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No interior, a surpresa: painel semelhante ao do Palio, com instrumentos à frente do motorista e não centralizados; a foto de cima é da versão HLX, com acabamento em prata na região central

Console de teto com porta-objetos, espelho para monitorar as crianças, maçanetas criativas -- e má visibilidade com as largas colunas dianteiras

Vale notar que a Meriva não tem bolsas infláveis de série e só a Scénic mais cara traz freios ABS. O Honda Fit, que o BCWS considera um hatchback e não uma minivan, também acaba na briga. Custa de R$ 43,7 mil (LX 1,35) a R$ 50,7 mil (EX 1,5) com câmbio manual. A Fiat espera vender 2.000 unidades por mês (sendo 60% de ELX), o que representa 30% do mercado de minivans.

Embora tenha havido expectativa por uma adaptação sobre a plataforma da linha Palio, a Fiat garante que a Idea brasileira ganhou uma inédita, também não a mesma usada na Europa. Já seu desenho é igual ao da versão italiana, salvo por detalhes como a grade e o pára-choque dianteiro, faróis de neblina em separado dos principais, luzes de direção incolores (lá fora vêm em âmbar) e... a imperdoável ausência de repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. Assinado pelo estúdio ItalDesign de Giugiaro, é um estilo contemporâneo e agradável, dentro do que permite o formato monovolume, e que lembra o da Meriva, a concorrente mais direta.

Interior diferente   Se por fora a versão brasileira quase se confunde com a italiana, o interior é bem diferente. Para o motorista há uma alteração importante e, a nosso ver, positiva: a adoção de instrumentos na posição habitual, atrás do volante, em vez da montagem no centro do painel (ao estilo da Picasso) usada na Itália. O ambiente interno transmite boa impressão, com acabamento adequado à categoria, mas a excessiva semelhança com a linha Palio pode não agradar a quem esperava uma nova atmosfera.

A posição do volante é correta, não muito horizontal, e a da alavanca de câmbio não incomoda, mesmo vindo no assoalho e não no painel, como na Europa, que seria uma posição mais favorável. O chamado ponto H (do inglês hip, ou quadril) fica 8 cm mais alto que o da linha Palio, o que traz a ampla visibilidade que muitos apreciam, mulheres em particular. Mas se estranha o banco deslocado cerca de 5 cm à esquerda em relação a pedais e volante. Mais grave, por envolver a segurança, é a obstrução à visibilidade causada pelas colunas dianteiras esquerdas.

A Idea é pouco mais curta que a Meriva, com comprimento de 3,93 metros e distância entre eixos de 2,51 m, contra 4,04 e 2,63 m do modelo da GM (chega a ser menor que a Palio Weekend, embora com 74 mm a mais que ela entre eixos). Ainda assim, o espaço interno é bem satisfatório para quatro adultos e uma criança, limitado apenas em largura. Há boa acomodação para as pernas e a altura recorde de 1,69 m, que supera a Meriva por 7 cm, garante espaço de sobra para a cabeça.

O banco traseiro é bipartido, com formato adequado a três pessoas, e seus encostos de cabeça incomodam quando abaixados, para obrigar ao ajuste pelo passageiro. O assoalho traseiro é praticamente plano, com um túnel raso. Seria bem-vindo, porém, um ajuste longitudinal do assento, como no VW Fox e no Stilo da própria Fiat. Isso porque o compartimento de bagagem tem espaço declarado para 380 litros, pouco mais que na Meriva (365 l), porém menos que na Scénic (410 l) e igual ao do Fit, que tem menor comprimento. Com o rebatimento do banco traseiro chega a 1.500 l e pode-se ainda rebater o encosto do banco dianteiro direito, o que libera um comprimento livre de 2,3 m para o transporte de cargas longas. O estepe é interno e usa pneu de mesma medida dos demais. Continua

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