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Em posição de dirigir e espaço para ocupantes e bagagem, um projeto antigo que não fica a dever aos atuais
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999,1 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 55 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 8,5 m.kgf a 2.500 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,273; 2ª) 2,238; 3ª) 1,444; 4ª) 1,029; 5ª) 0,872; diferencial, 4,067. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 6; 2ª) 12; 3º) 18; 4ª) 25; 5ª) 30.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 240 mm ø; traseiros a tambor, 185 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, McPherson, feixe de molas semi-elíticas transversal.
RODAS - 4,5 x 13 pol; pneus, 145/80 R 13 T.
DIMENSÕES - comprimento, 3,692 m; largura, 1,548 m; altura, 1,445 m; entreeixos, 2,361 m; bitola dianteira, 1,337 m; bitola traseira, 1,357 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 270 l; peso, 825 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 151 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 15,2 s.
CONSUMO - em cidade, 14,3 km/l; em estrada, 20 km/l.
Dados do fabricante
Comentário técnico
> Carro antigo, motor moderno: o Fire de 1,0 litro não conta com refinamentos como o acelerador eletrônico, que foi uma das novidades da primeira versão da linha (de 1,25 litro, lançada em fevereiro de 2000), mas é atual e muito eficiente. Se a potência de 55 cv parece pouca, o torque máximo de 8,5 m.kgf surge a apenas 2.500 rpm, o que resulta em notável agilidade em baixa rotação. Tanto que a impressão ao dirigi-lo é de que o motor é bem mais potente — ao menos enquanto não se passa de 3.500 ou 4.000 rpm, pois em altos regimes mostra-se um tanto contido, sem fôlego.

> Herdada do 147 e substituída no Palio pelo eixo de torção, a suspensão traseira independente McPherson, com feixe de molas semi-elíticas em posição transversal, permanece firme e forte no Mille. É um conceito antigo e não prioriza o conforto, mas cumpre bem sua proposta em nosso carro mais barato. Um ponto negativo é que requer verificação periódica do alinhamento de rodas, sem o que pode gerar alto desgaste de pneus — sempre um inconveniente nesse tipo de automóvel, mais sujeito a uma manutenção pouco criteriosa.
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 450; informações de fábrica, 0800 7071000.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2005; pneus, Goodyear GPS2, quilometragem inicial, 12.000 km.

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