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A ressurreição do Engesa

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Um dos mais renomados jipes nacionais renasce pelas mãos
da Agrale, com motor MWM turbodiesel e o nome Marruá

Texto: Bob Sharp - Fotos do autor e divulgação
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Idealizado para o uso militar, o Marruá não faz concessões ao conforto, mas demonstrou boa capacidade no fora-de-estrada, a ser melhorada quando a transmissão ganhar reduzida

Não poderia haver nome mais apropriado para o mais novo Agrale: Marruá, touro bravio da região Centro-Oeste. A fábrica de Caxias do Sul, conhecida pelos caminhões de até nove toneladas e os ônibus de até 12 t, dos quais o Volare é o mais conhecido, resolveu entrar no mercado 4x4 com uma versão atualizada e melhorada do jipe Engesa. Quer fornecer para o Exército, do qual, diz, já recebeu a homologação. Resta agora o processo de licitação, que começa no início do próximo ano, segundo a empresa.

Depois que a Engesa encerrou atividades, em meados dos anos 1990, um grupo de funcionários fundou a Columbus Comercial, Importadora e Exportadora Ltda., que passou a dar manutenção aos blindados Urutu e Cascavel e aos caminhões Engesa do Exército, e adquiriu os direitos sobre os jipes, fabricados de 1985 a 1994 com motor Opala quatro-cilindros a gasolina e a álcool e Maxion a diesel. Para produzir o Marruá, a Agrale comprou esses direitos. E começou o processo de revitalização.

O veículo que o BCWS dirigiu faz parte de uma série de 100 que a Agrale produzirá para venda ao público, a partir de janeiro, a R$ 75.000. Guarda o mesmo visual dos jipes Engesa, mas há diferenças importantes. A começar pelo motor Diesel MWM 4.07 TCA de 2,8 litros, turbo com resfriador de ar e potência de 132 cv a 3.600 rpm (o mesmo dos picapes S10 e Frontier e jipe Troller), um dos melhores.

O entreeixos foi alongado em 13 cm, sendo agora 2,30 m. O comprimento aumentou 21 cm, resultando em melhor espaço atrás. Eixos passaram a ser mais robustos e largos (Dana 44), com o diferencial traseiro autobloqueante em 60%. O chassi de perfil de caixa fechada é formado e armado na própria Agrale, bem como os painéis de carroceria em chapa de aço galvanizada de 1,2 mm. Os demais componentes são de fornecedores importantes como Eaton (câmbio FS 2305), Bosch (freios), LuK (embreagem) e AVM (roda-livre de cubo automática). Continua

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Data de publicação: 11/12/04

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