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Com carroceria de alumínio para conter o peso, o A8 despeja os 372 cv nas quatro rodas e ganha impulso com rapidez, sem perder a suavidade

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Show à parte é a câmera térmica, que "enxerga" até 300 metros adiante mesmo à noite e destaca no painel se for detectado pedestre na pista

Encontrar bom abrigo no banco do motorista é moleza. Capaz de ajustes elétricos em 22 direções (!), que atuam em cada centímetro do prestigioso "trono" revestido de couro, tem aquecimento e também ventilação. Mas o mais peculiar são os cinco programas (com três fase de intensidade) de... massagem. Como funciona? Como se pequenas mãos estivessem dentro do encosto pressionando as costas de maneira alternada e agradabilíssima.

Outro destaque eletrônico do A8 é o sistema MMI (Multi Media Interface), pelo qual uma tela retrátil de 8 polegadas surge no painel e assume variadas funções tais como navegador, guia para o sistema de áudio, conexão Bluetooth para telefone e ajuste de sistemas. Por meio de uma tela sensível ao toque no console, com a mão apoiada na alavanca de câmbio é possível escrever ou digitar na tela, como em computadores portáteis, para acessar números telefônicos e outros itens.

Se conduzido como os motoristas das madames e patrões farão, com a suavidade que garante o emprego, o ritmo é à prova de emoção: sem vibrações, sem ruídos, até sem graça. Se no S6 que acompanhou o A8 no teste o espevitado motor V10 nos provocava com seu caráter arisco e até brutal, no A8 (que não é S8...) os músculos são menos aparentes. Claro, e assim deve ser para fazer feliz um cliente que escolheu sobriedade, conforto e suavidade de marcha. Mesmo com pneus de perfil baixo (45), é boa a capacidade de absorção de ruídos e asperezas do piso.

Apertar o pé, levando o acelerador até onde o motorista do magnata jamais levará, desperta a faceta poderosa do maior dos Audis. Mesmo não sendo um esportivo, o A8 tem em seu DNA algo que, se não pode ser chamado de excitante, oferece resposta além de um simples empurrão. O A8 ruge baixo e arremessa suas quase duas toneladas à frente com progressão nada comedida, com o câmbio automático executando imperceptíveis mudanças de marcha. Nas trocas pelos comandos do volante a suavidade foi a mesma. Numa germânica autobahn, 250 km/h seria o limite do ponteiro do velocímetro do A8, que até poderia mais que isso se não houvesse o limitador.

Passando para o banco traseiro, deixam-se as emoções dinâmicas de lado e resta o prazer de descansar como na primeira classe de um voo internacional. Espaço, requinte, conforto e massagem. Sim, porque, da mesma forma que o motorista e o acompanhante dispõem do sistema, quem vai atrás também. Aliás ali, da primeira classe, é possível regular a inclinação individual do encosto, assim como intervir na regulagem longitudinal do banco dianteiro direito, avançando-o para maior espaço para as pernas.

O ar-condicionado prevê quatro zonas de controle do sistema e uma infinidade de graduações e possibilidades, tanto para quem está na frente como na parte de trás do A8. A iluminação interna usa leds que podem atuar em até três cores. E, como se fosse preciso, há ainda uma pequena lista de opcionais para este incrível sedã de luxo, composto de refrigerador, sistema de entretenimento traseiro com DVD e sistema de áudio da renomada Bang & Olufsen, com 19 alto-falantes, dois amplificadores e potência de 1.400 watts, entre outros.

O que mais dizer? Que os faróis são por leds, com 22 cada um e 72 nas lanternas traseiras? Num carro deste naipe, tudo é superlativo, tudo é grandioso, incluindo
é claro o preço. Mas os R$ 500 mil, tendo em vista tudo o que o A8 oferece, parecem uma cifra justa. Justíssima!

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V a 90°; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 4.163 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção direta. Potência máxima: 372 cv a 6.800 rpm. Torque máximo: 45,4 m.kgf a 3.500 rpm.
CÂMBIO - automático, 8 marchas; tração integral permanente.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 9 x 19 pol; pneus, 255/45 R 19.
DIMENSÕES - comprimento, 5,137 m; largura, 1,949 m; altura, 1,46 m; entre-eixos, 2,992 m; capacidade do tanque, 90 l; porta-malas, 510 l; peso, 1.835 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 250 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 5,7 s.
CONSUMO - em cidade, 7,5 km/l; em estrada, 13,9 km/l.
Dados do fabricante; consumo conforme padrões europeus.

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