,842 m; altura, 1,352 m; entreeixos, 2,468 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 290 l; peso, 1.280 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 240 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,4 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Com funcionamento muito rápido, preciso e suave, pode ser usado como automático, quando deixado em drive, ou como um manual com operação pela alavanca no console ou pelas borboletas atrás do volante. A rapidez desse câmbio vem da dupla embreagem. Funciona de maneira que duas marchas fiquem engrenadas em simultâneo, alterando-se apenas a embreagem responsável pelo acoplamento do câmbio ao motor.

Assim, sempre que a primeira marcha é engrenada, a segunda já é engatada e mantida em espera pela segunda embreagem. Quando se pede a troca de marcha, a segunda entra de forma instantânea, e assim se sucede até a sexta. Isso faz com que o atraso na entrada da marcha praticamente desapareça, tornando a condução esportiva mais agradável e empolgante.

As alterações do TT passaram também por uma redução de preço, possível graças à queda do dólar nos últimos meses. Ele custa R$ 219.000, valor competitivo frente aos concorrentes — que a Audi considera somente o BMW Z4 e o Mercedes-Benz SLK. O Z4 tem duas versões, uma mais barata que o TT (2,0 litros, 150 cv, câmbio manual, R$ 195 mil) e outra mais cara (3,0 litros, 265 cv, câmbio automático, R$ 289 mil), enquanto o SLK compete apenas com a versão 200 K (1,8 litro com compressor, 163 cv, R$ 218 mil), pois a 350 de seis cilindros é bem mais cara. Vale notar que ambos são conversíveis, opção que o TT ainda não oferece no Brasil, e têm tração traseira.

Curiosamente a Audi não inclui o Nissan 350Z (V6 de 3,5 litros, 280 cv, R$ 237 mil com câmbio automático) e o Mitsubishi Eclipse (V6 3,8, 267 cv, R$ 154 mil) nesse rol, talvez pelo menor prestígio das marcas. Mas é fato de seus consumidores poderão considerá-los uma alternativa ao TT, sobretudo o primeiro, que é mais potente até que o V6 alemão e usa tração traseira (dianteira no Eclipse).

A Audi importará todos os carros com o câmbio S-tronic, sem opção de caixa manual, uma tática oposta à do modelo anterior. Estudos efetuados pela empresa demonstram que, mesmo no segmento esportivo, os consumidores preferem a possibilidade de mudanças automáticas e a ausência de pedal de embreagem. Os carros poderão vir em todas as cores disponíveis na Europa, mas com pronta entrega a Audi oferece somente preto e prata com interior preto. Se o consumidor quiser outra cor ou acabamento, terá de encomendar à Alemanha e esperar por volta de dois meses.

O novo TT mostrou um conjunto notável. É muito bonito, bem construído, com um bom motor e excelente câmbio. Sua dirigibilidade é empolgante e seu comportamento exemplar, com um interior bem-acabado e recheado de equipamentos. E, o melhor de tudo, com um preço mais baixo que o da geração anterior.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade