Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Em uma avaliação breve demais, o S80 V8 mostrou notáveis desempenho e comportamento em curva

Clique para ampliar a imagem

A mecânica sofisticada inclui amortecedores com ajuste eletrônico em três modos: comforto, esporte e avançado

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 8 cilindros em V a 60°; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 94 x 79,5 mm. Cilindrada: 4.414 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 315 cv a 5.950 rpm. Torque máximo: 44,8 m.kgf a 3.950 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, multibraço.
RODAS - 17 pol; pneus, 245/45 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,851 m; largura, 1,861 m; altura, 1,49 m; entreeixos, 2,835 m; capacidade do tanque, 70 l; porta-malas, 480 l; peso, 1.742 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 250 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,5 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Eletrônica também nos freios, que além do ABS contam com auxílio para prover maior força nas frenagens de emergência, bem como entram em prontidão quando o motorista tira rapidamente o pé do acelerador, ou seja, as pastilhas encostam totalmente nos discos. Há ainda a assistência à redução de eficiência por aquecimento, em que a força de aplicação dos freios é aumentada por via hidráulica, como no caso das freadas fortes. E não poderia faltar a leve atuação automática quando chove, para manter os discos aquecidos, conforme informação do sensor de chuva para acionamento do limpador de pára-brisa.

O carro traz toda sorte de equipamentos eletroeletrônicos, como sensores de distância dianteiro e traseiro para estacionamento, teto solar elétrico, lavador de faróis por jato d'água, conexão para telefone celular Bluetooth, ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória, retrovisores retráteis, faróis altos e baixos de xenônio, faróis de neblina, ar-condicionado com controle eletrônico, sistema de purificação do ar interno e computador de bordo. O sistema de áudio inclui amplificador Digital ICE Power da Alpine com tecnologia da Bang & Olufsen PowerHouse, sistema Dolby Pro Logic II Surround e alto-falantes da Dynaudio, produzidos na Dinamarca.

A segurança característica da marca é notada por todo o S80. Inclui bolsas infláveis e cortinas para proteção nos impactos laterais, sistema de proteção da coluna cervical (os encostos dos bancos assumem posição favorável em colisões por trás para evitar o efeito-chicote) e, no V8, vidros laterais laminados. O vidro do pára-brisa dessa versão reflete os raios infravermelhos. Até pedestres recebem maior proteção num eventual atropelamento, caso do capô com revestimento interno em colméia, que distribui a carga do impacto do corpo de maneira mais uniforme, protegendo a vítima.

Como anda   A Volvo, infelizmente, programou um trajeto bastante curto em tempo e distância em Campinas, SP, insuficiente para uma melhor análise. Mas deu para sentir os bons dotes de aceleração e comportamento em curva, ajudado pelo controle de estabilidade e tração (que pode ser desligado). O isolamento quase absoluto do mundo exterior agrada, mas o motor V8 sob forte aceleração torna-se mais audível do que deveria para um carro dessa categoria. Pode sido intencional como medida de realçar o caráter de ato desempenho.

Pôde-se testar o esquema anticolisão conjugado com o controlador de velocidade: funciona mesmo. Mesmo sendo o S80 é um automóvel grande, é ágil, estável e muito rápido de curva. A suspensão conta com controle de carga dos amortecedores chamado Four-C, com três padrões de ajuste. Combinada com os pneus 245/45-17, mais que dá conta do recado: o carro parece andar sobre trilhos e a participação do eixo traseiro na tração como um todo pouco se percebe. É mais coisa para piso escorregadio ou então andar no limite, difícil em via aberta ao tráfego.

O freio de estacionamento, acompanhado a tendência mundial, é de acionamento elétrico mediante botão no lado esquerdo do painel. O destravamento pode ser tanto manual quanto automático, neste caso bastando acelerar. O sistema incorpora auxílio de subida e entra em ação valendo-se da informação do sensor de inclinação do alarme antifurto.

Em vista da exigüidade de tempo e distância à disposição, preferimos deixar para outra oportunidade a avaliação da versão de seis cilindros. Porém, a julgar pelas características do irmão maior, em nada deve decepcionar, a não ser o fato de andar um pouco menos. Como ocorre com os carros dessa categoria, andar no S80 dá um prazer imensurável, a certeza de estar desfrutando do melhor que a técnica atual de projeto e construção de automóveis pode oferecer. Tudo num ambiente dos mais agradáveis a quatro de nossos cinco sentidos.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade