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O TT-S é bem duro mesmo no modo mais macio de amortecimento, um fator -- ao lado do espaço interno e, claro, do preço -- que favorece o S3

A manjada expressão "colar as costas no banco" continua a mais adequada, pois é o que sua elevada potência faz, numa progressão que mal é interrompida pelas breves trocas de marcha. Pelos dados de fábrica, o cupê faz de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e o roadster, mais pesado, em 5,4 s. Como no S3, a máxima é de 250 km/h limitada pela central eletrônica. A sensação é de pleno controle quando se anda mais rápido, pelo peso ideal de direção e a firmeza da suspensão. Nas curvas, a impressão é de que o limite de aderência só poderia ser encontrado em autódromo, ajudado pelos pneus 245/40 R 18, mais largos em 20 mm que os usados no S3. Ao tirar o pé do acelerador a traseira "solta" levemente, comportamento apreciado pelos mais habilidosos e que não colocaria em risco o motorista mais pacato, por haver controle de estabilidade. Não chegamos a experimentar o modo esporte desse controle eletrônico, pois ele nem sequer atuou em modo normal nas limitadas condições de avaliação.

O comportamento fica ainda melhor com a suspensão no modo esporte, mas só enquanto o piso for do tipo "mesa de bilhar". Em irregularidades e emendas de pontes, a combinação de molas duras a amortecedores mais firmes passa a transmitir os impactos em excesso, o que mostra inadequação desse modo a nosso padrão viário. Em contrapartida, o excelente câmbio agrada ainda mais em programa esportivo, que tira a sexta marcha de ação ao ser selecionado (pode ser engatada novamente se desejado) e faz as trocas manuais em tempo ainda menor que o modo normal. A excelência de operação faz lembrar que foi justamente um TT, a versão V6 de 2003, que trouxe à produção em série o câmbio de dupla embreagem. A alavanca do tipo borboleta do lado esquerdo faz reduções, e a direita, mudanças ascendentes — no console, ascendentes para frente e reduções para trás. A relação de direção talvez pudesse ser mais alta nesse modelo com pequena distância entre eixos (11 cm a menos que no A3/S3), pois até se habituar o motorista tende a dar excesso de comando nas correções de trajetória.

Ao passar ao S3, a diferença de sensações é clara, do habitáculo mais amplo e arejado ao escapamento mais silencioso, embora com um ronco ainda presente quando provocado. Já a resposta ao comando do pé direito mostra pequena perda, causada mais pelos 100 kg a mais em relação ao TT-S que pela diferença de potência (16 cv). Numa arrancada enérgica, certa decepção para quem esperar fumaça e ruído de pneus: mesmo com controle de tração desligado, a rapidez com que o sistema Quattro distribui a potência entre os eixos leva a uma saída apenas eficiente, rápida e discreta. Nos trechos degradados da rodovia e no trajeto urbano, a suspensão bem mais macia do S3 mostrou conforto superior ao do modo "menos duro" do TT-S, fazendo dele a opção certa entre os dois para o uso cotidiano. Nem por isso ele deixa a desejar nas curvas de alta e nas esticadas em reta, em que a direção precisa e a alta carga dos amortecedores transmite confiança. E, como no cupê, o câmbio opera com perfeição.

Dentro do que foi possível avaliar, a Audi parece bem servida de esportivos nessa concorrida faixa. O que falta ao S3 — distinguir-se com clareza das versões comuns — o TT-S tem de sobra, e o que se poderia desejar a mais neste último — espaço e praticidade — o primeiro entrega em boa medida. Há ainda o belíssimo TT-S roadster de dois lugares, para desfrutar os mesmos atributos a céu aberto por um preço ainda competitivo na classe.

Ficha técnica
    S3 Sportback TTS cupê
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm3
Taxa de compressão 9,8:1
Potência máxima 256 cv a 6.000 rpm 272 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 2.500 a 5.000 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbocompressor e resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual automatizado, 6 / integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,7 m 11 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira independente, multibraço, estabilizador
RODAS
Rodas 7,5 x 18 pol 9 x 18 pol
Pneus 225/40 R 18 245/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,302 m 4,198 m
Largura 1,765 m 1,842 m
Altura 1,402 m 1,345 m
Entre-eixos 2,578 m 2,468 m
Capacidade do tanque 60 l
Porta-malas 302 l 290 l
Peso 1.515 kg 1.415 kg
Desempenho e consumo
  S3 Sportback TTS cupê
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,0 s 5,2 s
Consumo em cidade 8,4 km/l 9,4 km/l
Consumo em estrada 15,0 km/l 15,6 km/l
Dados do fabricante; consumo com combustível europeu

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