Best Cars Web Site

Injeção de ânimo

Clique para ampliar a imagem

Renovado por fora e por dentro, mais potente e com motor
1,25 flexível, o Palio renova-se para a disputa do segmento

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Imagine a seguinte situação. Sua empresa produz um dos carros mais vendidos do mercado, mas ele já acumula sete anos e há diversos concorrentes lançados nos últimos dois — um deles, aliás, chegou às ruas no mês passado. Suas opções: desenvolver um novo carro, para competir de igual para igual com os novos adversários, ou reestilizar o modelo bem conhecido. O que você faria?

A segunda opção foi a escolhida pela Fiat para o Palio, cujo modelo 2004 foi apresentado à imprensa neste sábado (8/11) em São Paulo. Modificado na frente, traseira e painel, ele busca recuperar o frescor de carro novo repetindo o procedimento já adotado há três anos. Uma decisão tomada pelos menores custos envolvidos, mas também porque a matriz italiana desenvolve para 2005 uma nova plataforma de carros pequenos, a ser compartilhada pela sócia General Motors. Dela sairão os sucessores do Corsa, do Punto e... do Palio.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

A seção central é a mesma, mas o novo estilo da frente, com faróis que lembram
os do BMW Série 5, e da traseira deu ar moderno e atraente ao Palio

A favor da Fiat está a relativa atualidade do desenho do modelo lançado em 1996. Com linhas harmoniosas e um formato que lembra o de um monovolume, pelo ângulo entre capô e pára-brisa, a seção central do Palio permanece bem inserida entre os concorrentes. Portanto, mexer nas partes mais baratas — frente e traseira — foi suficiente para o rejuvenescimento.

O autor da obra foi novamente o italiano Giorgetto Giugiaro, responsável pela remodelação de 2000, mas o Palio ganhou um tempero "à Chris Bangle", o americano que é chefe de Estilo da BMW: o formato irregular dos faróis parece-se muito com o do novo Série 5 da marca alemã. Como no anterior, possuem duplo refletor de superfície complexa. Entre eles está uma grade com pequenos furos (e moldura cromada na versão HLX), que destaca um emblema maior da fábrica.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O motor 1,8 agora vem apenas no acabamento de topo HLX, que inclui grade cromada

Os novos pára-choques aumentam o comprimento em seis centímetros (o entreeixos não muda) e perdem a faixa protetora, também ausente das laterais, um inconveniente nas vagas apertadas de hoje em dia. A traseira foi totalmente reformada, ao contrário do modelo 2001, que havia mantido a aparência geral do anterior.

Lanternas inspiradas nas do Stilo e a mudança da placa para a tampa (antes no pára-choque) deixaram o Palio com ar robusto e atual. Ao se abrir a porta, nota-se que o encaixe das lanternas na carroceria mantém a forma conhecida, mas a Fiat divulga ter ganho 10 litros na capacidade de bagagem. O comando interno dessa tampa e daquela do tanque é de série em toda a linha, exceto no EX 1,0.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 8/11/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados