Em uma avaliação breve
demais, o S80 V8 mostrou notáveis desempenho e comportamento em
curva
A mecânica sofisticada
inclui amortecedores com ajuste eletrônico em três modos: comforto,
esporte e avançado |
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MOTOR
- transversal, 8 cilindros em V a 60°; duplo comando nos cabeçotes,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 94 x 79,5 mm.
Cilindrada: 4.414 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 315 cv a 5.950 rpm. Torque máximo:
44,8
m.kgf a 3.950 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência elétrica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, multibraço. |
RODAS
- 17 pol; pneus, 245/45 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,851 m; largura, 1,861 m; altura, 1,49 m;
entreeixos, 2,835 m; capacidade do tanque, 70 l; porta-malas, 480
l; peso, 1.742 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 250 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 6,5 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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Eletrônica também nos freios, que além do ABS contam com
auxílio para prover maior força nas
frenagens de emergência, bem como entram em prontidão quando o motorista
tira rapidamente o pé do acelerador, ou seja, as pastilhas encostam
totalmente nos discos. Há ainda a assistência à redução de eficiência
por aquecimento, em que a força de aplicação dos freios é aumentada por
via hidráulica, como no caso das freadas fortes. E não poderia faltar a
leve atuação automática quando chove, para manter os discos aquecidos,
conforme informação do sensor de chuva para acionamento do limpador de
pára-brisa.
O carro traz toda sorte de equipamentos eletroeletrônicos, como
sensores de distância dianteiro e
traseiro para estacionamento, teto solar elétrico, lavador de faróis por
jato d'água, conexão para telefone celular
Bluetooth, ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória,
retrovisores retráteis, faróis altos e baixos de
xenônio, faróis de neblina,
ar-condicionado com controle eletrônico, sistema de purificação do ar
interno e computador de bordo. O sistema de áudio inclui amplificador
Digital ICE Power da Alpine com tecnologia da Bang & Olufsen PowerHouse,
sistema Dolby Pro Logic II Surround e alto-falantes da Dynaudio,
produzidos na Dinamarca.
A segurança característica da marca é notada por todo o S80. Inclui
bolsas infláveis e cortinas para proteção nos impactos laterais, sistema
de proteção da coluna cervical (os encostos dos bancos assumem posição
favorável em colisões por trás para evitar o efeito-chicote) e, no V8,
vidros laterais laminados. O vidro do pára-brisa dessa versão reflete os
raios infravermelhos. Até pedestres recebem maior proteção num eventual
atropelamento, caso do capô com revestimento interno em colméia, que
distribui a carga do impacto do corpo de maneira mais uniforme,
protegendo a vítima.
Como anda
A Volvo, infelizmente, programou um trajeto bastante curto em tempo e
distância em Campinas, SP, insuficiente para uma melhor análise. Mas deu
para sentir os bons dotes de aceleração e comportamento em curva,
ajudado pelo controle de estabilidade e
tração (que pode ser desligado). O isolamento quase absoluto do mundo
exterior agrada, mas o motor V8 sob forte aceleração torna-se mais
audível do que deveria para um carro dessa categoria. Pode sido
intencional como medida de realçar o caráter de ato desempenho.
Pôde-se testar o esquema anticolisão conjugado com o controlador de
velocidade: funciona mesmo. Mesmo sendo o S80 é um automóvel grande, é
ágil, estável e muito rápido de curva. A suspensão conta com controle de
carga dos amortecedores chamado Four-C, com três padrões de ajuste.
Combinada com os pneus 245/45-17, mais que dá conta do recado: o carro
parece andar sobre trilhos e a participação do eixo traseiro na tração
como um todo pouco se percebe. É mais coisa para piso escorregadio ou
então andar no limite, difícil em via aberta ao tráfego.
O freio de estacionamento, acompanhado a tendência mundial, é de
acionamento elétrico mediante botão no lado esquerdo do painel. O
destravamento pode ser tanto manual quanto automático, neste caso
bastando acelerar. O sistema incorpora auxílio de subida e entra em ação
valendo-se da informação do sensor de inclinação do alarme antifurto.
Em vista da exigüidade de tempo e distância à disposição, preferimos
deixar para outra oportunidade a avaliação da versão de seis cilindros.
Porém, a julgar pelas características do irmão maior, em nada deve
decepcionar, a não ser o fato de andar um pouco menos. Como ocorre com
os carros dessa categoria, andar no S80 dá um prazer imensurável, a
certeza de estar desfrutando do melhor que a técnica atual de projeto e
construção de automóveis pode oferecer. Tudo num ambiente dos mais
agradáveis a quatro de nossos cinco sentidos. |