> Compacto — 670 mm de
comprimento, 790 mm de largura e 655 mm de altura —, o V10 de
4.991 cm³ com 90 graus de ângulo entre as bancadas é também
leve. Bloco e cabeçote de alumínio resultam num motor de meros
278 kg, que para um 10-cilindros de tal cilindrada é excelente
marca. A opção pela lubrificação a
cárter seco deriva da necessidade de garantir o uniforme
suprimento de óleo ao motor, mesmo com a mais elevada aceleração
lateral.
> Além da injeção direta FSI, já
usada em grande número de motores do grupo Volkswagen, essa
unidade adota dois turbocompressores
com pressão máxima de 0,7 bar, dois
resfriadores de ar e variação
contínua do tempo de abertura das válvulas, tanto de
admissão quanto de escapamento. A
taxa de compressão de 10,5:1, bastante alta para um motor
turbo e que só se tornou possível com a injeção direta,
contribui para boas respostas mesmo na breve faixa de rotações
em que os turbos ainda não se fazem sentir.
> A suspensão segue o conceito da linha A6, com sistema Four
Link na dianteira (um arranjo evoluído do de braços sobrepostos)
e multibraço na traseira, e usa alumínio na maioria dos
componentes para reduzir a massa não
suspensa. O controle eletrônico DRC modifica a carga dos
amortecedores, reduzindo a passagem do fluido da peça que está
sendo alvo de maior compressão, o que torna sua atuação mais
firme. Com uma baixíssima relação de 12,5:1, a direção com
controle eletrônico Servotronic ajusta a assistência conforme a
velocidade.
> Os discos de freio dianteiros de nada menos que 390 mm de
diâmetro são flutuantes, com a parte central de alumínio ligada
à pista de aço por pinos de metal. Tal estrutura visa a melhor
dissipação do calor e menor peso. As pinças de alumínio têm seis
pistões. Atrás o diâmetro dos discos, fixos, é de 356 mm e as
pinças flutuantes usam dois pistões.
> Como opção a Audi oferece discos cerâmicos, cuja tecnologia
construtiva permite frenagens mais eficientes e elevada
resistência ao superaquecimento. Com 420 mm de diâmetro nos
dianteiros, tais discos pesam 12,2 kg menos (o jogo) que os de
aço, contam com pinças de oito pistões e têm durabilidade
prevista de 300 mil quilômetros. |
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MOTOR -
longitudinal, 10 cilindros em V a 90°; bloco e
cabeçotes de alumínio; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 84,5 x 89 mm. Cilindrada: 4.991
cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 580 cv de
6.250 a 6.700 rpm. Torque máximo: 66,3 m.kgf de 1.500 a 6.250 rpm. Injeção
direta, 2 turbocompressores, 2 resfriadores de ar.
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CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral permanente. Relações: 1ª)
4,17; 2ª) 2,34; 3ª) 1,52; 4ª) 1,14; 5ª) 0,87; 6ª) 0,69; diferencial,
3,32.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 17; 3ª) 26; 4ª)
34; 5ª) 45; 6ª) 56. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 390 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 356 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 12,2 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, multibraço,
mola helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 10 x 20 pol; pneus, 275/35 R 20 Z. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,928 m; largura, 1,889 m; altura, 1,46 m; entre-eixos,
2,846 m; bitola dianteira, 1,614
m; bitola traseira, 1,637 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque,
80 l; porta-malas,
565 l; com banco traseiro rebatido, 1.660 l (até o teto);
peso, 2.025 kg. |
GARANTIA - 2 anos sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 7772834. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010;
pneus, Yokohama Advan Sport MO; quilometragem inicial, 7.000
km. |
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