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Com suspensões modernas, tração integral permanente e motores de mais de 200 cv, o Audi promete valentia em condições fora-de-estrada

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Posição de dirigir é ponto alto do Q5, que ainda oferece amplo teto solar

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Apesar da avaliação muito limitada, ficaram boas impressões sobre o utilitário, que enfrentará concorrentes bem-equipados e mais baratos

O Q5 mede 4,63 metros de comprimento (o maior da categoria), tem distância livre do solo de 20 centímetros e os ângulos de entrada e saída são de 25 graus. Com essas configurações, pode superar trechos alagados com até 50 cm de água e vencer inclinações de até 31 graus, situações extremas que raramente um usuário, mesmo o mais aventureiro, vai impor a um veículo de mais de R$ 200 mil. O restante do percurso se limitou a um modesto trecho de terra com ligeira inclinação lateral e algumas pedras. Nada que o próprio Q5 não pudesse superar mesmo sem os recursos tecnológicos que oferece.

No percurso de asfalto, nova frustração. Conduzidos em comboio pelas rodovias Anhanguera, D. Pedro I e outras adjacentes por cerca de minguados 70 quilômetros em horário movimentado, os Audis mal tiveram oportunidade de mostrar para o que realmente vieram. Em que pese a boa vontade do líder do comboio em puxar o grupo em vigorosas acelerações, pouco se fez sentir de todo o potencial do carro. Assim, restou analisar o ambiente interno, em que requinte, conforto e ergonomia perfeita já eram de se esperar pela tradição da marca. Atenção especial para o enorme teto solar Open Sky, que acentua a elegância do modelo e proporciona agradável sensação.

Com diferencial à frente da embreagem e atrás do motor, o Q5 oferece 2,81 m de distância entre eixos, a maior da categoria, mesmo com motor longitudinal e plataforma projetada para tração dianteira — basicamente a mesma do novo A4 e do cupê A5, sem relação com a do VW Tiguan. O resultado é um notável espaço interno e melhor distribuição de peso por eixo, o que em tese também proporciona melhor estabilidade direcional e condução mais esportiva. O banco traseiro permite ajuste de inclinação do encosto e, se rebatido, amplia a capacidade de bagagem de 540 para 1.560 litros.

Com linha de cintura alta, rodas de alumínio forjado entre 18 e 20 polegadas, desenho elegante e escultural e a imponente grade dianteira, o Q5 lembra mais um esportivo parrudo e com "cara de mau" do que um 4x4 de luxo. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom para o tipo de veículo, 0,33, e as lanternas traseiras também usam leds. Tanto o capô quanto a quinta porta são de alumínio, material empregado ainda em vários itens da suspensão.

E a Audi promete mais. Paulo Kakinoff, novo presidente da marca no Brasil (antes diretor de marketing da Volkswagen), abriu a entrevista de imprensa mandando um recado otimista: o Q5 é apenas o primeiro — e o mais importante — de uma série de lançamentos que a empresa fará no País ainda este ano. Segundo Kakinoff, apesar da crise, a Audi apresentou 24% de crescimento nas vendas do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2008. Ele garantiu: "No segundo semestre vamos lançar aqui os novos A3, A6 e duas versões esportivas, a S3 e a TT-S."

As curvas de potência (contínua) e de torque (tracejada) dos motores de 2,0 litros, à extrema esquerda, e V6: muita força já em médias rotações
Ficha técnica
    Q5 2,0 Attraction Q5 V6 3,2 Ambition
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longitudinal, 6 em V
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm 85,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm3 3.197 cm3
Taxa de compressão 9,6:1 12,5:1
Potência máxima 214 cv de 4.300 a 6.000 rpm 269 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.200 rpm 33,6 m.kgf de 3.000 a 5.000 rpm
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção direta
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual automatizado, 7 / integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência / diâmetro de giro hidráulica / 11,6 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas 8 x 18 pol 8 x 20 pol
Pneus 235/60 R 18 255/45 R 20
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,629 m / 1,88 m
Altura e entre-eixos 1,653 m / 2,807 m
Capacidade do tanque e porta-malas 75 l / 540 l
Peso 1.695 kg 1.795 kg
Desempenho e consumo
  Q5 2,0 Q5 V6 3,2
Velocidade máxima 222 km/h 234 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,6 s 6,9 s
Consumo em cidade 9,6 km/l 8,1 km/l
Consumo em estrada 13,7 km/l 13,1 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões europeus

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