Best Cars Web Site

Reforço discreto, mas bem-vindo

Clique para ampliar a imagem

A linha Palio substitui o motor 1,25 por um inédito 1,4-litro,
que traz 10 cv a mais e melhor torque por pouco dinheiro

Texto: Fabrício Samahá - Avaliação: José Rezende Mahar - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Mais 14% de potência e 6% de torque deixaram os modelos da família um pouco mais ágeis, com um aumento de preço bem razoável de R$ 190

O recente lançamento de Palio e Siena Fire Flex, com motor flexível em combustível de 1,0 litro e 66 cv, trouxe uma dificuldade à Fiat: como convencer o consumidor a pagar mais pelas versões de 1,25 litro e 71 cv, também flexíveis, já que a vantagem aparente de desempenho era pequena. Mas a empresa de Betim, MG já tinha na manga uma carta decisiva: o motor Fire Flex de 1,4 litro, oito válvulas e 81 cv.

Inédita na linha Palio — apenas o Uno Turbo e o Oggi CSS, de produção limitada, tiveram motor 1,4 entre os Fiats nacionais —, essa cilindrada corresponde à de Celta, Peugeot 206 e Citroën C3, havendo possibilidade de que a Volkswagen lance algo similar em breve. Não menos importante, fica no perfeito meio-termo entre o 1,0 e o 1,8-litro das versões de topo — e traz um ganho razoável em torque e potência.

O 1,4 chega sem inovações (leia boxe) para equipar as versões ELX de Palio, Siena e Palio Weekend e o picape Strada Fire, com cabine curta e estendida. Todos já são da linha 2006. O 1,25 permanece apenas no Doblò, com 16 válvulas e 80 cv, embora seja esperado que se estenda ao furgão mais tarde. Curiosamente, o 1,0 dos novos Palios EX e ELX ainda não se tornou flexível. Vale notar que o 1,4 é o primeiro motor lançado no Brasil já com a capacidade de rodar com os dois combustíveis — todos os outros começaram pela gasolina somente.

A troca de motor vai custar pouco ao consumidor: R$ 190 a mais no caso de hatch, sedã e perua. O Palio ELX passa a custar R$ 29.390, o Siena R$ 33.320 e a Weekend R$ 36.120. No caso do Strada houve aumento mais expressivo de R$ 470, mas que inclui o motor flexível, não disponível no 1,25: foi a R$ 28.190 com cabine simples e R$ 31.470 com a estendida.

Dos 70 cv com gasolina e 71 com álcool, do 1,25-litro, passam-se a 80 e 81 cv, na ordem, cerca de 14% a mais, enquanto o torque máximo cresce de 11,4 e 11,6 m.kgf para 12,2 e 12,4 m.kgf, ou 6% mais. O pico de torque continua "lá embaixo", em 2.250 rpm, uma boa característica para uso urbano. Os aumentos não são de deixar ninguém espantado, mas melhoram um pouco o desempenho geral e devem trazer um alívio em certas situações, como ao enfrentar subidas com carga total.

A Fiat divulga que a velocidade máxima de Palio, Siena e Weekend passou de 157 para 165 km/h (com gasolina) e de 159 para 166 km/h (com álcool). No Strada houve maior vantagem, pois o motor 1,25 não era flexível e tinha só 67 cv: de 152 km/h foi para 161/162 km/h, gasolina/álcool. Em aceleração de 0 a 100 km/h, cada modelo melhorou entre 0,9 e 2,4 segundos. E o consumo foi muito pouco afetado: no caso do Palio, só perdeu 0,2 km/l na estrada, mantendo o valor declarado em cidade, qualquer que seja o combustível. Continua

Alterações sem inovações
Para passar o motor Fire de 1.242 para 1.368 cm3 a Fiat aumentou tanto o diâmetro dos cilindros (de 70,8 para 72 mm) quanto o curso dos pistões (de 78,9 para 84 mm). O maior trabalho no curso mostra a ênfase no desempenho em baixas rotações, mas prejudicou a relação r/l. Como as bielas não foram alongadas, permanecendo com 129 mm, a r/l piorou de 0,305 para 0,325, um tanto acima do limite aceitável (0,3).

São novos no 1,4 o bloco, cabeçote, coletor de admissão, sistema de partida a frio (com um injetor para cada dois cilindros),
trem de válvulas (com massa oscilante 29% menor), central eletrônica, coletor de escapamento e catalisador, que já atendem à quarta fase do Proconve, que entra em vigor (para 100% da produção) apenas em 2007.

Surpresa negativa é a taxa de compressão ter baixado de 10,8:1 para 10,3:1, na contramão dos mais recentes motores flexíveis (a Ford já chegou a 12,3:1, e a GM, a 11,7:1). O 1,4 usa acelerador eletrônico, que o 1,25 não tinha (a não ser na versão de 16 válvulas, há tempos eliminada da linha Palio).

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 21/5/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados