Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
O interior não apenas traz tudo que se pode imaginar em um automóvel, como o faz com perfeição quanto à forma e ao funcionamento de cada item
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Do navegador aos ajustes dos bancos, tudo pode ser controlado pelo botão no console; ao lado dele, a tela sensível ao toque para digitação

Clique para ampliar a imagem

A compacta alavanca comanda a caixa automática de oito marchas, a partida do motor é por botão e o ar-condicionado possui quatro zonas

Há ainda a variação da altura do carro em 25 mm de acordo com a velocidade, visando a melhorias em estabilidade e aerodinâmica, com efeito também no consumo. É possível elevar o A8 em caso de trafegar em terreno acidentado. Todo o sistema está ligado a uma sofisticada gestão de controle de estabilidade. Em situações as quais toda a eletrônica entende serem de perigo iminente, as luzes de alerta são ativadas, janelas e teto solar são fechados e os cintos dianteiros tensionados. Caso não passe de um susto, o sistema faz o A8 voltar ao padrão anterior ao "alarme".

Como se vê, a eletrônica transforma-se em protagonista quase que absoluta no novo A8. E há mais doses cavalares de tecnologia, caso do Audi Pre Sense. Em português? Pode traduzir como anjo da guarda. Integrado controlador de velocidade adaptativo, ele monitora o tráfego à frente e freia o A8 quando a velocidade do veículo adiante for menor, para manter uma distância segura. Se acaso houver tal redução de velocidade que o sistema entenda que é necessária a intervenção do motorista, um alarme soa.

Outro "anjo" é o Audi Side Assit, que "enxerga" com uma câmera veículos que se aproximem pelas laterais, alertando ao motorista através de leds amarelos nos espelhos retrovisores. O intuito é eliminar pontos cegos e evitar que o inadvertido condutor troque de faixa enquanto estiver sendo ultrapassado.

Todavia, o mais impressionante de todos os sistemas incorporados ao A8 é o assistente de visão noturna Audi Night Vision, em que uma câmera térmica associada a um computador envia imagens tomadas em infravermelho no painel. Ao captar imagens a até 300 metros adiante, o recurso identifica o calor de pessoas ou animais e os indica com um retângulo amarelo que se transforma em vermelho (vibrando!) quando a distância se reduz a 70 metros, além de apontar o evento com sinal sonoro.

Ao volante   De fato, uma viagem de quase 400 km num fim de tarde ao volante do A8 teve como princípio dar a oportunidade de dirigi-lo à noite e poder verificar, na prática, a capacidade desses sistemas. É indiscutível que Night Assit nos faz enxergar melhor olhando para a tela no meio do painel que pelo para-brisa. Os contornos do horizonte, invisíveis à noite, tomam forma e a paisagem circunstante ganha ares de Guerra do Golfo, como as transmitidas pela TV quando mostrava os ataques noturnos a partir dos helicópteros. Ou seja, a câmera enxerga o que o olho não vê.

É claro que tal sistema é um auxiliar valioso na condição de baixa visibilidade noturna, mas deve servir como acessório ao olho "pregado" na estrada via para-brisa. Daí os quadrados laranjas e vermelhos serem tão contrastantes, para chamar a atenção da visão periférica. O mesmo discurso vale para o sistema que freia o carro sozinho quando o controlador de velocidade está inserido: ajuda, mas não substitui a necessária concentração.

Falamos no início das duas facetas com as quais se pode interpretar o Audi A8, a que premia quem está ao volante e a que abençoa quem vai no banco traseiro. Começando pela primeira, desnecessário dizer que, mesmo sendo um grande sedã de aparência sóbria, há vigor frenético nas entranhas do A8, que o faz acelerar como bem poucos esportivos conseguem. A marca para o 0-100 km/h anunciada é de motivadores 5,7 segundos, suficiente para, nas saídas dos pedágios, espantar o sono e atrair olhares de admiração. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Em um carro de acabamento muito esmerado, os passageiros de trás têm ajuste elétrico dos bancos e podem avançar o do passageiro dianteiro

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados