Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Seu hábitat natural são as autoestradas sem limite de velocidade, mas em percursos travados a diversão de buscar seu limite é das melhores

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Acelerar de 0 a 100 em menos de cinco segundos e frear muito rápido é fácil nessa superperua, que pode ter os auxílios eletrônicos desligados

Clique para ampliar a imagem

Os quilômetros passam e a intimidade com a RS6 cresce. Na fase final, uma vistosa escapada de traseira comprova que, sim, conseguimos chegar ao limite — mas para tal é preciso exagerar de verdade. Ao sair do carro, a sinfonia de tec, tec, tec mostra que a chamada temperatura de exercício está para lá de para lá. O V10 manteve o ponteiro do termômetro estável onde deve sempre estar. Já quem estava ao volante suou, e quem estava ao lado, vítima do espetáculo esquerda-direita, disse não ter enjoado, mas estava branco como papel.

Pausa para fotos, para recuperar passageiros e descansar braços. Hora para observar como é atraente essa combinação de um formato familiar com um forte tempero esportivo, destacado pelos para-lamas abaulados, os defletores e saias, os retrovisores com pintura que simula alumínio polido e o difusor de ar no para-choque traseiro. A necessidade de ventilação para motor e freios e de espaço para pneus imensos faz com que o coeficiente aerodinâmico (Cx) seja um tanto alto, 0,35, não o esperado de um carro moderno dessas dimensões.

Para completar, a fila de leds abaixo dos faróis (que trazem lâmpadas de xenônio para fachos alto e baixo, comutação automática conforme haja veículo no sentido oposto e sistema autodirecional), que atua como luz diurna, e as belas rodas com aro de 20 pol e tala de 10 pol em tom grafite, que combina com o pó produzido pelas pastilhas de freio durante a "surra". Enquanto o carro posa para as fotos, desligado sob o sol, o teto solar dotado de células solares produz energia para acionar a ventilação interna e manter o interior em temperatura mais amena. O preço a pagar é que o forro interno está sempre junto ao vidro, impedindo a passagem de luz com o teto fechado.

E vamos de volta, não pela mesma estrada, mas por outra mais larga, mais movimentada, e assim o comportamento passa do radical selvagem ao selvagem civilizado: estilingadas entre curvas, freadas fortes, contorno sem invadir a mão alheia. A RS6 nos trilhos. Descendo a serra, os grandes discos ventilados seguram tamanha potência sem perder eficiência depois de uma, duas ou 10 "socadas". E nossa RS6 não contava com freios de cerâmica, de rendimento superior e preço idem.

Ao fim do dia, a volta: rodovias Carvalho Pinto e Ayrton Senna, com suas infinitas maquininhas de encher os cofres públicos e motoristas compradores da faixa da esquerda em um fim de domingo. Ritmo moderado, mas a ânsia de levar a RS6 ao limite está saciada. É hora de selecionar o modo Comfort da suspensão, colocar os falantes Bose para tocar algo suave e cumprir os quilômetros em paz. Dirigida assim, daria até para sugerir essa superperua à esposa para levar as crianças à escola e as compras do supermercado para casa. Sei, sei...

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
A tração integral distribui o torque para o eixo com maior aderência; as suspensões de conceito moderno usam muito alumínio para conter o peso
Comentário técnico
> Compacto — 670 mm de comprimento, 790 mm de largura e 655 mm de altura —, o V10 de 4.991 cm³ com 90 graus de ângulo entre as bancadas é também leve. Bloco e cabeçote de alumínio resultam num motor de meros 278 kg, que para um 10-cilindros de tal cilindrada é excelente marca. A opção pela lubrificação a cárter seco deriva da necessidade de garantir o uniforme suprimento de óleo ao motor, mesmo com a mais elevada aceleração lateral.

> Além da injeção direta FSI, já usada em grande número de motores do grupo Volkswagen, essa unidade adota dois turbocompressores com pressão máxima de 0,7 bar, dois resfriadores de ar e variação contínua do tempo de abertura das válvulas, tanto de admissão quanto de escapamento. A taxa de compressão de 10,5:1, bastante alta para um motor turbo e que só se tornou possível com a injeção direta, contribui para boas respostas mesmo na breve faixa de rotações em que os turbos ainda não se fazem sentir.

> A suspensão segue o conceito da linha A6, com sistema Four Link na dianteira (um arranjo evoluído do de braços sobrepostos) e multibraço na traseira, e usa alumínio na maioria dos componentes para reduzir a massa não suspensa. O controle eletrônico DRC modifica a carga dos amortecedores, reduzindo a passagem do fluido da peça que está sendo alvo de maior compressão, o que torna sua atuação mais firme. Com uma baixíssima relação de 12,5:1, a direção com controle eletrônico Servotronic ajusta a assistência conforme a velocidade.

> Os discos de freio dianteiros de nada menos que 390 mm de diâmetro são flutuantes, com a parte central de alumínio ligada à pista de aço por pinos de metal. Tal estrutura visa a melhor dissipação do calor e menor peso. As pinças de alumínio têm seis pistões. Atrás o diâmetro dos discos, fixos, é de 356 mm e as pinças flutuantes usam dois pistões.

> Como opção a Audi oferece discos cerâmicos, cuja tecnologia construtiva permite frenagens mais eficientes e elevada resistência ao superaquecimento. Com 420 mm de diâmetro nos dianteiros, tais discos pesam 12,2 kg menos (o jogo) que os de aço, contam com pinças de oito pistões e têm durabilidade prevista de 300 mil quilômetros.
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 10 cilindros em V a 90°; bloco e cabeçotes de alumínio; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 89 mm. Cilindrada: 4.991 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 580 cv de 6.250 a 6.700 rpm. Torque máximo: 66,3 m.kgf de 1.500 a 6.250 rpm. Injeção direta, 2 turbocompressores, 2 resfriadores de ar.

CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral permanente. Relações: 1ª) 4,17; 2ª) 2,34; 3ª) 1,52; 4ª) 1,14; 5ª) 0,87; 6ª) 0,69; diferencial, 3,32. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 17; 3ª) 26; 4ª) 34; 5ª) 45; 6ª) 56.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 390 mm ø; traseiros a disco ventilado, 356 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12,2 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 10 x 20 pol; pneus, 275/35 R 20 Z.
DIMENSÕES - comprimento, 4,928 m; largura, 1,889 m; altura, 1,46 m; entre-eixos, 2,846 m; bitola dianteira, 1,614 m; bitola traseira, 1,637 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 80 l; porta-malas, 565 l; com banco traseiro rebatido, 1.660 l (até o teto); peso, 2.025 kg.
GARANTIA - 2 anos sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 7772834.
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010; pneus, Yokohama Advan Sport MO; quilometragem inicial, 7.000 km.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade