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A versão SX passa a usar rodas de 14 pol, em vez de 15, e seu desempenho é bem razoável para um carro sem pretensões esportivas

Um atrativo do SX 1,6 é o baixo consumo: segundo norma oficial, roda 10,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, números bons para o porte do carro. Com o tanque de 63 litros a autonomia é notável: 976 quilômetros na melhor condição. Continua a não haver versão flexível na linha Marea, que a Fiat justifica pela demora e custo que acarretaria. Diz também a fábrica que o comprador desse segmento não busca o benefício de menor custo por quilômetro.

Connect   Uma das boas novidades é o Connect, sistema que emprega a tecnologia Bluetooth para uso de telefone celular, como já empregada no Stilo. Opcional para o SX e de série no ELX, HLX e Turbo, o conjunto Connect custa R$ 1.500 e permite escolher entre três modelos de telefone celular Nokia. O aparelho conecta-se com o veículo ao ser colocado no interior e o som é escutado pelo rádio e transmitido por um pequeno microfone a bordo, em operação viva-voz, permitido pelo Código de Trânsito. Uma conveniência que vale a pena.

Algumas mudanças externas são logo notadas, como a nova grade dianteira, a moldura cromada nos faróis (ambos de aspecto discutível), o grupo ótico traseiro com a lente divida entre vermelho e incolor e o emblema-logotipo no centro do porta-malas. A roda de alumínio, opcional no SX e de série no restante da linha, é de novo desenho e mantém os pneus 195/60-15. Na versão de entrada a roda é de aço com pneus 185/65-14, medida usada no Brava, mas nunca no Marea.

Retrovisor interno fotocrômico é opcional no SX e ELX e de série no HLX e Turbo, mas o alerta de velocidade, programável, vem em todos. O Marea 2006 conta também com travamento automático de portas ao atingir 30 km/h (destravam-se ao ser removida a chave de ignição ou em caso de acidente). Outra novidade é poder-se manter o farol baixo ligado ao deixar o veículo. A dotação de itens de série é ampla, com direção assistida, imobilizador, banco do motorista com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas, terceira luz de freio e controle elétrico de vidros das quatro portas, travas e retrovisores.

Apesar do ocaso em que a linha Marea parece estar, as mudanças podem significar uma injeção de ânimo nas vendas, que começam dentro de alguns dias. A Fiat parece estar apostando no cavalo certo.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 78,4 mm. Cilindrada: 1.596 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 106 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf a 4.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 185/65 R 14 (opcionais: 6,5 x 15 pol e 195/60 R 15).
DIMENSÕES (sedã) - comprimento, 4,393 m; largura, 1,741 m; altura, 1,434 m; entreeixos, 2,54 m; capacidade do tanque, 63 l; porta-malas, 430 l; peso, 1.190 kg.
DIMENSÕES (Weekend) - comprimento, 4,490 m; largura, 1,741 m; altura, 1,519 m; entreeixos, 2,54 m; capacidade do tanque, 63 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.240 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 186 km/h (Weekend, 184 km/h); aceleração de 0 a 100 km/h, 11,2 s (Weekend, 11,6 s).
CONSUMO - em cidade, 10,6 km/l; em estrada, 15,5 km/l.
Dados do fabricante

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