Um dos porta-copos do painel e a singela trava da caçamba na lateral, como no antepassado Bandeirante

Por último, mas não menos importante, a caçamba: embora sem divulgar seu volume útil, a Toyota assegura que é a maior dos picapes de cabine simples — e certamente é a mais longa, pois o Hilux é o único na categoria com o mesmo entreeixos do modelo duplo. Deveria ter, porém, algum tipo de proteção do piso, que pode ser danificado com facilidade conforme a carga transportada. A capacidade em peso é das maiores, 1.095 kg (inclui motorista e eventuais passageiros).

Para que a avaliação fosse além do que costumamos fazer com picapes — este não é um site especializado em fora-de-estrada —, o BCWS reuniu um grupo de "picapeiros", com modelos de marcas diferentes (outro Hilux, um L200 Sport e um Ranger, todos com os motores atuais, além de um Blazer 2005). Não se tratava de comparativo, mas foi possível avaliá-los nas mesmas condições de uso, em longo percurso de terra, com trechos de lama e subidas íngremes. O Hilux básico mostrou-se, todo o tempo, tão valente quanto os demais — e até melhor que alguns deles em aspectos como o vão livre do solo.

Certamente não era o mais confortável, mas transmitiu a sensação de confiabilidade que faz a fama dos utilitários da Toyota há quase 50 anos, quando o longevo Bandeirante chegou ao Brasil com o nome Land Cruiser.

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92 x 93,8 mm. Cilindrada: 2.494 cm3. Taxa de compressão: 18,5:1. Potência máxima: 102 cv a 3.600 rpm. Torque máximo: 26,5 m.kgf de 1.600 a 2.400 rpm. Injeção eletrônica de duto único.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira (temporária nas quatro rodas). Relações: 1ª) 4,31; 2ª) 2,33; 3ª) 1,43; 4ª) 1,00; 5ª) 0,83; diferencial, 3,91; reduzida) ND. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 14; 3ª) 23; 4ª) 33; 5ª) 40.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a tambor, ø ND.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12,6 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo rígido, feixe de molas semi-elíticas.
RODAS - 16 pol; pneus, 205/70 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 5,255 m; largura, 1,76 m; altura, 1,795 m; entreeixos, 3,085 m; bitola dianteira, 1,51 m; bitola traseira, 1,51 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), ND; capacidade do tanque, 80 l; caçamba, ND; capacidade de carga, 1.095 kg; peso, 1.715 kg.
FORA-DE-ESTRADA - vão livre do solo, 212 mm.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 150 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, ND.
CONSUMO - ND.
Dados do fabricante; ND = não disponível
Comentário técnico

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> De nova geração, o motor de 2,5 litros do Hilux básico (acima suas curvas de potência e torque) tem menores diâmetro e curso dos pistões que o 3,0 das versões de luxo: 92 x 93,8 mm contra 96 x 103 mm do propulsor maior. Além da cilindrada, não usa resfriador de ar e seu turbocompressor é de geometria convencional, em vez de variável, o que contribui em grande parte para a diferença de potência. Ambos possuem quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica de duto único, elemento importante para atender às novas normas de controle de emissões poluentes para veículos a diesel.
> Uma das peculiaridades técnicas do novo Hilux, em seu segmento, é a suspensão dianteira com molas helicoidais. Toda a concorrência usa barras de torção. O sistema em uso pela Toyota, similar ao de automóveis, concorre para um rodar mais confortável e silencioso. Já a suspensão traseira é convencional, com eixo rígido e feixe de molas semi-elíticas.
 
Garantia e assistência
Garantia, 3 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 84; informações de fábrica, 0800 7030206.

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