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O Mille no autódromo de Tarumã: um Fusca moderno com estabilidade que não causa surpresas. Embaixo, a versão de cinco portas, que acompanha as mudanças e perde o sulco à altura das maçanetas

Alguns gostariam de ver nele os Fires mais potentes, como o 1,0-litro de 65 cv do Palio 2004 ou mesmo o 1,25-litro de 71 cv flexível em combustível. No primeiro caso, explica a Fiat, o problema é o custo da central eletrônica mais evoluída, que teria de ser repassado ao consumidor. Adotar o motor de maior cilindrada colocaria o carro em faixa de tributação mais pesada, podendo aproximar seu preço ao do Palio Fire. Mas a marca deixa uma abertura quanto à possibilidade de adotar um motor flexível mais adiante.

O que não agrada no Mille é a coluna de direção adotada em 2001, junto do motor Fire, a mesma do Palio: muito alta, força uma posição estranha aos braços. Já a oferta de assistência hidráulica é bem-vinda, mesmo que o sistema original não seja pesado. Com 3,4 voltas entre batentes, é mais rápida e tem peso ideal em velocidades variadas. O preço pedido é coerente, já que as concessionárias GM cobram o dobro pelo sistema instalado no Celta 1,4, por exemplo.

No conjunto, o Mille reafirma-se como um legítimo sucessor do Fusca: simples, despretensioso, robusto, acessível — mas econômico em combustível e dotado de comportamento dinâmico seguro e isento de surpresas, o que o Volkswagen não era. Os preços não mudaram com a reestilização e permanecem pelo menos 10% inferiores aos de Celta e Gol Special, os mais baratos modelos das marcas concorrentes: R$ 16 mil com três portas, R$ 17,1 mil com cinco.

O veterano Uno parece mesmo apto a romper, valente, a barreira dos 20 anos e ter ainda longa vida pela frente.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999,1 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto. Potência máxima: 55 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 8,5 m.kgf de 2.500 a 4.250 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, independente, McPherson.
RODAS - 4,5 x 13 pol.; pneus, 145/80 R 13.
DIMENSÕES - comprimento, 3,692 m; largura, 1,548 m; altura, 1,445 m; entreeixos, 2,361 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 270 l; peso, 825 kg (5-portas).
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 151 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 15,2 s. CONSUMO - em cidade, 14,3 km/l; em estrada, 20 km/l.
Dados do fabricante

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Fotos do Fiorino e da versão de cinco portas: divulgação

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