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Um evento improvável, porém: a tração integral é permanente (não há apenas traseira, como no Pajero) e tanto o diferencial central quanto o traseiro são autobloqueantes. A repartição normal de torque é de 40% à frente e 60% à traseira, sendo alterada em caso de perda de tração. Uma segunda alavanca no console comanda o bloqueio total do diferencial central (o que fixa a repartição em 50/50%) e o engate da reduzida. Experimentado — por sugestão do BCWS, pois não estava previsto no roteiro de avaliação — em um morro bastante íngreme e acidentado, o Prado parecia não tomar conhecimento.

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Os 131 cv parecem pouco, mas o novo Toyota revela bom desempenho.
Avaliado no fora-de-estrada, combinou conforto e robustez em boa medida

Para segurar suas duas toneladas, os freios utilizam discos nas quatro rodas e possuem sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e assistência adicional de frenagem. O pacote de segurança poderia incluir bolsas infláveis laterais e de janela — há apenas as frontais —, como em alguns mercados, mas a Toyota se baseou no fato de o Pajero Full também não as oferecer.

O concorrente da marca conterrânea foi mesmo a referência da Toyota ao definir como seria o Prado e a que preço seria vendido aqui. Os dois rivais se parecem até em um detalhe de utilização: o comando de abertura do bocal do tanque fica sob o volante, perto dos pedais, posição que dará um bom trabalho no posto a quem não estiver habituado.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 96 x 103 mm. Cilindrada: 2.982 cm3. Taxa de compressão: 21:1. Bomba injetora rotativa eletrônica; injeção indireta; turbocompressor; resfriador de ar. Potência máxima: 131 cv a 3.600 rpm. Torque máximo: 35 m.kgf a 2.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido.
RODAS - 17 pol; pneus, 265/65 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,85 m; largura, 1,875 m; altura, 1,905 m; entreeixos, 2,79 m; capacidade do tanque, 87 l; porta-malas, ND l; peso, 2.027 kg.
DESEMPENHO E CONSUMO - ND.
FORA-DE-ESTRADA - ângulo de entrada, 32º; de saída, 27º; altura livre do solo, 220 mm; capacidade de rampa, 42º; capacidade de inclinação lateral, 42º; capacidade de travessia de trechos alagados, 700 mm.

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