Best Cars Web Site

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Volante, instrumentos, tecidos de revestimento e o rádio/CD são as novidades internas, mas há também sensor de estacionamento e retrovisor direito que se move ao engatar a ré

O tecido do Sportline é cinza escuro, com detalhes em um laranja suave e as costuras do banco no mesmo tom, de aspecto agradável. O Confortline tem uma padronagem mais elaborada, com veludo navalhado na parte central.

Como opcional há um recurso no retrovisor externo direito que, ao se engatar a marcha à ré, o faz inclinar-se para baixo, para que o motorista tenha visão da calçada ao estacionar. O Fiat Stilo já oferecia o recurso como opção, mas na categoria do Polo ele é inédito. Há também, como item de série, sistema auxiliar de estacionamento traseiro. Para atender a frotistas e clientes especiais o carro poderá vir sem o equipamento, com redução de preço de cerca de R$ 500.

Em nossa opinião, teria sido bem mais coerente adotar de série o controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores e o alarme, que ainda são opcionais — em um pacote que não é barato — na versão básica, embora essenciais nesta categoria. O sensor, por outro lado, pode ser considerado supérfluo por muitos motoristas em um carro pequeno como o Polo. De resto, alguns aspectos do interior continuando deixando a desejar, como o plástico do painel de aspecto simples. A VW perdeu a oportunidade de oferecer como opcional, ao menos para as versões superiores, o teto solar. Poderia também equipá-lo com repetidores de luzes de direção nos retrovisores, como no modelo alemão (permanecem nos pára-lamas).

Na parte mecânica e de rodagem, o Polo continua a apresentar um bom comportamento em curvas e um correto acerto da suspensão, com rodar macio e controlado. A direção é bem ajustada, embora tenha perdido há alguns anos a assistência eletroidráulica com que ele foi lançado. O motor 1,6-litro flexível, que fornece 103 cv com álcool, parece bem dimensionado ao carro, mas em algumas condições o comprador do hatch terá saudades do 2,0-litros a gasolina de 116 cv, não mais oferecido com essa carroceria.

Em contrapartida, o motor maior é mais ruidoso e gera mais vibrações que o 1,6, o que chega a incomodar. Mas seu desempenho é muito bom e condizente com a proposta de um sedã compacto. Esta versão só foi avaliada na pista de testes, de modo que não se pode opinar sobre uma provável vantagem: a menor rotação em velocidades de viagem. No 1,6 esse é um inconveniente conhecido do Polo, ainda que minorado com o alongamento das últimas marchas, ainda em 2002, e com a adoção de pneus pouco maiores (195/55-15, de série em toda a linha).

Lançado há cinco anos na Europa, portanto ainda atual, o Polo ainda agrada pelas características dinâmicas e de rodagem. Com o novo desenho frontal e traseiro, tem atributos para conquistar novos compradores. Mas terá de reunir bons argumentos para justificar certas falhas, como a falta do conjunto elétrico de série, e o preço que atinge com esses opcionais.

Ficha técnica
Polo hatch 1,6
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 103 cv (álc.) a 5.750 rpm. Torque máximo: 14,3 m.kgf (gas.) e 14,5 m.kgf (álc.) a 3.250 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 3,915 m; largura, 1,65 m; altura, 1,501 m; entreeixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 250 l; peso, 1.105 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 187 km/h 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s 11,2 s
Consumo em cidade 11,9 km/l 8,0 km/l
Consumo em estrada 17,4 km/l 11,3 km/l
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade